sábado, maio 15, 2021
Home Educação O que é o Prouni Remanescente, a segunda oportunidade de vagas na...

O que é o Prouni Remanescente, a segunda oportunidade de vagas na universidade

Programa oferece chance para estudantes ingressarem em universidades privadas com bolsas de até 100%

O Prouni encerrou seu prazo de inscrições de 2020 com a concessão de 90 mil bolsas para o processo seletivo regular. Nesta edição, o período foi único, tanto para candidatos não matriculados nas instituições de ensino superior para a disputa de bolsas remanescentes como para candidatos já matriculados na mesma instituição para a qual querem fazer a inscrição.

O que são essas bolsas remanescentes do Prouni? Elas são aquelas que não foram ocupadas no último processo seletivo regular e que ficam disponíveis para ocupação imediata por candidatos que não foram selecionados no processo anterior.

Saiba mais: Enem 2020: estudantes têm até hoje para cadastrar foto no site de inscrição

Para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa.

Somente pode se inscrever no Prouni o estudante brasileiro que não possua diploma de curso superior e que tenha participado do Enem mais recente e obtido, no mínimo, 450 pontos de média das notas. Além disso, o estudante não pode ter tirado zero na redação.

Podem participar: estudantes que tenham cursado todo o ensino médio na rede pública, ou na rede particular na condição de bolsista integral da própria escola; Estudantes com deficiência e neste caso, não é necessário ter cursado todo ensino médio na rede pública ou na rede particular na condição de bolsista integral da própria escola.

Professores da rede pública de ensino também podem participar. Desde que estejam no efetivo exercício do magistério da educação básica, ou sejam integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública. Nesse caso, não é necessário comprovar renda.

Dúvidas frequentes:

Há alguma vedação para inscrição de candidato a uma bolsa remanescente do prouni? Sim. É vedada a inscrição de candidato que tenha Termo de Concessão de Bolsa emitido no último processo seletivo regular do Prouni ou que tenha Termo de Concessão de Bolsa Remanescente em sua edição em curso.

O candidato que já está matriculado em uma instituição privada de educação superior pode se inscrever a uma bolsa remanescente do Prouni? Sim, desde que atenda as condições para se inscrever às bolsas remanescentes, de acordo com o item 2.

Item 2: desde que seja na mesma instituição de ensino.

Caso não haja bolsa disponível no curso em que já está matriculado, o candidato poderá se inscrever a uma bolsa remanescente em curso de área afim da própria instituição para posterior transferência para o curso em que se encontra matriculado.

A partir da data da emissão do Termo de Concessão de Bolsa, o estudante passa a ser bolsista do Prouni e a mensalidade coberta pela bolsa de estudo. A bolsa para os estudantes matriculados não tem efeitos retroativos para fins de mensalidade passando a viger a partir da data de emissão do Termo de Concessão de Bolsa Remanescente.

Popular

Olimpíada de Tóquio está confirmada mesmo com piora da covid-19 no Japão

A chefe da Olimpíada de Tóquio, Seiko Hashimoto, disse nesta sexta-feira (16) que o Japão está comprometido a realizar Jogos seguros no verão local,...

OMS: taxa de infecção por covid-19 está próxima do valor mais alto

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, disse hoje (16) que o número de novos casos de covid-19 por semana, em...

1,5 milhão de brasileiros estão com segunda dose da vacina contra covid-19 atrasada

Cerca de 1,5 milhão de brasileiros estão com a segunda dose da vacina contra a covid-19 atrasada. O dado foi trazido nesta terça-feira (13)...

Caixa inicia pagamento do auxílio emergencial a nascidos em abril

Trabalhadores informais nascidos em abril começam a receber hoje (13) a nova rodada do auxílio emergencial. O benefício terá parcelas de R$ 150 a...