sábado, maio 15, 2021
Home Educação Como utilizar os serviços da Secretaria Escolar Digital em meio à pandemia

Como utilizar os serviços da Secretaria Escolar Digital em meio à pandemia

Plataforma digital está disponível para pais, alunos e equipes escolares

Pais, alunos e professores podem utilizar os serviços da Secretaria Escolar Digital (SED) para facilitar a comunicação e acompanhamento da vida escolar. O serviço é gratuito e personalizado para cada usuário. E neste período de aula online, o sistema se tornou imprescindível.

Os pais, por exemplo, podem consultar o Caderno do Aluno, relatório de frequência, boletim escolar e ocorrências registradas na unidade. As escolas e diretorias de ensino podem usar o canal para acompanhar a atribuição de aulas nas unidades de ensino, emitir comunicados aos funcionários e até mensagens (via SMS) para os pais e responsáveis sobre a vida escolar dos alunos, como o agendamento de reuniões.

Saiba mais: Fies: Candidatos não matriculados têm até esta terça para se inscrever

Boletim online

Todos os gestores de escolas já têm acesso à Parametrização do Boletim Online, ferramenta da Secretaria Escolar Digital que dá acesso às notas e faltas para os pais e alunos. A recomendação é que diretores, vice-diretores e Gerentes de Organização Escolar (GOE) façam a Parametrização do Boletim após o Conselho de Classe, assim que os professores concluírem a digitação das notas e faltas do aluno na plataforma. Somente no dia seguinte da realização do procedimento é que os alunos e pais terão acesso integral ao conteúdo.

Os resultados das notas e faltas dos alunos a partir do ano letivo de 2014 estão disponíveis para consulta online em poucos passos. Para visualizar, basta acessar a página do Boletim na plataforma, preencher as informações do ano letivo, RA do aluno e data de nascimento. Com base nessas informações, o sistema disponibilizará escola e turma do aluno. Após este processo, preencha o código da figura e clique em “pesquisar”. O Boletim gerado poderá ser visualizado e exportado para PDF.

Saiba mais: Historiadora identifica texto inédito de Machado de Assis

Pais e responsáveis

Para tornar mais ágil a comunicação entre a escola e os responsáveis pelos alunos, a Educação disponibiliza aos pais o acesso à Secretaria Escolar Digital. Na ferramenta, é possível acompanhar o calendário das atividades da escola, as notificações de cada unidade e o desempenho dos alunos. A unidade de ensino é responsável pelo cadastramento dos novos usuários, que deve ser feito pelo Agente de Organização Escolar ou GOE. Não há limites de responsáveis a serem cadastrados.

Retomada escalonada

A retomada opcional das aulas regulares presenciais escalonadas ocorre desde o dia 7 de outubro para alunos do ensino médio e da modalidade Educação para Jovens e Adultos (EJA). As aulas para os alunos do ensino fundamental foram autorizadas pelo Governo de São Paulo a partir desta terça-feira (3). 

As prefeituras são autônomas para decidir se vão ou não acompanhar o cronograma estadual. Os municípios podem adotar calendários mais restritivos, de acordo com dados epidemiológicos locais.

A reabertura deve respeitar limites máximos de alunos e protocolos sanitários. Nas redes privadas e municipais, a educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental podem ter até 35% dos alunos por dia em atividades presenciais.

Para os anos finais dos ensinos fundamental e médio, o limite máximo é de 20%. Na rede estadual, só é permitido o atendimento de até 20% em todas as etapas.

Popular

Olimpíada de Tóquio está confirmada mesmo com piora da covid-19 no Japão

A chefe da Olimpíada de Tóquio, Seiko Hashimoto, disse nesta sexta-feira (16) que o Japão está comprometido a realizar Jogos seguros no verão local,...

OMS: taxa de infecção por covid-19 está próxima do valor mais alto

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, disse hoje (16) que o número de novos casos de covid-19 por semana, em...

1,5 milhão de brasileiros estão com segunda dose da vacina contra covid-19 atrasada

Cerca de 1,5 milhão de brasileiros estão com a segunda dose da vacina contra a covid-19 atrasada. O dado foi trazido nesta terça-feira (13)...

Caixa inicia pagamento do auxílio emergencial a nascidos em abril

Trabalhadores informais nascidos em abril começam a receber hoje (13) a nova rodada do auxílio emergencial. O benefício terá parcelas de R$ 150 a...