terça-feira, maio 18, 2021
Home Saúde OMS alerta para continuidade da pandemia, apesar de afrouxamentos

OMS alerta para continuidade da pandemia, apesar de afrouxamentos

Com centenas de novos casos diariamente, orientações da entidade para prevenção da Covid-19 seguem válidas

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e especialistas alertaram nesta semana para a continuidade das medidas de contenção da covid-19 no mundo. Segundo eles, as orientações básicas de lavar as mãos com água e sabão ou higienizar com álcool em gel 70% seguem vigentes e fundamentais, além de manter pelo menos um metro de distância entre as pessoas, evitar tocar nos olhos, nariz e boca e usar máscara quando sair de casa ou receber visitas.

Saiba mais: 10,4% da população fizeram teste para Covid-19 até setembro, diz IBGE

Pessoas doentes devem adiar ou evitar viajar para as áreas mais afetadas por coronavírus.
Os viajantes que retornam das áreas afetadas devem monitorar seus sintomas por 14 dias e seguir os protocolos nacionais dos países receptores; e se ocorrerem sintomas, devem entrar em contato com um médico e informar sobre o histórico de viagem e os sintomas.

Orientação ao uso de máscaras

A orientação é que todas as pessoas acima de dos dois anos, devem usar máscara ao sair de casa ou quando receber visitas. O uso de máscara em crianças deve ter supervisão constante dos responsáveis.

A máscara deve cobrir o nariz e a boca e não se deve tocá-la na parte frontal, apenas nas laterais para não contaminar. Não se deve utilizar a máscara por longo período (máximo 3 horas). Após isso é necessário trocar a máscara. O mesmo vale para quando ela ficar molhada devido à tosse, espirro, fala ou respiração.

Cada usuário deve utilizar a sua própria máscara. Não coce o nariz ou boca quando estiver com a máscara. A função da máscara de tecido é criar uma barreira física entre as vias respiratórias e gotículas possivelmente contaminadas com o vírus, e suas mãos podem estar contaminadas com estas gotículas, especialmente fora de casa.

Saiba mais: Um em cada quatro adultos do país está obeso, diz IBGE

Para garantir que a máscara não esteja contaminada ao entrar em contato com o rosto, é necessário estar com as mãos devidamente higienizadas, ou seja, lavada com água e sabão ou desinfetadas com álcool 70%.

O acessório deve ser sempre manuseado pelo elástico, tanto na hora de colocar quanto ao retirar do rosto, e nunca com toque direto no tecido. Além disso, é importante se certificar de que a parte da frente da máscara não vire ao contrário e encoste o rosto, pois isso poderia contaminar as vias aéreas.

O ideal é lavar as mãos antes de retirar a máscara, para garantir uma maior proteção. Se a máscara estiver contaminada por gotículas e/ou outros objetos, ou se a máscara apresentar deformação, dano, ou cheiro estranho, ela deverá ser substituída imediatamente.

Deve-se higienizar as máscaras com água sanitária. Também é possível fazer a higienização com água, sabão e água quente nas de tecido. Após a lavagem, é ideal deixar que elas sequem ao sol ou passar em ferro morno para melhor secagem.

As máscaras devem ser bem secas e guardadas em locar fechado. As de tecido podem ser lavadas e reutilizadas regularmente, entretanto, recomenda-se evitar mais que 30 (trinta) lavagens e a máscara deve ser lavada separadamente de outras roupas.

Popular

Olimpíada de Tóquio está confirmada mesmo com piora da covid-19 no Japão

A chefe da Olimpíada de Tóquio, Seiko Hashimoto, disse nesta sexta-feira (16) que o Japão está comprometido a realizar Jogos seguros no verão local,...

OMS: taxa de infecção por covid-19 está próxima do valor mais alto

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, disse hoje (16) que o número de novos casos de covid-19 por semana, em...

1,5 milhão de brasileiros estão com segunda dose da vacina contra covid-19 atrasada

Cerca de 1,5 milhão de brasileiros estão com a segunda dose da vacina contra a covid-19 atrasada. O dado foi trazido nesta terça-feira (13)...

Caixa inicia pagamento do auxílio emergencial a nascidos em abril

Trabalhadores informais nascidos em abril começam a receber hoje (13) a nova rodada do auxílio emergencial. O benefício terá parcelas de R$ 150 a...