quinta-feira, março 4, 2021
Home Saúde O que é a Síndrome de Borderline?

O que é a Síndrome de Borderline?

Transtorno ficou mais conhecido depois que participante de “A Fazenda” apresentou distúrbios emocionais

O reality “A Fazenda” foi parar nos trending topics do Twitter após a modelo Raissa Barbosa apresentar um comportamento considerado “alterado” pelo programa. Na verdade, seu comportamento deriva de uma condição da qual sofre, a Síndrome de Borderline, um transtorno de personalidade que tem como um dos sintomas a instabilidade emocional.

Um momento marcante da participação da peoa foi quando, após uma votação em que foi colocada na “roça”, a modelo jogou água na cara de MC Biel, outro participante, além de socar travesseiros que estavam no estúdio.

Os fãs ficaram preocupados quando descobriram que Raissa sofre da síndrome. “Eu estou sofrendo muito, vocês não sabem”, desabafou Raissa dias depois.

Afinal o que é a Síndrome de Borderline?

A  Síndrome de Borderline é um transtorno mental grave caracterizado por um padrão de instabilidade contínua no humor, no comportamento, auto-imagem e na personalidade que leva a pessoa a apresentar mudanças bruscas de humor e a agir de maneira impulsiva.

O transtorno pode ainda ser acentuado por situações de rejeição ou abandono que a pessoa tenha sofrido durante a vida. Segundo especialistas, os sintomas podem ser apresentados desde a infância.

Há ainda a dificuldade de diagnóstico: os especialistas precisam entrevistar a paciente e depois submetê-la a um exame médico abrangente. A análise clínica pode ajudar a descartar outras possíveis doenças e transtornos.

A Síndrome de Borderline também tem maior probabilidade de ocorrer se uma pessoa tiver um familiar próximo (parentes biológicos de primeiro grau) com o transtorno.

O tratamento é realizado através de terapia ou medicação, como antidepressivos, estabilizadores de humor e calmantes indicados pelo médico psiquiatra. Porém, o acompanhamento do profissional se torna imprescindível. As sessões terapêuticas para o tratamento podem ser: terapia cognitiva comportamental, terapia dialética comportamental, terapia do esquema e até terapia familiar.

Sintomas

  • Mudança brusca de personalidade
  • Baixa-autoestima
  • Medo intenso de ser abandonado e não gostam de ficarem sozinhas
  • Impulsividade extrema, quando o corpo não consegue ter controle sobre as ações que realiza
  • Comportamento suicida, como a automutilação
  • Fúria, ódio ou raiva intensa e dificuldades para controlar a raiva

Como posso ajudar alguém com a Síndrome de Borderline?

Se você conhece alguém que possui a Síndrome de Borderline, isso também o afeta. A primeira e mais importante coisa que você pode fazer é ajudar seu amigo ou parente a obter o diagnóstico e o tratamento correto. Você pode precisar fazer uma consulta e acompanhar o seu amigo ou familiar ao psicólogo, ou psiquiatra. Incentive-o a permanecer em tratamento ou procurar outro tratamento se os sintomas não melhorarem com o tratamento atual.

Popular

ONU alerta para agravamento da insegurança alimentar na América Central

O nível de insegurança alimentar está aumentando fortemente na América Central, onde quatro países enfrentam crises econômicas motivadas pela pandemia do novo coronavírus e catástrofes...

Netflix acrescenta novo filme sobre Pelé no rol de documentários

Um novo filme sobre Pelé é o mais recente lançamento de uma série de documentários que tem sido descrita como a era de ouro...

Flamengo vence Inter de virada e assume a liderança do Brasileiro

O Flamengo venceu o Internacional de virada por 2 a 1 na tarde deste domingo (21) no Maracanã em partida válida pela 37ª rodada do Campeonato...

Após 9º título do Australian Open, Djokovic desabafa sobre críticas: “Sou um ser humano”

Na manhã deste domingo (21), no horário de Brasília, o sérvio Novac Djokovic venceu o russo Daniil Medvedev na final do Aberto da Austrália,...