sábado, março 6, 2021
Home Saúde Pfizer e BioNTech anunciam 90% de eficácia de vacina contra covid-19

Pfizer e BioNTech anunciam 90% de eficácia de vacina contra covid-19

Anúncio foi feito por Albert Bourla, presidente e CEO do laboratório; vacinas devem chegar ao Brasil no ano que vem

A Pfizer afirmou nesta segunda-feira (9) que sua vacina experimental contra a covid-19 mostrou ser 90% eficaz na prevenção da doença, com base em dados iniciais de um estudo amplo, numa grande vitória na luta contra a pandemia que matou mais de 1 milhão de pessoas, abalou a economia global e causou impacto no cotidiano das pessoas.

A Pfizer e sua parceira alemã BioNTech são as primeiras farmacêuticas a anunciarem dados bem-sucedidos de um ensaio clínico em larga escala com uma potencial vacina contra o novo coronavírus. As empresas disseram que, até o momento, não encontraram nenhuma preocupação de segurança com a candidata a imunizante e que esperam pedir autorização para uso emergencial da vacina nos Estados Unidos (EUA) neste mês.

Se obtiver a autorização, o número de doses da vacina será limitado inicialmente. Uma das questões pendentes é por quanto tempo a vacina fornecerá proteção. No entanto, a notícia divulgada dá esperanças de que outras vacinas em desenvolvimento contra o novo coronavírus também possam se mostrar eficazes.

Saiba mais: Pesquisa da Unifesp usa células-tronco no combate à covid-19

A divisão do caso entre indivíduos vacinados e aqueles que receberam o placebo indica uma taxa de eficácia da vacina acima de 90%, sete dias após a segunda dose. Isso significa que a proteção é alcançada 28 dias após o início da vacinação, que consiste em um esquema de 2 doses.

Conforme o estudo continua, a porcentagem final de eficácia da vacina pode variar. O DMC não relatou nenhuma preocupação séria de segurança e recomenda que o estudo continue a coletar dados adicionais de segurança e eficácia conforme planejado. Os dados serão discutidos com autoridades regulatórias em todo o mundo.

A vacina foi considerada mais de 90% eficaz na prevenção de COVID-19 em participantes sem evidência de infecção prévia por SARS-CoV-2 na primeira análise de eficácia provisória. A análise avaliou 94 casos confirmados de COVID-19 em participantes do ensaio.

Saiba mais: OMS alerta para continuidade da pandemia, apesar de afrouxamentos

O estudo envolveu cerca de 43.538 participantes, com 42% com origens diversas, e nenhuma preocupação séria de segurança foi observada; dados de segurança e eficácia adicionais continuam a ser coletados nos estudos.

O ensaio clínico continuará até a análise final em 164 casos confirmados, a fim de coletar dados adicionais e caracterizar o desempenho da vacina candidata em relação a outros endpoints do estudo.

Hoje é um grande dia para a ciência e a humanidade. O primeiro conjunto de resultados de nosso ensaio de Fase 3 da vacina COVID-19 fornece a evidência inicial da capacidade de nossa vacina em prevenir COVID-19 ”, disse o Dr. Albert Bourla, Presidente e CEO da Pfizer.

De acordo com o Dr. Albert, a pesquisa está a um passo mais perto de fornecer às pessoas em todo o mundo, uma inovação necessária para ajudar a pôr fim nesta crise de saúde global. Bourla ainda completa dizendo que, os cientistas esperam compartilhar mais dados da eficácia e segurança, gerados por meio de milhares de voluntários nas próximas semanas.

Quero agradecer aos milhares de pessoas que se ofereceram para participar do ensaio clínico, nossos colaboradores acadêmicos e pesquisadores nos locais de estudo, e nossos colegas e colaboradores em todo o mundo que estão dedicando seu tempo a este empreendimento crucial”, agradeceu Bourla.

Popular

Início do Brasil nas Eliminatórias superou as expectativas, afirma técnico Tite

Para o técnico da seleção brasileira, Tite, o início da equipe nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo do Catar (2022) superou as...

Desfalcados e molhados, Corinthians e Palmeiras não saem do empate

O primeiro Derby Paulistano pela temporada 2021 acabou empatado. Na noite desta quarta-feira (3), debaixo de muita chuva, Corinthians e Palmeiras ficaram no 2...

Em meio à pandemia, atividade econômica cresce no Norte e Centro-Oeste

Mesmo em meio à pandemia de covid-19, que provocou a redução da atividade econômica em todo o país, as regiões Norte e Centro-Oeste registraram...

Estudo revela tamanho da desigualdade de gênero no mercado de trabalho

Levantamento divulgado hoje (4) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que 54,5% das mulheres com 15 anos ou mais integravam a força de...