sábado, fevereiro 27, 2021
Home Variedades Quanto as plataformas online realmente cresceram durante 2020

Quanto as plataformas online realmente cresceram durante 2020

O mercado de serviços de streaming e plataformas online cresceu 37% em 2020 nos EUA, com a maior parte do crescimento vindo da Disney +, cana de vídeos infantil e dedicado às novidades entre desenhos e animações. Parte desse crescimento também foi impactado pela pandemia.

Analistas do estudo realizado por uma consultoria afirmam que o isolamento social e o fato de muitas pessoas ficarem em suas casas motivou o aumento na assinatura de plataformas online de filmes. Outros grupos foram impactados por esses fatores.

Os últimos resultados trimestrais da Netflix em 2020 parecem confirmar essa ideia, à medida que a gigante do streaming adicionou mais assinantes pagos no ano passado do que nunca em sua história. A empresa segue derrotando seus maiores concorrentes, como HBO + e Amazon Prime, que também ganharam mais assinantes durante a pandemia.

Quase 16 milhões de pessoas se cadastraram no serviço somente no primeiro trimestre, com mais 10 milhões de assinantes adicionados até o final de junho. Após uma desaceleração esperada no terceiro trimestre, o crescimento do usuário acelerou novamente nos últimos três meses de 2020, trazendo o número global de membros pagos da Netflix para 203,7 milhões, um aumento de 36,6 milhões desde o final de 2019.

O ano passado viu o mercado de streaming mudar significativamente, com a Disney entrando nessa arena já altamente competitiva com o lançamento do Disney +. Isso foi visto como a principal prioridade corporativa, com os bônus executivos alterados para que sejam direcionados ao número de assinantes e às metas de retenção, em vez dos lucros tradicionais.

 O Disney + atingiu 73 milhões de assinantes em todo o mundo em seu primeiro ano . A escala desse sucesso é ilustrada pelo fato de que os analistas esperavam inicialmente que a plataforma levasse até 2022 para atingir 50 milhões de assinantes. 

A escala do sucesso do Disney + é impressionante. O canal se tornou imediatamente o terceiro maior serviço de streaming nos Estados Unidos após o lançamento, atrás apenas do Netflix e do Hulu, e permaneceu nessa posição até o fim do ano. Curiosamente, olhando para 2020, fica claro que o crescimento do canal continua a ultrapassar o da indústria como um todo.

Se o Disney + continuar a seguir essa tendência e tiver um bom desempenho em 2021, não demorará muito para que ele ultrapasse o Hulu e se torne o segundo maior serviço de streaming nos EUA. 

Enquanto o Disney + está crescendo, é importante não excluir seus concorrentes ainda. A Netflix continua sendo a força dominante no streaming por uma margem significativa e, embora sua participação de mercado possa ter encolhido, os números não parecem reduzir a margem de vantagem que o grupo tem não só nos EUA, mas no mundo todo.

Isso  ilustra o fato de que a empresa já está firmemente estabelecido no campo das plataformas online, o que significa que a maioria dos assinantes dos EUA já tomou a decisão consciente de ficar com a Netflix. Além do mais, a gigante mantém sua vantagem competitiva por meio de uma vasta biblioteca de conteúdo e dos populares Netflix Originals, incluindo nomes como O Gambito da Rainha, Lupin e Away, grandes sucessos produzidos originalmente pela plataforma. 

Sem surpresa, os serviços de streaming são mais populares entre os usuários da geração Z e da geração Y, com esses consumidores destacando a acessibilidade. Ao longo das gerações, 68% disseram que considerariam adicionar mais serviços de streaming em 2021, caso um novo serviço fosse mais econômico do que a TV paga tradicional.

Outro relatrório, da Sherlock Communications, intitulado “Mercado, Consumo e Diversidade em Serviços de Streaming de Vídeo na América Latina”, analisou o crescimento das plataformas online na América Latina.

No México, 39% assinaram serviços para acessar conteúdo que estava disponível apenas na plataforma escolhida. No Brasil, esse número é de 37%.

Popular

ONU alerta para agravamento da insegurança alimentar na América Central

O nível de insegurança alimentar está aumentando fortemente na América Central, onde quatro países enfrentam crises econômicas motivadas pela pandemia do novo coronavírus e catástrofes...

Netflix acrescenta novo filme sobre Pelé no rol de documentários

Um novo filme sobre Pelé é o mais recente lançamento de uma série de documentários que tem sido descrita como a era de ouro...

Flamengo vence Inter de virada e assume a liderança do Brasileiro

O Flamengo venceu o Internacional de virada por 2 a 1 na tarde deste domingo (21) no Maracanã em partida válida pela 37ª rodada do Campeonato...

Após 9º título do Australian Open, Djokovic desabafa sobre críticas: “Sou um ser humano”

Na manhã deste domingo (21), no horário de Brasília, o sérvio Novac Djokovic venceu o russo Daniil Medvedev na final do Aberto da Austrália,...