quarta-feira, setembro 28, 2022
HomeVariedadesTrilhas da Amazônia: selva amazônica e arquipélago de Anavilhanas

Trilhas da Amazônia: selva amazônica e arquipélago de Anavilhanas

Confira algumas trilhas da Amazônia, como a trilha de 8 horas pela selva amazônica e arquipélago de Anavilhanas

A Amazônia é um grande território tropical que cobre boa parte do noroeste do Brasil e se estende até a Colômbia, o Peru e outros países da América do Sul. Sendo a maior floresta do mundo, o que não falta por lá são trilhas. 

As trilhas da Amazônia são repletas de paisagens encantadoras, principalmente a trilha que explora a selva amazônica e o arquipélago de Anavilhanas.

A trilha dura 8 horas e explora os pulmões do mundo em uma caminhada que começa em Manaus e atravessa a pé a Amazônia durante uma caminhada de 3 horas. Durante a jornada é possível observar a flora e a fauna incrivelmente diversificadas presentes na floresta.

Depois, o caminho continua pelo maior arquipélago de água doce, Anavilhanas, no Rio Negro, onde é possível explorar a área e desfrutar de um almoço tradicional da Amazônia às margens do rio ou de uma casa flutuante. 

Mas essa é apenas uma das trilhas da Amazônia, confira outras opções.

3 trilhas da Amazônia para conhecer a floresta

1. Cachoeira de Sussuarana

Na Cachoeira de Sussuarana, localizada em Presidente Figueiredo, é possível realizar trilhas para caminhar e se encantar com as belezas das massas de água e cachoeiras pelo caminho.

2. Cachoeira do Boto

A Cachoeira do Boto também fica localizada em Presidente Figueiredo e conta com massas de água, cachoeiras, natureza e vida selvagem para apreciar enquanto realiza uma caminhada por sua trilha.

3. Circuito do Cumba

Também em Presidente Figueiredo, o Circuito do Cumba possibilita caminhadas por suas trilhas e cachoeiras para apreciar e se refrescar.

Agora que você já tem algumas referências de trilhas da Amazônia para realizar, confira alguns fatos sobre a maior floresta do mundo.

9 fatos sobre a maior floresta do mundo

1 – O nome ‘Amazônia’ é derivado do nome ‘Amazonas’, as guerreiras mitológicas de uma tribo onde homens não eram aceitos;

2 – A área total da Amazônia é de 5,5 mil quilômetros quadrados. Além do Brasil, outros países como, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa completam partes da floresta em seus territórios;

3 – A Amazônia abriga o Rio Amazonas que é maior do mundo em volume de água e em extensão;

4 – Não existem pontes sobre o Rio Amazonas e existe um outro rio por baixo do Amazonas, o rio subterrâneo Hamza;

5 – Cerca de 20% do oxigênio presente no planeta tem origem na floresta amazônica;

6 – A vitória-régia, símbolo da Amazônia, possui uma das maiores folhas do mundo, podendo chegar a 2,5 metros;

7 – A Amazônia também abriga grandes animais, como o peixe-boi que é considerado o maior animal existente na região, podendo chegar a 3 metros e meia tonelada e a sucuri ou anaconda, que pode chegar a 9 metros e pesar 135 quilos;

8 – Na Amazônia ainda existem tribos indígenas isoladas que  não tiverem contato com outras civilizações;

9 – No ano de 2011 foi descoberto por pesquisadores da Universidade de Yale, nos EUA, um fungo da Amazônia que sobreviveu se alimentando apenas de plástico. Hoje ele é conhecido como, Pestalotiopsis Microspora.

Você sabe da onde vem o aroma da baunilha? Confira aqui!

Popular