quinta-feira, agosto 18, 2022
HomeCiênciaQual foi o primeiro homem a pisar na lua?

Qual foi o primeiro homem a pisar na lua?

Você sabe qual foi o primeiro homem a pisar na lua e marcar para sempre a história do mundo?

Um dos marcos mais importantes da história do mundo, com certeza, foi o homem pisar na lua. Esse marco histórico da exploração espacial aconteceu graças à missão Apollo 11, que levou até a lua três astronautas: Michael Collins, Buzz Aldrin e Neil Armstrong.

A operação foi realizada pela Agência Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA), em julho de 1969. A missão tinha como objetivo principal levar um homem até a Lua e trazê-lo de volta em segurança. Ao todo foram 8 dias de operação, sendo muito bem sucedida.

Os objetivos secundários da missão Apollo incluíam a exploração da Lua feita a partir do módulo Eagle, a instalação de câmeras para registrar as primeiras imagens do satélite, os sensores para medidas do vento solar, os detectores de atividade sísmica, os retrorrefletores e a coleta de amostras de solo e rochas.

O primeiro homem a pisar na lua

Como mencionamos anteriormente, a tripulação enviada na missão Apollo foram três astronautas, mas o primeiro deles a pisar na lua foi Neil Armstrong. O astronauta Armstrong nasceu no dia 5 de agosto de 1930, em Ohio, nos Estados Unidos. 

Niel foi um engenheiro aeroespacial, aviador naval, piloto de teste, astronauta e professor norte-americano que no ano de 1969 tornou-se o primeiro homem a pisar na Lua. O astronauta faleceu em em 2012 com 82 anos de idade.

Confira 6 fatos sobre o Apollo 11

  1. O que foi a missão?

A missão Apollo 11 foi a operação que levou astronautas até a Lua em julho de 1969. Realizada pela NASA, a missão tinha o objetivo de levar o homem até a Lua e trazê-lo em segurança, além de realizar uma exploração do território. 

  1. Qual foi a tripulação?

A tripulação enviada ao satélite natural foram três astronautas do módulo de comando Columbia, sendo eles Michael Collins, Buzz Aldrin e Neil Armstrong.

  1. O grande momento

Toda a operação foi um marco histórico, mas o grande momento da missão foi a hora que o primeiro astronauta pisou na Lua. Neil Armstrong foi o felizardo por marcar esse momento, seguindo do astronauta Buzz Aldrin.

  1. Finalmente na Lua

Como mencionado anteriormente, havia outros objetivos da missão além de levar o homem até a Lua. Portanto, outro fato importante da operação foi o período que Buzz Aldrin e Neil Armstrong recolhiam amostras e materiais da superfície, enquanto Michael Collins controlava a aeronave. Ao todo, os astronautas ficaram  cerca de 21 horas e meia na Lua. 

  1. Contexto histórico da missão

A operação aconteceu em uma contexto histórico. Durante o período da Guerra Fria, a Corrida Espacial para a exploração espacial foi a competição tecnológica entre Estados Unidos e União Soviética para ver quem realizaria o próximo grande feito espacial. Desse modo, com a missão Apollo 11, os Estados Unidos venceu a “competição”.

  1. Importância do Apollo 11

O acontecimento, sem dúvidas, foi um enorme marco na história, que será lembrado e mencionado sempre em aulas de história, livros, etc. Como o próprio Armstrong disse, a missão foi “Um pequeno passo para um homem, mas um salto gigante para a humanidade”. 

Confira também o nosso artigo sobre as últimas notícias de Extraterrestres.

Popular