quinta-feira, dezembro 8, 2022
HomeEsportesPalmeiras na Libertadores: elimina São Paulo e está na semifinal

Palmeiras na Libertadores: elimina São Paulo e está na semifinal

Palmeiras na Libertadores continua a ser sinónimo de sucesso. O clube se tornou o primeiro time brasileiro nas semifinais da atual edição da Copa Libertadores após derrotar o São Paulo por 3 a 0, na noite desta terça-feira (17) no Allianz Parque. O Verdão garantiu sua passagem graças a gols de Raphael Veiga, Dudu e Patrick de Paula.

Atual campeão, o Verdão espera agora AtléticoMG ou River Plate na semifinal. No primeiro jogo, disputado na Argentina, o Galo saiu na frente ao vencer o time comandado por Marcelo Gallardo por 1 a 0, com gol de Nacho.

A classificação do Palmeiras veio após as equipes empatarem por 1 a 1 no jogo de ida das quartas, na última terça-feira (10) no estádio do Morumbi. O time palestrino tinha a vantagem do empate por 0 a 0, mas a equipe conseguiu abrir o placar rapidamente atuando em seus domínios.

Atuando em casa, o Palmeiras começou ligado, e não demorou a abrir o placar. Aos 10 minutos, Zé Rafael ganhou de Arboleda e puxou contra-ataque do meio de campo. Ele se livrou da marcação de Daniel Alves, carregou até a intermediária adversária e rolou para Raphael Veiga, que, de dentro da área, bateu firme para superar o goleiro Tiago Volpi.

O São Paulo passou a propor jogo em busca do empate, enquanto o Verdão adotava uma postura mais reativa, guardando mais a defesa. Com isso, o placar permaneceu inalterado até o intervalo.

O Tricolor começou a etapa final melhor, mas o Palmeiras continuou mais eficiente. E o Palestra ampliou aos 21 minutos. Após Tiago Volpi defender parcialmente chute de Wesley, Danilo encontrou Dudu na entrada da área, que bateu com precisão, de direita, no ângulo, para marcar 2 a 0.

O Palmeiras tomou conta de vez do confronto, e chegou ao terceiro aos 32 minutos, quando o volante Patrick de Paula aproveitou sobra na entrada da área e chutou forte. A bola ainda desviou na defesa antes de entrar. Qualquer chance de virada foi por água abaixo aos 36 minutos, quando o atacante Vitor Bueno foi expulso após entrar de sola no zagueiro Gustavo Gómez.

Abel Ferreira elogia o Palmeiras na Libertadores na entrevista coletiva

Após o duelo, o técnico Abel Ferreira elogiou a exibição da equipe palmeirense. “Os jogadores foram bravos em todos os níveis, mentalmente fortes. É uma coisa que o brasileiro tem de evoluir, o lado mental. Tecnicamente a equipe foi perfeita, esteve no seu melhor, colocaram em campo a qualidade individual e coletiva. Taticamente foram perfeitos, conseguiu responder e bloquear nosso adversário. E fisicamente demos uma resposta. Deixei oito a descansar, a vida é feita de riscos. Com estes jogadores se tiver de assumir riscos não tem problema nenhum”, afirmou em entrevista coletiva.

O treinador também fez uma espécie de desabafo ao falar do seu relacionamento com a torcida do Palmeiras. Muitas vezes criticado por algumas opções de jogo e escolhas para formar o time titular, Abel fez questão de dizer que precisa de apoio e que o clube vai mais longe se todos estiverem juntos

“Tenho de fazer um desafio a nossa torcida, organizada ou não. Gostei muito de ver a decoração do nosso estádio. O desafio que faço aos nossos torcedores é que é muito melhor apoiar nossa equipe, decorar o nosso estádio do que pintar muros e falar mal dos jogadores. Ninguém quer ganhar mais do que nós. Sei que a torcida é muito exigente comigo e com os jogadores, mas também temos de ser exigentes. Temos de mudar a mentalidade”, disse Abel.

Ele continuou. “Não preciso que me apoiem quando ganhamos de 3 a 0 do São Paulo. Fizemos história mais uma vez. Foram estes jogadores. Não precisam de apoio agora, vão para casa todos contentes. Vocês podem fazer a diferença nos momentos maus. Aí vamos ver se são torcedores do Palmeiras ou torcedores das vitórias. Uma boa maioria está sempre conosco, é o que eu sinto, um carinho muito grande. Que esse carinho não seja apenas 70% e 30%. Precisa ser 100%. Ter fé e acreditar que é sempre possível fazer mais e melhor”, concluiu o português.

Após a classificação na Libertadores, o Palmeiras volta a entrar em campo no próximo domingo (22) contra o Cuiabá pelo Campeonato Brasileiro. No mesmo dia o São Paulo visita o Sport em Recife.

 

Com informações da Agência Brasil

Popular