terça-feira, maio 18, 2021
Home Educação Projeto brasileiro para saneamento básico é premiado pelo BID

Projeto brasileiro para saneamento básico é premiado pelo BID

Iniciativa de alunos do IFMG para levar saneamento a ocupação em Belo Horizonte vai beneficiar 30 mil pessoas

Uma iniciativa inovadora que levará saneamento básico a quatro ocupações de Belo Horizonte, em Minas Gerais, foi premiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O projeto conta com estudantes e um ex-aluno do IFMG (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Minas Gerais) e teve a colaboração de um professor da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais);

O professor e engenheiro, Daniel Augusto de Miranda, é autor do projeto inovador que levará saneamento básico para as ocupações Helena Greco, Esperança, Vitória e Rosa Leão. Juntas, elas formam o conjunto Izidora, uma área de 10 km² localizada entre as rodovias MG-010 e MG-020, que abriga cerca de 8 mil famílias e um total aproximado de 30 mil pessoas.

Saiba mais: Dia do Professor: Capes abre 300 mil vagas para professores e estudantes de licenciatura

Daniel é professor de graduação de Engenharia Civil, Arquitetura Urbanismo do campus Santa Luzia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG). Lorenzo Perpetuo Pinto, engenheiro e ex-aluno do IFMG, e os estudantes de Engenharia do IFMG, Katy Marilyn de Matos e Nelson Xavier Ribeiro Neto se juntaram para participar de uma maratona virtual de inovação em espanhol, o “e-Hackathon en Agua, Saneamiento e Higiene en asentamientos informales de América Latina y el Caribe”, organizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), nos dias 11 e 12 de setembro.

O grupo, que também contou com a importante contribuição do professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Thiago Castelo Branco Lourenço, apresentou um sistema de instalação de tanques de evapotranspiração para o tratamento das águas oriundas de vasos sanitários – as chamadas águas negras – e círculos de bananeiras para o tratamento de águas resultantes de pias, lavatórios, e chuveiros, também conhecidas como águas cinzas.

Como uma alternativa para o tratamento de esgoto, que poderá proporcionar uma melhor  qualidade na vida dos habitantes do Izidora, o projeto, que concorreu com outras 169 propostas de países da América Latina e do Caribe, foi premiado pelo BID e foi o único projeto brasileiro vencedor na categoria “saneamento”.

Saiba mais: Governo divulga guia para retorno às aulas presenciais

Premiação

Como reconhecimento, o trabalho receberá um investimento do BID, no valor de US$ 5.000, que será utilizado na execução do projeto até 2021. Além do investimento financeiro, o BID forneceu ainda uma tutoria de especialistas até o final de 2021, segundo Daniel.

“Essa grande conquista é uma ação fundamental em benefício da consolidação e do fortalecimento dos arranjos produtivos sociais e culturais locais, identificados a partir do mapeamento de potencialidades de desenvolvimento socioeconômico e cultural, realizado pelo IFMG”, comemorou o professor.

Comunidade

A execução do projeto contará com os próprios moradores do Izidora como colaboradores fundamentais. Em um primeiro momento, eles serão organizados em cooperativas. Assim, cada ocupação terá sua cooperativa, contemplando aspectos sociais e econômicos. Posteriormente, eles serão capacitados pelo IFMG para poderem construir e instalar os dispositivos sustentáveis de baixo custo. A ideia é, também, capacitar moradores e suas famílias para manterem o projeto por muitos anos.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) é um dos 38 institutos federais que integram a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Cada um dos institutos possui autonomia administrativa, patrimonial, financeira, didático-pedagógica e disciplinar.

Popular

Olimpíada de Tóquio está confirmada mesmo com piora da covid-19 no Japão

A chefe da Olimpíada de Tóquio, Seiko Hashimoto, disse nesta sexta-feira (16) que o Japão está comprometido a realizar Jogos seguros no verão local,...

OMS: taxa de infecção por covid-19 está próxima do valor mais alto

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, disse hoje (16) que o número de novos casos de covid-19 por semana, em...

1,5 milhão de brasileiros estão com segunda dose da vacina contra covid-19 atrasada

Cerca de 1,5 milhão de brasileiros estão com a segunda dose da vacina contra a covid-19 atrasada. O dado foi trazido nesta terça-feira (13)...

Caixa inicia pagamento do auxílio emergencial a nascidos em abril

Trabalhadores informais nascidos em abril começam a receber hoje (13) a nova rodada do auxílio emergencial. O benefício terá parcelas de R$ 150 a...