terça-feira, julho 5, 2022
HomeEducaçãoOnde e como surgiu a primeira faculdade do Brasil?

Onde e como surgiu a primeira faculdade do Brasil?

Qual foi a primeira faculdade do Brasil: UFAM ou UFPR? Confira 

A primeira faculdade do Brasil é a Universidade de Manaus, no Amazonas. Criada em 1909, hoje é conhecida como Universidade Federal do Amazonas (UFAM). No período da sua criação, já existiam algumas instituições de ensino no Brasil, mas nenhuma considerada universidade, sendo ela a primeira. 

Na época, para uma instituição de ensino ser considerada uma universidade era preciso se enquadrar em alguns critérios, como por exemplo, ter um número considerável de alunos e cursos, estar adequada ao estatuto e ter seus documentos em dia com esse estatuto para essa consideração de universidade.

Quando o Brasil começou a ter ensino superior?

No Brasil o ensino superior chegou com a família real em 1808, porém o ensino não era por meio de uma universidade.

A primeira tentativa de criação de uma universidade no Brasil foi feita por Tiradentes, que por meio do movimento da inconfidência mineira, tentou realizar um tratado com Portugal  para criação de uma faculdade ou universidade no país, porém sem sucesso.

Quais as universidades mais antigas no mundo?

As universidades reconhecidas como as mais antigas em todo o mundo são:

  • Universidade de Bolonha (Itália) – 1088
  • Universidade de Oxford (Inglaterra) – 1096
  • Universidade de Paris (França) – 1170
  • Universidade de Modena (Itália) – 1175
  • Universidade de Cambridge (Inglaterra) – 1209
  • Universidade de Salamanca (Espanha) – 1218

Quantas universidades o Brasil tem?

De acordo com o catálogo de e-Mec, do Ministério da Educação de 2020, o Brasil possui 2.467 faculdades, 380 centros universitários e 205 universidades.

Qual a diferença entre Faculdade, Centro Universitário e Universidade?

A Faculdade é o começo de tudo, sendo instituições de ensino superior públicas ou privadas que geralmente são focadas em uma área específica de conhecimento. Além disso, dentre todas é a categoria mais limitada, com menos autonomia pedagógica e que oferece uma quantidade menor de cursos.

Já o Centro Universitário engloba uma ou mais áreas específicas de conhecimentos. Sendo maior que faculdades e menor que universidades, essa categoria de ensino superior pode ser pública ou privada, e possuem autonomia para criar, gerenciar e extinguir cursos e programas de ensino superior, dentro de sua sede.

Por fim, a Universidade consiste em uma instituição que deve cumprir todos os requisitos estabelecidos pelo MEC. Elas são instituições, públicas ou privadas, multidisciplinares e que se distinguem pela qualificação do corpo docente, ou seja, dos professores, e excelência do ensino. Além disso, têm total autonomia para criar, conduzir e extinguir seus cursos e programas.

Leia também: 5 melhores faculdades do Estados Unidos.

Popular