terça-feira, julho 5, 2022
HomeEducaçãoRanking universidades Portugal: quais são e como se candidatar?

Ranking universidades Portugal: quais são e como se candidatar?

Confira o ranking das melhores universidades de Portugal em 2022

Todo ano são divulgados rankings das melhores universidades de Portugal, como por exemplo, o desenvolvido pelo Quacquarelli Symonds (QS), que avalia todos os anos as melhores universidades do mundo. Em relação às de Portugal, sete universidades aparecem no ranking.

Ranking universidades Portugal

Segundo o QS World University Rankings 2022, as melhores universidades de Portugal são:

  1. UPorto;
  2. ULisboa;
  3. Universidade Nova de Lisboa;
  4. UCoimbra;
  5. UMinho;
  6. Universidade de Aveiro;
  7. Universidade Católica Portuguesa.

Universidade do Porto

A Universidade do Porto possui Licenciatura/Mestrado integrado, Mestrado e Doutorado. Entre os melhores cursos da instituição, podemos destacar: Gestão, Economia e Engenharia. Arquitetura e Farmácia.

Para se candidatar a instituição, os estudantes internacionais podem usar a nota do Enem para os cursos de Licenciatura e Mestrado Integrado. O processo seletivo começa em janeiro e possui mais de uma fase, o que possibilita que um aluno ingresse mais de uma vez no mesmo processo seletivo.

Universidade de Lisboa

A Universidade de Lisboa também possui Mestrado e Doutorado, além de Licenciatura com um dos valores mais acessíveis. Os cursos mais reconhecidos e procurados pelos brasileiros são: Arquitetura, Ciências da Comunicação, Direito, Medicina Dentária e Relações Internacionais.

Para que os alunos saibam o passo a passo para se candidatar a instituição, a ULisboa desenvolveu um Guia de Candidatura dos Estudantes Internacionais.

Universidade Nova de Lisboa

A Universidade Nova de Lisboa oferece aos estudantes 28 cursos de licenciatura, 12 mestrados integrados, 105 mestrados e 82 programas de doutoramentos. A instituição possui 20.077 alunos, sendo 2.527 estrangeiros de 109 nacionalidades diferentes.

Os cursos com mais destaques da instituição são Gestão, Economia, Finanças, Direito e Saúde Pública. A candidatura na universidade deve ser realizada no site da faculdade pretendida pelo estudante. Os brasileiros que desejam ingressar na Licenciatura e Mestrado Integrado podem usar o Enem.

Universidade de Coimbra

A Universidade de Coimbra é uma das mais tradicionais de Portugal, principalmente na área do Direito. Por esse motivo, o curso de Direito é um dos mais procurados, além de Economia, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Eletrónica e Farmácia.

A instituição foi uma das pioneiras em aceitar a nota do Enem como forma de ingresso do estudante, portanto, estudantes brasileiros podem utilizar o Enem caso desejem. Para os demais, a candidatura deve ser feita diretamente no site da universidade.

Universidade do Minho

A Universidade do Minho possui campus nas cidades de Braga e Guimarães e conta com 19.632 alunos inscritos, sendo 2.443 estrangeiros. Os melhores cursos da instituição são: Criminologia e Justiça Criminal, Engenharia Civil, Medicina e Desporto.

As candidaturas são realizadas online pelo site da Universidade do Minho.

Universidade de Aveiro

Fundada em 1973, a Universidade de Aveiro possui ao todo 13.600 estudantes de graduação e 3.800 estudantes de pós-graduação. Língua e Literatura Inglesa, Ciências de Computação e Sistemas de Informação, Medicina, Agricultura e Floresta são os cursos mais recomendados da instituição.

A candidatura na Universidade de Aveiro é realizada online.

Universidade Católica Portuguesa

A Universidade Católica Portuguesa é privada e possui campus nas principais cidades: Lisboa, Porto, Braga e Viseu. Os cursos que mais se destacam da instituição são: Marketing, Economia, Gestão e Finanças.

A candidatura é realizada online e possui 3 fases. Antes de começar, é preciso escolher a região onde deseja estudar.

Leita também:

Onde e como surgiu a primeira faculdade do Brasil?

5 melhores faculdades do Estados Unidos

Popular