sexta-feira, setembro 24, 2021
Home Nacional ONU Brasil destaca importância do Seminário Internacional do Criança Feliz

ONU Brasil destaca importância do Seminário Internacional do Criança Feliz

Evento vai tratar sobre a qualificação das ações do programa, com a presença de parceiros nacionais e internacionais

Considerado no ano passado o maior programa do mundo na área de inovação em educação e vencedor do prêmio Wise Awards, o Criança Feliz será debatido entre hoje (1)  e quinta-feira (3), durante o III Seminário Internacional – Programa Criança Feliz. E terá a participação dos principais parceiros do programa em âmbito global, como o Banco Mundial e o Programa Conjunto Fundo ODS (UNICEF, Pnud, UNFPA, Unesco e ONU Mulheres).

O Programa Conjunto Fundo ODS tem como objetivo incentivar os países no alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU).

Saiba mais: Expectativa de vida média no Brasil chega a 76 anos, diz estudo

No Brasil, é formado por um conjunto de agências parceiras (Unicef, Pnud, UNFPA, Unesco e ONU Mulheres), que participam ativamente do Criança Feliz, ao lado do Ministério da Cidadania, desenvolvendo conteúdos que auxiliem o trabalho dos visitadores, sobretudo no contexto da pandemia de Covid-19.

Nós sabemos que intervenções integradas na primeira infância são cruciais para melhorar as vidas das famílias e comunidades. O investimento no desenvolvimento das crianças a partir dos primeiros anos de vida é uma das formas mais eficazes de promover o crescimento econômico inclusivo…“, destaca o coordenador residente do Sistema ONU no Brasil, Niky Fabiancic.

Saiba mais: Governo pretende levar refugiados idosos venezuelanos para interior do Rio de Janeiro

É por isso que o Sistema ONU firmou parceria com o Ministério da Cidadania, por meio do Fundo Conjunto para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), para fortalecer o Programa Criança Feliz e ampliar o acesso dos municípios brasileiros a serviços essenciais para a promoção do desenvolvimento sustentável e para a implementação da Agenda 2030“, completa.

Fabiancic destacou também como os desafios vivenciados em 2020, sobretudo em relação às visitas domiciliares, resultaram na busca por soluções inovadoras para que as famílias continuassem apoiadas de forma segura durante a pandemia.

Capital humano

Além de representantes da ONU, outra participação internacional no seminário será do Banco Mundial. “O Banco Mundial colabora com os países para reduzir a pobreza e gerar oportunidades, especialmente para famílias em condições de pobreza e vulnerabilidade“, ressalta a economista Julieta Trias.

Investir na primeira infância é um dos investimentos mais inteligentes que um país pode fazer para reduzir a pobreza extrema, combater a desigualdade e desenvolver o capital humano necessário para que a economia cresça e se diversifique“, pondera.

Ainda de acordo com a economista, os primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento da criança. Durante essa etapa, o cérebro se desenvolve no ritmo mais rápido de toda a sua vida. Sendo assim, nesta fase as crianças começam a desenvolver habilidades que serão a base para o seu aprendizado na escola e a sua produtividade na vida adulta.

Julieta alerta que os primeiros 1.000 dias da criança são considerados uma janela de oportunidade. Se essa oportunidade for perdida, segundo ela, remediar seria muito mais caro e difícil em outra fase da vida.

O seminário é de suma relevância porque será um espaço no qual o Programa Criança Feliz poderá rever tanto as melhores práticas locais e internacionais quanto os desafios que outros programas semelhantes têm enfrentado no resto do mundo“, acredita.

Qualificação

O encontro contará ainda com a participação de fundações ligadas à infância, coordenadores estaduais e parceiros do Criança Feliz, governadores e secretários estaduais e municipais de Assistência Social.

Ao longo dos três dias de programação, o objetivo é propor estratégias estruturais para a promoção do desenvolvimento infantil e do fortalecimento de vínculos, por meio da qualificação das ações do programa, levando em consideração os diferentes contextos socioeconômicos, geográficos e culturais. As mesas temáticas serão transmitidas ao vivo pela internet.

A iniciativa do Governo Federal voltada para a primeira infância completou quatro anos em outubro com mais de um milhão de pessoas visitadas. São 898 mil crianças atendidas, 881 mil famílias acompanhadas e 202 mil gestantes orientadas em 2.928 municípios brasileiros.

Popular

Quem é Millie Bobby Brown?

Millie Bobby Brown é uma atriz e cantora britânica nascida na Espanha Nascida no dia 19 de fevereiro de 2004, em Marbella, localizada na Espanha,...

Confira o resultado da Federal do sábado (4)

O último resultado da Federal saiu no sábado, dia 4 de setembro O resultado da Loteria Federal do Concurso 5564 foi disponibilizado na noite do...

Fomento mercantil: o que é e qual o objetivo

Fomento mercantil é uma prática para pequenas e médias empresas O fomento mercantil ou comercial e como também é conhecido, factoring é um prática de...

Conheça os 9 melhores sites de emprego

Com a internet sites de emprego se tornaram populares entre profissionais sem ocupação. Confira os melhores sites de emprego no Brasil Uma das coisas mais...

Veja mais de 30 marcas que testam em animais

Marcas que testam em animais ganham visibilidade negativa na mídia  Os testes em animais não é algo recente e muitas marcas de cosméticos têm essa...

Caso Evandro vira podcast e série documentário

O caso Evandro aconteceu em abril de 1992 em Guaratuba no Paraná Em 1992, no dia 6 de abril, em Guaratuba, no litoral do Paraná,...

Palmeiras na Libertadores: elimina São Paulo e está na semifinal

Palmeiras na Libertadores continua a ser sinónimo de sucesso. O clube se tornou o primeiro time brasileiro nas semifinais da atual edição...

5 criptomoedas promissoras de 2021

Confira quais as criptomoedas promissoras do ano que valem seu investimento Nos últimos anos, um novo tipo de dinheiro entrou em cena, as chamadas criptomoedas...