Pasta também confirmou memorando com a Pfizer para aquisição de 70 milhões de doses da vacina
O Ministério da Saúde se reuniu virtualmente, nesta quinta-feira (10) com coordenadores dos Programas Estaduais de Imunizações das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste, além do Conasems e Cosems, para apresentar e discutir os detalhes do plano de vacinação contra a Covid-19. Além de uma prestação do Governo Federal, o encontro foi uma oportunidade de alinhamento, com espaço para esclarecer dúvidas e receber sugestões.
Segundo a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI), Francieli Fantinato, a interlocução com estados e municípios é fundamental neste momento. “Nós precisamos da gestão local, do trabalhador lá da ponta para garantir que todo o processo de vacinação funcione da melhor forma possível. É importante estarmos em constante comunicação com os gestores”, avaliou.
Saiba mais: Pesquisa aponta impactos da pandemia na vida dos adolescentes brasileiros
Segundo o ministro Eduardo Pazuello, o Brasil fez um acordo para a aquisição de 70 milhões de doses da Vacina contra a covid-19, desenvolvida pela farmacêutica americana Pfizer. O número de doses é suficiente apenas para 35 milhões de brasileiros,considerando as duas doses que cada pessoa deve tomar.
O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Elcio Franco disse ao jornal O Estado de São Paulo, que foi assinado um memorando de entendimentos com a Pfizer para essas 70 milhões de doses. “Havendo o registro para uso emergencial e condições para uso antecipadamente, haverá a possibilidade de se ter o acesso à vacina e se iniciar no corrente ano”, disse.
Saiba mais: Pesquisadores da Fiocruz alertam para possibilidade de colapso do atendimento
Para que essas milhões de doses cheguem realmente aos brasileiros, o Ministério da Saúde contará com a Azul Linhas Aéreas, conforme anunciaram na última quarta-feira (9), uma parceria para distribuição gratuita de vacinas contra a Covid-19 para todo o país. A Azul disponibilizará sua malha de voos domésticos para 113 cidades brasileiras para transporte gratuito das vacinas para Covid-19.
Já para auxiliar estados e municípios nas estratégias de vacinação contra a Covid-19, o Ministério da Saúde está adquirindo com sufoco, mais de 300 milhões de seringas e agulhas.
Segundo Francieli, a experiência do Sistema Único de Saúde (SUS) fará toda a diferença em sua parceria com o Ministério. “Temos conhecimento acumulado desde 1980 no maior programa nacional de imunização do mundo. Ainda temos muito a aprender, mas essa experiência nos dará mais agilidade e segurança no processo de vacinação da população”, destacou.
Investimentos
O Ministério da Saúde está investindo aproximadamente R$ 62,2 milhões para fortalecer o PNI no enfrentamento da Covid-19. Os recursos foram instituídos por meio da Portaria nº 3.248, publicada na segunda-feira (7) no Diário Oficial da União.
A medida reforça a qualidade da estrutura da Rede de Frio e da Vigilância Sentinela de Síndrome Gripal, proporcionando condições para o aprimoramento da detecção, análise e avaliação de síndromes respiratórias aguda, incluindo a Covid-19, visando à prevenção e controle da influenza e outros vírus respiratórios para respostas qualificadas e oportunas à emergência de saúde pública.
Além dos investimentos, o Ministério da Saúde viabilizou incentivo financeiro de custeio por meio da Portaria n°2.782 de 14 outubro de 2020, no valor de R$115.320 milhões para o fortalecimento dos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais e das Unidades Sentinelas de vigilância de Síndrome Gripal.