terça-feira, agosto 3, 2021
Home Variedades Quanto as plataformas online realmente cresceram durante 2020

Quanto as plataformas online realmente cresceram durante 2020

O mercado de serviços de streaming e plataformas online cresceu 37% em 2020 nos EUA, com a maior parte do crescimento vindo da Disney +, cana de vídeos infantil e dedicado às novidades entre desenhos e animações. Parte desse crescimento também foi impactado pela pandemia.

Analistas do estudo realizado por uma consultoria afirmam que o isolamento social e o fato de muitas pessoas ficarem em suas casas motivou o aumento na assinatura de plataformas online de filmes. Outros grupos foram impactados por esses fatores.

Os últimos resultados trimestrais da Netflix em 2020 parecem confirmar essa ideia, à medida que a gigante do streaming adicionou mais assinantes pagos no ano passado do que nunca em sua história. A empresa segue derrotando seus maiores concorrentes, como HBO + e Amazon Prime, que também ganharam mais assinantes durante a pandemia.

Quase 16 milhões de pessoas se cadastraram no serviço somente no primeiro trimestre, com mais 10 milhões de assinantes adicionados até o final de junho. Após uma desaceleração esperada no terceiro trimestre, o crescimento do usuário acelerou novamente nos últimos três meses de 2020, trazendo o número global de membros pagos da Netflix para 203,7 milhões, um aumento de 36,6 milhões desde o final de 2019.

O ano passado viu o mercado de streaming mudar significativamente, com a Disney entrando nessa arena já altamente competitiva com o lançamento do Disney +. Isso foi visto como a principal prioridade corporativa, com os bônus executivos alterados para que sejam direcionados ao número de assinantes e às metas de retenção, em vez dos lucros tradicionais.

 O Disney + atingiu 73 milhões de assinantes em todo o mundo em seu primeiro ano . A escala desse sucesso é ilustrada pelo fato de que os analistas esperavam inicialmente que a plataforma levasse até 2022 para atingir 50 milhões de assinantes. 

A escala do sucesso do Disney + é impressionante. O canal se tornou imediatamente o terceiro maior serviço de streaming nos Estados Unidos após o lançamento, atrás apenas do Netflix e do Hulu, e permaneceu nessa posição até o fim do ano. Curiosamente, olhando para 2020, fica claro que o crescimento do canal continua a ultrapassar o da indústria como um todo.

Se o Disney + continuar a seguir essa tendência e tiver um bom desempenho em 2021, não demorará muito para que ele ultrapasse o Hulu e se torne o segundo maior serviço de streaming nos EUA. 

Enquanto o Disney + está crescendo, é importante não excluir seus concorrentes ainda. A Netflix continua sendo a força dominante no streaming por uma margem significativa e, embora sua participação de mercado possa ter encolhido, os números não parecem reduzir a margem de vantagem que o grupo tem não só nos EUA, mas no mundo todo.

Isso  ilustra o fato de que a empresa já está firmemente estabelecido no campo das plataformas online, o que significa que a maioria dos assinantes dos EUA já tomou a decisão consciente de ficar com a Netflix. Além do mais, a gigante mantém sua vantagem competitiva por meio de uma vasta biblioteca de conteúdo e dos populares Netflix Originals, incluindo nomes como O Gambito da Rainha, Lupin e Away, grandes sucessos produzidos originalmente pela plataforma. 

Sem surpresa, os serviços de streaming são mais populares entre os usuários da geração Z e da geração Y, com esses consumidores destacando a acessibilidade. Ao longo das gerações, 68% disseram que considerariam adicionar mais serviços de streaming em 2021, caso um novo serviço fosse mais econômico do que a TV paga tradicional.

Outro relatrório, da Sherlock Communications, intitulado “Mercado, Consumo e Diversidade em Serviços de Streaming de Vídeo na América Latina”, analisou o crescimento das plataformas online na América Latina.

No México, 39% assinaram serviços para acessar conteúdo que estava disponível apenas na plataforma escolhida. No Brasil, esse número é de 37%.

Popular

5 criptomoedas promissoras de 2021

Confira quais as criptomoedas promissoras do ano que valem seu investimento Nos últimos anos, um novo tipo de dinheiro entrou em cena, as chamadas criptomoedas...

Smart IPTV: tudo sobre o aplicativo

Foto: Divulgação/Smart IPTV. Confira como o aplicativo Smart IPTV mudou a maneira de ver televisão O aplicativo Smart IPTV é derivado da tecnologia chamada IPTV, que...

Quais são os atores da novela Amor de Mãe?

Foto: Globo/João Cotta Veja quem são os personagens dos atores da novela Amor de Mãe Produzida e exibida pela TV Globo, a novela Amor de Mãe...

Extraterrestre: confira as últimas notícias

Uma das imagens capturadas pelos pilotos americanos. Foto: Reprodução/Departamento de Segurança dos EUA. A vida extraterrestre sempre foi uma grande incógnita para os cientistas e...

Esportes de marca: o que é e quais os tipos

Confira todos os tipos de esportes de marca e suas definições O esporte é uma das coisas que move todo o mundo e as pessoas....

Sherlock Holmes existiu de verdade?

Sherlock Holmes em ilustração de 1904 por Sidney Paget. Foto: Divulgação/Wikipédia.  Um detetive muito famoso no mundo da literatura, mas será que realmente Sherlock...

Qual o significado da bandeira Imperial do Brasil?

Entenda qual o real significado e toda a história da Bandeira Imperial do Brasil  A Bandeira Imperial do Brasil desde sua criação teve duas versões,...

Boletim escolar digital na pandemia

O boletim escolar digital foi uma das mudanças provocadas por causa da pandemia que teve início em 2020 Em março de 2020, o mundo se...