quarta-feira, setembro 28, 2022
HomeVariedadesQuem inventou a internet?

Quem inventou a internet?

Internet já faz parte da rotina das pessoas, mas você sabe quem inventou a internet?

Você consegue imaginar viver sem internet? É difícil, certo? Nos dias de hoje, usamos a internet para praticamente tudo, se informar, se divertir, se comunicar e até mesmo para realizar consultas médicas, atendimentos específicos, transações bancárias, etc. 

Tão essencial quanto água, a internet possibilita feitos incríveis, mas você sabe quem inventou a internet e como ela surgiu? Antes de mais nada, é importante saber que a internet foi criada em meio a um contexto histórico, na Guerra Fria.

Isso mesmo, a ferramenta que hoje, sem dúvidas é uma das mais usadas no mundo todo, surgiu para fins militares. Tudo começou com a rede Advanced Research Projects Agency Network (Arpanet), que era responsável por trocar informações entre militares e cientistas durante a Guerra Fria.

Financiada pela Nasa e pelo Pentágono, foi graças à Arpanet que em outubro de 1969, que a Universidade da Califórnia nos Estados Unidos, conseguiu enviar o primeiro e-mail para três instituições parceiras, que conseguiram responder rapidamente.

Mas afinal, quem inventou a internet?

A internet não foi criada por uma única pessoa, o processo envolveu muitos especialistas, mas um nome importante foi Paul Baran (1926-2011). Paul nasceu na Polônia em 1926 e foi um cientista especializado em comunicação digital que ajudou a impulsionar o desenvolvimento da rede, que conhecemos hoje como internet.

O cientista atuou como engenheiro eletrônico desenvolvendo os fundamentos técnicos da Arpanet. Nos primeiros anos da década de 60, o cientista teve a ideia de desenvolver os message blocks, ou seja, pequenos blocos de mensagem contendo informações que são reconstruídas quando chegam ao destino final. Essa é até hoje a base do fundamento da internet.

Momentos históricos da internet 

Com mais de 50 anos de existência, a internet possui muitos momentos históricos, não só para a sua história, mas para a história da evolução do mundo e das pessoas, assim como também para os negócios Confira agora 12 marcos importantes da internet que mudaram o mercado.

  1. Criação do World Wide Web, um sistema de informações distribuída;
  2. Surgimento da Amazon.com, como uma livraria on-line a partir de computadores em sua garagem, em Seattle, Washington, EUA.
  3. Lançamento da primeira versão do navegador Internet Explorer, desenvolvida pela Microsoft;
  4. A criação do Google.com que de início era apenas um domínio na internet, mas é a segunda maior empresa dos Estados Unidos;
  5. O desenvolvimento e lançamento da rede de relacionamentos Facebook;
  6. O surgimento do site de hospedagem de vídeo chamado YouTube;
  7. A era do Microblog, como por exemplo, o Twitter;
  8. A hegemonia Apple com o lançamento do iPhone;
  9. Lançamento do sistema operacional móvel Android;
  10. O surgimento do iPad, o primeiro tablet do mundo, criado pela Apple;
  11. O lançamento da rede social de imagens, o Instagram;
  12. A criação do WhatsApp, criado em 2009 por dois ex-funcionários do Yahoo e comprado pela Facebook posteriormente.

Gostou desse artigo? Então confira também o nosso artigo Como usar o gerenciador de anúncios Face Ads?

 

Popular