segunda-feira, julho 4, 2022
HomeEconomiaSociedade de Economia Mista: o que é e como funciona?

Sociedade de Economia Mista: o que é e como funciona?

A Sociedade de Economia Mista reúne capital privado e público

A Sociedade de Economia Mista consiste em empresas que reúnem capital privado e público e são consideradas como estatais ou governamentais. Nessa categoria, o estado detém a maioria das ações ordinárias, ou seja, as que dão direito a voto nas decisões estratégicas e administrativas.

O que é o regime de economia mista?

O regime de economia mista é um tipo de sociedade que reúne capital privado e público, sendo ações da empresa que são compartilhadas entre o estado e entes privados. Nesses casos, o estado detém a maior parte das ações com direito a voto na empresa. Outra característica é que para ser considerada como economia mista, a empresa deve ser registrada como sociedade anônima.

Como funciona uma sociedade de economia mista?

Na prática, a sociedade de economia mista possui as decisões estratégicas e administrativas tomadas pelo estado, isso porque detém a maioria das ações ordinárias. Além disso, por se tratar de uma empresa que pertence em partes ao estado, a mesma deve ter objetivos que visam o interesse coletivo ou a necessidade de segurança nacional.

Para capitalização, o estado divide uma parte das ações com o mercado. Desse modo, os investidores podem adquirir ações na Bolsa de Valores, se tornando sócios da empresa. Mas é importante lembrar que nesse tipo de ação, o controle estatal na empresa pode interferir no valuation, pois nem sempre as medidas benéficas à política fazem bem para a sociedade mista. 

Exemplos de sociedade de economia mista do Brasil

Petrobras

A principal empresa de exploração, produção, refino e comercialização de derivados de petróleo no Brasil, a Petrobras é um exemplo de sociedade de economia mista. A empresa atua nos ramos da petroquímica, energia elétrica e biocombustíveis.

Eletrobras

A Eletrobras atua controlando grande parte dos sistemas de geração e transmissão de energia elétrica no país. A estatal possui capacidade geradora que equivale a cerca de um terço do total da capacidade instalada no Brasil. Além disso, ela atua por meio de subsidiárias, como por exemplo,  Eletrobras Amazonas GT, Eletrobras CGTEE, Eletrobras Chesf, Eletrobras Eletronorte, Eletrobras Eletronuclear, Eletrobras Eletrosul e Eletrobras Furnas.

Banco do Brasil

O Bando do Brasil foi criado em 1808 e é considerado uma das maiores instituições financeiras do país, integrando o grupo de bancos estatais. O banco conta com uma rede de agências no Brasil e exterior, totalizando mais de 5 mil unidades.

Banco da Amazônia

O Banco da Amazônia é outro exemplo de sociedade mista. O banco possui pontos de atendimento em toda a Amazônia Legal, além do estado de São Paulo e Brasília.

Leia também:

MBA em Economia Financeira: por que e qual a importância dessa especialização?

Popular