Pular para o conteúdo

Olympiacos faz história com vitória sobre Fiorentina na final da Conference League

Olympiacos faz história com vitória sobre Fiorentina na final da Conference League

Olympiacos supera Fiorentina na prorrogação e faz história no futebol grego

O Olympiacos se tornou o primeiro clube grego da história a conquistar um grande troféu europeu graças a uma vitória por 1 a 0 na prorrogação sobre a Fiorentina na final da Conference League de quarta-feira.

O atacante Ayoub El Kaabi, que teve uma primeira temporada sensacional na Grécia, foi o herói do Olympiacos, abaixando-se para cabecear o cruzamento de Santiago Hezze no minuto 116, quando parecia que a final iria para os pênaltis.

Os torcedores do Olympiacos naquela extremidade do Estádio Agia Sophia, a casa do clube rival AEK Atenas, explodiram de alegria, mas tiveram que adiar suas comemorações iniciais até uma longa e angustiante verificação do VAR finalmente confirmar o gol.

Foi um caso de déjà vu de partir o coração para a Fiorentina, que estava invicta no torneio desta temporada, depois de perder a final da Conference League do ano passado para o West Ham.

“Primeiro [título europeu] para o Olympiacos e primeiro para mim”, disse o atacante Stefan Jovetic, ex-jogador da Fiorentina, à TNT Sports. “Estou muito orgulhoso dos meus companheiros. Você viu a atmosfera aqui. Acho que fizemos um ótimo trabalho o ano todo e merecemos isso.”

“Só quero cumprimentar a Fiorentina, dois anos seguidos na final, é uma equipe incrível. É uma pena para eles, deram o seu melhor e desejo-lhes tudo de bom.”

“Eu não sabia se [a verificação do VAR] era por uma falta ou por impedimento, não tinha certeza, mas quando ele disse impedimento, eu sabia que era gol.”

Jovetic disse que “mal pode esperar” para voltar às comemorações “incríveis” que estavam acontecendo a menos de 20 quilômetros de distância, em Pireu, a cidade portuária ao sul de Atenas, onde o Olympiacos está sediado.

Torcedores do Olympiacos celebraram vitória na final da Conference League

Fotos e vídeos mostraram cenas selvagens e exuberantes, com milhares de torcedores reunidos nas ruas para comemorar, fogos de artifício e fumaça vermelha de sinalizadores enchendo o céu. O técnico espanhol do Olympiacos, Jose Luis Mendilibar, conquistou troféus europeus consecutivos depois de levar o Sevilla ao título da Liga Europa na temporada passada.

A vitória marca uma reviravolta impressionante para Mendilibar, que foi o terceiro técnico contratado pelo Olympiacos nesta temporada, depois que a equipe enfrentou um início difícil de campanha.

Que o Olympiacos chegaria à final parecia improvável há apenas algumas semanas, depois que a equipe perdeu por 4 a 1 em casa para o Maccabi Tel Aviv nas oitavas de final, mas uma vitória impressionante por 6 a 1 no jogo de volta virou a disputa.

O Olympiacos seguiu essa vitória com uma vitória ainda mais impressionante nos pênaltis contra o Fenerbahçe, em uma atmosfera reconhecidamente hostil, antes de superar o Aston Villa nas semifinais.

El Kaabi foi o herói também naquela ocasião, marcando cinco gols nas duas partidas contra a equipe da Premier League. O marroquino termina como o artilheiro do torneio com 11 gols em nove jogos, elevando seu total na temporada para 33 gols em 50 jogos em todas as competições.

A vitória do Olympiacos significa que a equipe se classifica para a Liga Europa da próxima temporada.