quinta-feira, março 4, 2021
Home Nacional Azul vai distribuir vacina pelo Brasil, anuncia governo federal

Azul vai distribuir vacina pelo Brasil, anuncia governo federal

Governo iniciou plano de vacinação depois de discussão entre Bolsonaro e o governador de SP, João Doria

O Ministério da Saúde e a Azul Linhas Aéreas anunciaram na quarta-feira (9) uma parceria para distribuição gratuita de vacinas contra a Covid-19 para todo o país. De acordo com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, a parceria vai garantir mais celeridade e segurança ao processo logístico de imunização da população brasileira.

O Governo está trabalhando incansavelmente, negociando, estudando, comprando vacinas e insumos para garantir uma vacina rápida e segura. Agora, teremos o apoio da Azul, ao nosso lado, para permitir que a vacina seja distribuída de forma ágil para todos os brasileiros”, afirmou.

Saiba mais: Governo paulista anuncia início de vacinação a partir de 25 de janeiro

Segundo o presidente da Azul, John Rodgerson, a empresa colocará à disposição do governo federal toda sua capacidade de distribuição. “Por meio das operações da Azul Cargo Express, temos a capacidade única de transportar vacinas com segurança e eficiência para cidades e comunidades em todo o país”, afirmou.

Também estavam presentes no evento o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni e o ministro das Comunicações, Fábio Faria.

Parceria

A Azul Linhas Aéreas já trabalha em conjunto com o governo brasileiro em diversas ações, como a Operação Acolhida, que garante a interiorização de imigrantes venezuelanos que chegam ao Brasil pelo estado de Roraima.

Além disso, a empresa já apoiava o governo com o transporte de profissionais de saúde, ventiladores pulmonares, medicamentos e Equipamentos de Proteção Individual para o enfrentamento à pandemia da Covid-19 para diversos lugares do país.

Saiba mais: Estado de São Paulo recebe 1 milhão de doses da vacina CoronaVac

Para Pazuello, a postura cooperativa da empresa continua surpreendendo. “A Azul já trabalha ao nosso lado há mais de dois anos em missões muito importantes. Por isso, novamente, eles se disponibilizam para ajudar e cumprir esse papel essencial”, avaliou.

Plano de Imunização

Governo diz que o plano de imunização contra a Covid-19 será apresentado aos brasileiros em breve. O ministro Eduardo Pazuello recebeu o documento – que passará ainda por uma revisão técnica final antes de ser enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF).

O plano foi elaborado por uma equipe qualificada de especialistas – colaboradores convidados e técnicos do próprio ministério –, que compõem a Câmara Técnica implementada a partir da Portaria nº 28, de 03 de setembro de 2020.

Além do Ministério da Saúde, integram o grupo, dentre outros, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Instituto Nacional de Controle e Qualidade em Saúde (INCQS), a Fiocruz, o Instituto Butantan, o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), sociedades médicas, conselhos federais da área da saúde, Médicos Sem Fronteiras e integrantes dos Conselhos Nacionais de Secretários Estaduais e Municipais de Saúde (Conass e Conasems) e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

Os eixos prioritários que guiam o material são: situação epidemiológica, atualização das vacinas em estudo, monitoramento e orçamento, operacionalização da campanha, farmacovigilância, estudos de monitoramento pós marketing, sistema de informação; monitoramento, supervisão e avaliação; plano de comunicação; encerramento da campanha.

As fases do plano preliminar priorizam grupos, que levam em conta informações sobre nuances epidemiológicas da Covid-19 entre os brasileiros, bem como comorbidades e dados populacionais.

Popular

ONU alerta para agravamento da insegurança alimentar na América Central

O nível de insegurança alimentar está aumentando fortemente na América Central, onde quatro países enfrentam crises econômicas motivadas pela pandemia do novo coronavírus e catástrofes...

Netflix acrescenta novo filme sobre Pelé no rol de documentários

Um novo filme sobre Pelé é o mais recente lançamento de uma série de documentários que tem sido descrita como a era de ouro...

Flamengo vence Inter de virada e assume a liderança do Brasileiro

O Flamengo venceu o Internacional de virada por 2 a 1 na tarde deste domingo (21) no Maracanã em partida válida pela 37ª rodada do Campeonato...

Após 9º título do Australian Open, Djokovic desabafa sobre críticas: “Sou um ser humano”

Na manhã deste domingo (21), no horário de Brasília, o sérvio Novac Djokovic venceu o russo Daniil Medvedev na final do Aberto da Austrália,...