sábado, maio 15, 2021
Home Variedades 10° edição da Virada Sustentável: Intervenções sobre descartes de eletrônicos

10° edição da Virada Sustentável: Intervenções sobre descartes de eletrônicos

Ações do evento buscam conscientizar sobre a importância da sustentabilidade

A 10ª edição da Virada Sustentável SP ocorre pela primeira vez em modelo híbrido: físico e virtual com intensa programação gratuita composta por ocupações artísticas que provocam uma reflexão sobre a sustentabilidade. Nesta semana o evento promove uma série de intervenções na capital paulista para chamar a atenção sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Os ODS são uma agenda assinada por 190 países, no âmbito da Organização das Nações Unidas, que busca pautar ações de governos e da sociedade civil em prol da erradicação da pobreza, redução da desigualdade e proteção do meio ambiente.

Saiba mais: Novo normal: Museu adere as lives para fazer debates culturais

Nas plataformas digitais, o festival promove experiências e conexões humanas. O evento começou 16 de setembro e vai até 18 de outubro, com intervenções em diversos locais nas cinco regiões da cidade como Largo da Batata, Avenida Paulista, Minhocão, Grajaú, Brasilândia, Jardim Helena, ‘Rua das 100 Minas’ na Lapa, e também no Instagram, Facebook e Youtube.

Até 16 de outubro, seis estações de metrô vão receber pontos de coleta de aparelhos eletroeletrônicos e pilhas como parte da campanha Eletrônico Não é Lixo. A ação ocorre nas estações Vila Prudente, Clínicas, Barra Funda, Sé, Tucuruvi e Jabaquara, abrangendo as linhas Verde, Azul e Vermelha.

De 10 a 12 de outubro, a Vj Elka fará projeções com diversas técnicas no Edifício Anchieta, na esquina da Avenida Paulista com a Rua da Consolação. As animações que combinam estêncil,‌ ‌motion‌ ‌design‌ ‌e‌ ‌lettering,‌ ‌e‌ ‌mapping‌ ‌3D, fazem referência à economia circular e à necessidade de reaproveitamento de materiais.

Na página da Virada Sustentável na internet, o artista Peri Pane vai passar sete dias usando uma capa de plástico transparente com 43 bolsos, onde deixará todos os resíduos descartáveis produzidos ao longo da semana.

Movimento de Mobilização

A Virada Sustentável é um movimento de mobilização para a sustentabilidade que organiza o maior festival sobre o tema no Brasil. Começou em 2011 em São Paulo e já realizou edições nas cidades do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador e Manaus, entre outras.

A comemoração dos 10 anos da Virada Sustentável SP acontece neste momento histórico da Humanidade, em que se fazem ainda mais necessários o pensar sobre o coletivo, os limites do nosso planeta e para onde estamos caminhando. “Acredito que o respeito ao meio ambiente, o consumo consciente, a diversidade irrestrita, a luta contra a desigualdade social e o cuidado com a saúde são as frentes que constroem um futuro mais sustentável a partir do indivíduo, e por isso, adotamos estes temas como pilares desta edição”, explica André Palhano, idealizador do evento ao lado da publicitária Mariana Amaral.

Neste mês de outubro, em parceria inédita, o Memorial Inumeráveis e VJ Suave se uniram para apresentar uma obra cuja narrativa ganha vida na arquitetura dos prédios, casas, árvores e superfícies na noite da cidade de São Paulo com as projeções da dupla VJ Suave. O conteúdo escrito é fruto do relacionamento do Inumeráveis com lideranças indígenas que perderam seus parentes por COVID-19 e que contaram suas histórias íntimas e suas lutas.

Este período também conta com uma remada histórica no Rio Pinheiros, ação que destaca a importância da despoluição de seus afluentes para que o rio volte a viver e quem sabe, seja um ponto de encontro do paulistano em um futuro próximo.

 

Popular

Olimpíada de Tóquio está confirmada mesmo com piora da covid-19 no Japão

A chefe da Olimpíada de Tóquio, Seiko Hashimoto, disse nesta sexta-feira (16) que o Japão está comprometido a realizar Jogos seguros no verão local,...

OMS: taxa de infecção por covid-19 está próxima do valor mais alto

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, disse hoje (16) que o número de novos casos de covid-19 por semana, em...

1,5 milhão de brasileiros estão com segunda dose da vacina contra covid-19 atrasada

Cerca de 1,5 milhão de brasileiros estão com a segunda dose da vacina contra a covid-19 atrasada. O dado foi trazido nesta terça-feira (13)...

Caixa inicia pagamento do auxílio emergencial a nascidos em abril

Trabalhadores informais nascidos em abril começam a receber hoje (13) a nova rodada do auxílio emergencial. O benefício terá parcelas de R$ 150 a...