Biblioteca Demonstrativa do Brasil completará 50 anos em novembro e contará com diversas ações culturais
A Secretaria Especial da Cultura publicou, nesta quinta-feira (29), o resultado preliminar das Organizações da Sociedade Civil classificadas para executar a programação cultural da Biblioteca Demonstrativa do Brasil (BDB). Ao todo, sete entidades foram classificadas. Lançado em agosto, o edital prevê um orçamento de R$ 1,2 milhão para o desenvolvimento de atividades e eventos alusivos aos 50 anos da instituição, comemorado no próximo mês.
O termo de colaboração envolve a execução de uma agenda cultural a ser promovida no local por um período de 15 meses. Entre as atividades previstas estão: espetáculos de dança, teatro, música e exposições; atividades pedagógicas, como ações literárias, oficinas e cursos; e atividades de promoção da economia criativa e do empreendedorismo cultural, como oficinas de empreendedorismo, fotografia, artesanato, games e aplicativos.
Saiba mais: Municípios têm até esta segunda para assinar adesão à lei Aldir Blanc
A organização selecionada será responsável pela contratação de toda equipe técnica, administrativa, logística, produção, curadoria, palestrantes, instrutores, artistas e grupos, dentre outros, e pela articulação, divulgação e difusão das ações. As atividades serão realizadas nas dependências da Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles, localizada em Brasília (DF) e deverão ser transmitidas ao vivo, bem como ficarem disponíveis, nas redes sociais e plataformas digitais da BDB.
De acordo com a portaria, o prazo para apresentação de recursos ficou estabelecido em cinco dias corridos, a partir desta quinta-feira (29), conforme cronograma atualizado. O requerimento deve ser realizado, exclusivamente, pela Plataforma +Brasil, em formulário específico, contendo a apresentação de justificativas, conforme modelo disponibilizado nos anexos do programa.
Saiba mais: Museu do Futebol reabre em São Paulo com homenagem aos 80 anos de Pelé
As sete entidades classificadas:
- Companhia Voar para Infância e Juventude
- Instituto Cultural Casa de Autores
- Coletivo Pró- Cidadania
- Fundação Rádio e Televisão Educativa de Uberlândia
- Instituto Latinoamerica- para o Desenvolvimento da Educação, Arte, Ciência e Cultura
- Brasil Presente
- OMNI Instituto de Desenvolvimento Social
A biblioteca
A Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles, também conhecida como BDB, desde a sua criação em 1970, se caracterizou como uma instituição inovadora, referência para bibliotecas públicas conveniadas. A unidade avançou em serviços culturais e informacionais, levando a música, o teatro e o cinema para além dos livros, em espetáculos gratuitos à população.
Localizada na capital do Brasil, em Brasília, Distrito Federal. Na atual estrutura da Secretaria Especial da Cultura, serve como referência de biblioteca pública. E tem por missão ser biblioteca de experimentação e vivência de novos paradigmas de biblioteca pública, de normatização e difusão de boas práticas.
Buscando sempre ser vanguarda, sendo instrumento importante para promover a democratização do acesso à leitura, a formação de novos leitores, a promoção da literatura brasileira e, ainda, contribuindo para a formação de novos profissionais de bibliotecas.
Para tanto, deve atuar como demonstrativa em atendimento, pesquisa, estudos multidisciplinares, coleta e tratamento de informação, em disseminação de conhecimento, em oferta de cultura, educação e lazer, e em promoção de inclusão social, para bibliotecas públicas do Brasil, na busca de inovação na gestão de bibliotecas. Deve ser centro gerador e difusor de novas formas de funcionamento e organização, de técnicas inovadoras de processamento técnico e atendimento, atuando primordialmente como instrumento de veiculação de como as bibliotecas do país devem ser.