Plataforma digital está disponível para pais, alunos e equipes escolares
Pais, alunos e professores podem utilizar os serviços da Secretaria Escolar Digital (SED) para facilitar a comunicação e acompanhamento da vida escolar. O serviço é gratuito e personalizado para cada usuário. E neste período de aula online, o sistema se tornou imprescindível.
Os pais, por exemplo, podem consultar o Caderno do Aluno, relatório de frequência, boletim escolar e ocorrências registradas na unidade. As escolas e diretorias de ensino podem usar o canal para acompanhar a atribuição de aulas nas unidades de ensino, emitir comunicados aos funcionários e até mensagens (via SMS) para os pais e responsáveis sobre a vida escolar dos alunos, como o agendamento de reuniões.
Saiba mais: Fies: Candidatos não matriculados têm até esta terça para se inscrever
Boletim online
Todos os gestores de escolas já têm acesso à Parametrização do Boletim Online, ferramenta da Secretaria Escolar Digital que dá acesso às notas e faltas para os pais e alunos. A recomendação é que diretores, vice-diretores e Gerentes de Organização Escolar (GOE) façam a Parametrização do Boletim após o Conselho de Classe, assim que os professores concluírem a digitação das notas e faltas do aluno na plataforma. Somente no dia seguinte da realização do procedimento é que os alunos e pais terão acesso integral ao conteúdo.
Os resultados das notas e faltas dos alunos a partir do ano letivo de 2014 estão disponíveis para consulta online em poucos passos. Para visualizar, basta acessar a página do Boletim na plataforma, preencher as informações do ano letivo, RA do aluno e data de nascimento. Com base nessas informações, o sistema disponibilizará escola e turma do aluno. Após este processo, preencha o código da figura e clique em “pesquisar”. O Boletim gerado poderá ser visualizado e exportado para PDF.
Saiba mais: Historiadora identifica texto inédito de Machado de Assis
Pais e responsáveis
Para tornar mais ágil a comunicação entre a escola e os responsáveis pelos alunos, a Educação disponibiliza aos pais o acesso à Secretaria Escolar Digital. Na ferramenta, é possível acompanhar o calendário das atividades da escola, as notificações de cada unidade e o desempenho dos alunos. A unidade de ensino é responsável pelo cadastramento dos novos usuários, que deve ser feito pelo Agente de Organização Escolar ou GOE. Não há limites de responsáveis a serem cadastrados.
Retomada escalonada
A retomada opcional das aulas regulares presenciais escalonadas ocorre desde o dia 7 de outubro para alunos do ensino médio e da modalidade Educação para Jovens e Adultos (EJA). As aulas para os alunos do ensino fundamental foram autorizadas pelo Governo de São Paulo a partir desta terça-feira (3).
As prefeituras são autônomas para decidir se vão ou não acompanhar o cronograma estadual. Os municípios podem adotar calendários mais restritivos, de acordo com dados epidemiológicos locais.
A reabertura deve respeitar limites máximos de alunos e protocolos sanitários. Nas redes privadas e municipais, a educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental podem ter até 35% dos alunos por dia em atividades presenciais.
Para os anos finais dos ensinos fundamental e médio, o limite máximo é de 20%. Na rede estadual, só é permitido o atendimento de até 20% em todas as etapas.