sábado, maio 21, 2022
HomeCiênciaSistema solar: quantos planetas existem?

Sistema solar: quantos planetas existem?

Ao todo são oito planetas que orbitam pelo sistema solar

Além do planeta Terra, ou seja, o nosso planeta, existem outros que compõem o sistema solar, sem contar outros diversos corpos celestes que orbitam pelo sol, como por exemplo, satélites, naturais, cometas, asteroides e meteoros.

Mas afinal, quantos planetas existem?

Ao todo são oito planetas que existem e que formam o sistema solar: Terra, Vênus, Mercúrio, Marte, Júpiter, Urano, Saturno e Netuno. Confira um pouco sobre cada um deles.

  • Terra

A Terra é o único planeta, que até os dias de hoje, apresenta condições de vida, sendo possível habitá-lo. Nosso planeta realiza movimentos ao redor de si mesma, rotação, e em torno do Sol, translação. As principais características da Terra é sua estrutura rochosa, sendo formada por diversos silicatos e basaltos, e apresenta uma atmosfera bem desenvolvida.

  • Mercúrio

O Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol e o menor do Sistema Solar. Nesse planeta não há satélites e nem condições de vida, pois possui altas temperaturas que são ocasionadas por sua proximidade do Sol e a sua atmosfera incompleta.

  • Vênus

Outro planeta com alta temperatura é o Vênus, que segue a atingir temperaturas ainda mais elevadas do que Mercúrio. Ele apresenta uma dimensão e constituição muito parecida com a da Terra, sendo formado por diversos grupos de rochas. O planeta Vênus é popularmente conhecido como Estrela D’alva, pois possui grande luminosidade que pode ser vista da Terra.

  • Marte

Marte também é chamado de Planeta Vermelho e é um dos planetas mais estudados. Ele é composto por silicatos e basaltos e apresenta condições climáticas adversas, sendo muito frio e seco. Marte realiza movimentações de rotação e translação e nele estão presentes dois satélites artificiais.

  • Júpiter

Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar, sendo formado por diversos gases. Esse planeta possui inúmeros satélites naturais, conhecidos como as Luas Galileanas (descobertas por Galileu Galilei). Os principais gases encontrados em Júpiter são hidrogênio, hélio e metano.

  • Saturno

O planeta Saturno é conhecido pelos seus grandes anéis, que são formados por partículas de gelo e rochas. Em Saturno também há presença de diversos gases, como hidrogênio e hélio.

  • Urano

O Urano é o planeta que está muito distante do Sol, ficando logo abaixo de Netuno. Esse planeta também é formado por gases diversos, além de possuir vários satélites artificiais e também realizar movimentos planetários.

  • Netuno

Netuno é o planeta mais distante do Sol. Ele é formado por diversos gases, como por exemplo, hélio hidrogênio e metano. Uma das principais características de Netuno é a sua cor azul, que é ocasionada por sua formação gasosa.

Gostou? Então, veja também Qual foi o primeiro homem a pisar na lua?

Popular