domingo, outubro 17, 2021
Home Esportes Santos e Grêmio avançam na Taça Libertadores da América

Santos e Grêmio avançam na Taça Libertadores da América

Brasileiros tentam chegar à fase de grupos da competição

Santos e Grêmio conseguiram avançar na Taça Libertadores da América após os duelos desta terça-feira. O Peixe, que agora está a dois jogos de chegar à fase de grupos da da competição, empatou por 1 a 1 com o Deportivo Lara (Venezuela), no estádio Olímpico da Universidade Central da Venezuela, em Caracas (Venezuela), e se classificou à terceira fase preliminar do torneio sul-americano.

O Alvinegro se beneficiou da vitória por 2 a 1 na última terça-feira (9), na Vila Belmiro, na partida de ida do duelo. Na próxima fase, o time paulista terá pela frente quem passar entre San Lorenzo (Argentina) e Universidad de Chile, que fazem o segundo jogo do confronto nesta terça-feira no estádio Nuevo Gasometro, em Buenos Aires (Argentina). Na primeira partida, na quarta-feira passada (10), as equipes empataram por 1 a 1 no estádio Nacional de Santiago (Chile).

Apesar de o Lara ser o time a necessitar dos gols, quem teve o controle das ações na partida foi o Peixe, mesmo sem uma atuação destacada. Aos 36 minutos do primeiro tempo, em cobrança de falta no ângulo, o atacante Yeferson Soteldo abriu o placar. Uma falha de marcação da defesa santista, em jogada ensaiada da equipe venezuelana, deixou a partida – e a classificação – sob risco. Aos 16 minutos da etapa final, na sequência de um cruzamento, o lateral Ignácio Anzola, livre, empatou de cabeça.

A um gol de forçar a decisão por pênaltis, o Lara tentou se lançar ao ataque, mas esbarrou nas limitações técnicas e na marcação santista. Na melhor oportunidade dos anfitriões, aos 37 minutos, o atacante Darwin Gómez armou o contra-ataque e teve a finalização travada na hora H pelo zagueiro Luan Peres. Com o meia Gabriel Pirani e Soteldo liderando as ações ofensivas, o Alvinegro esteve mais perto de balançar as redes que o rival. Não conseguiu, mas fez o suficiente para garantir a classificação.

Grêmio também avança

O time comandado por Renato Gaúcho, finalista derrotado na última edição da Copa do Brasil, também se garantiu na próxima fase da Libertadores. Mesmo atuando com um time alternativo, o Tricolor venceu o Ayacucho (Peru) por 2 a 1 no estádio Olímpico Atahualpa, em Quito (Equador). Os gaúchos se classificaram por também terem vencido o primeiro duelo do confronto, há uma semana, por 6 a 1, em Porto Alegre.

A partida desta terça-feira seria, inicialmente, no estádio Garcilaso de la Vega, na cidade peruana de Cusco, a 3,4 mil metros do nível do mar. Com a impossibilidade de os voos do Brasil entrarem no Peru, devido à variante do novo coronavírus (covid-19), o Ayacucho levou a partida para Quito, onde também poderia ter a altitude a favor (2,8 mil metros).

O próximo adversário tricolor será o Independiente del Valle (Equador), que, nesta terça-feira, atropelou o Unión Española (Chile) por 5 a 2, no estádio Casa Blanca, também em Quito, revertendo a vantagem dos chilenos, que haviam ganhado o jogo de ida por 1 a 0, na semana passada. Quem avançar entre gaúchos e equatorianos, classifica-se para a fase de grupos da Libertadores.

Como teve que emendar o fim da temporada 2020 com o início das competições de 2021, o Grêmio aproveitou a goleada no jogo de ida para dar férias a 11 dos principais jogadores do elenco (os goleiros Vanderlei e Paulo Victor, os laterais Victor Ferraz e Diogo Barbosa, os zagueiros Walter Kannemann, Paulo Miranda e David Braz, os volantes Maicon e Lucas Silva e os meias Matheus Henrique e Alisson) e ao técnico Renato Portaluppi. A delegação que viajou a Quito foi composta por atletas reservas, alguns pouco aproveitados no ano passado e muitos jovens oriundos da base e do time de transição (sub-23), sob comando do auxiliar Alexandre Mendes.

A confortável vantagem no placar agregado e a adaptação à altitude de Quito explicam o início mais cadenciado do Grêmio, que, mesmo assim, não encontrou grandes dificuldades para administrar a partida. A primeira chegada mais perigosa, porém, foi do Ayacucho, aos 27 minutos do primeiro tempo, em chute de fora da área do meia Robert Ardiles que passou rente à trave direita do goleiro Brenno. O Tricolor respondeu no lance seguinte, em batida venenosa do atacante Ferreirinha, na entrada da área, que o goleiro Ítalo Espionoza deu rebote.

O duelo seguiu com poucas emoções até os 39 minutos, quando Ardiles cruzou pela esquerda, o zagueiro Minzum Quina fez o pivô e rolou para o atacante Leandro Sosa abrir o placar. Só que, na sequência, Ferreirinha foi lançado às costas da zaga peruana pela esquerda, entrou na área, cortou dois marcadores e finalizou colocado, deixando tudo igual.

No segundo tempo, o cenário não se alterou, com o Grêmio em ritmo lento, controlando a posse de bola, e o Ayacucho com dificuldades para acelerar o jogo, assustando apenas na bola parada. Aos nove minutos, a cobrança de falta de Ardiles passou próxima à trave gremista. Já aos 23, a batida de Quina obrigou Brenno a se esticar e espalmar a bola para escanteio. No fim, o desgaste chegou primeiro para os peruanos e os gaúchos aproveitaram. Aos 41 minutos, o zagueiro Ruan apareceu na direita e cruzou rasteiro para o atacante Ricardinho, de 19 anos, desviar para as redes, marcando o primeiro gol como profissional e garantindo a vitória brasileira.

O Grêmio volta a campo nesta sexta-feira (19), contra o Aimoré, às 20h, pela quinta rodada do Campeonato Gaúcho, na Arena, em Porto Alegre.

Fonte: Agência Brasil

Popular

Quem é Millie Bobby Brown?

Millie Bobby Brown é uma atriz e cantora britânica nascida na Espanha Nascida no dia 19 de fevereiro de 2004, em Marbella, localizada na Espanha,...

Confira o resultado da Federal do sábado (4)

O último resultado da Federal saiu no sábado, dia 4 de setembro O resultado da Loteria Federal do Concurso 5564 foi disponibilizado na noite do...

Fomento mercantil: o que é e qual o objetivo

Fomento mercantil é uma prática para pequenas e médias empresas O fomento mercantil ou comercial e como também é conhecido, factoring é um prática de...

Conheça os 9 melhores sites de emprego

Com a internet sites de emprego se tornaram populares entre profissionais sem ocupação. Confira os melhores sites de emprego no Brasil Uma das coisas mais...

Veja mais de 30 marcas que testam em animais

Marcas que testam em animais ganham visibilidade negativa na mídia  Os testes em animais não é algo recente e muitas marcas de cosméticos têm essa...

Caso Evandro vira podcast e série documentário

O caso Evandro aconteceu em abril de 1992 em Guaratuba no Paraná Em 1992, no dia 6 de abril, em Guaratuba, no litoral do Paraná,...

Palmeiras na Libertadores: elimina São Paulo e está na semifinal

Palmeiras na Libertadores continua a ser sinónimo de sucesso. O clube se tornou o primeiro time brasileiro nas semifinais da atual edição...

5 criptomoedas promissoras de 2021

Confira quais as criptomoedas promissoras do ano que valem seu investimento Nos últimos anos, um novo tipo de dinheiro entrou em cena, as chamadas criptomoedas...