Veja como surgiu o dia do advogado e outras datas comemorativas da advocacia
O dia do advogado se comemora no dia 11 de agosto, quando também é comemorado o desenvolvimento das primeiras faculdades brasileiras de direito: a Faculdade do Largo do São Francisco (atualmente é a USP) e a Faculdade de Direito de Olinda (transferida para Recife e hoje parte da UFPE).
Mas como surgiu o dia do advogado?
Para saber como aconteceu a data comemorativa é preciso voltar para o ano de 1827, pois é nesse ano que os primeiros juristas brasileiros começaram a se formar na área. Até o momento, todos os trabalhadores da área do direito não tinham nenhuma formação jurídica, por esse motivo, essa data marcou o direto no Brasil.
Nessa época a educação jurídica só existia no exterior, mas há 193 anos as primeiras instituições de ensino de direito surgiram, possibilitando a formação de advogados brasileiros por meio do ensino brasileiro.
Desse modo, 11 de agosto é um grande marco do desenvolvimento e pós independência do do Brasil enquanto Estado-Nação, pois permitiu que aprimorasse o ordenamento jurídico brasileiro.
Com o desenvolvimento jurídico brasileiro, surgiu a necessidade de profissionais que estudaram e desenvolveram leis novas para o Brasil, ao invés de estudar as leis do exterior. Além disso, com esse avanço outras faculdades de direito começaram a surgir no Brasil todo.
Quais outras datas comemorativas da advocacia?
- Dia da Pendura: o que é a famosa data em que os estudantes de Direito saem sem pagar;
- Dia do advogado criminalista e dia do advogado trabalhista;
- Dia da mulher advogada: uma conquista na profissão;
- Dia de São Ivo, o padroeiro dos advogados;
- Dia da Justiça;
- Advogados famosos da história do Direito;
- Pontes de Miranda: da sociologia jurídica aos negócios jurídicos;
- Luiz Gama: a luta pelo abolicionismo;
- Esperança Garcia Gomez: a primeira advogada negra.
Veja também Qual significado da Bandeira Imperial do Brasil?