terça-feira, maio 18, 2021
Home Esportes Olimpíada de Tóquio está confirmada mesmo com piora da covid-19 no Japão

Olimpíada de Tóquio está confirmada mesmo com piora da covid-19 no Japão

Japão passa por 4ª onda da pandemia a menos de 100 dias da Olimpíada

A chefe da Olimpíada de Tóquio, Seiko Hashimoto, disse nesta sexta-feira (16) que o Japão está comprometido a realizar Jogos seguros no verão local, ao mesmo tempo em que uma disparada de casos de covid-19 levou a uma ampliação dos controles de contágio e apesar dos novos pedidos para que o evento seja adiado novamente ou cancelado.

O governo expandiu medidas quase emergenciais a dez regiões agora que uma quarta onda de infecções se dissemina, criando mais dúvidas sobre a possibilidade de sediar a Olimpíada na capital daqui a menos de 100 dias.

“Não estamos pensando em cancelar a Olimpíada”, disse a presidente da Tóquio-2020, Seiko Hashimoto, falando em nome do comitê organizador. “Continuaremos a fazer o que pudermos para implantar um regime de segurança minucioso que fará as pessoas se sentirem completamente seguras.”

O governo acrescentou Aichi, Kanagawa, Saitama e Chiba às seis regiões já sujeitas a controles de contágio, entre elas as cidades de Tóquio e Osaka.

Os principais especialistas de saúde japoneses reconheceram que a pandemia de covid-19 entrou em uma quarta onda.

Os casos diários atingiram um recorde de 1.209 em Osaka nesta sexta-feira (16), impulsionados por uma linhagem virulenta do vírus identificada pela primeira vez no Reino Unido. Ontem (15) Tóquio registrou 729 novas infecções, o maior número desde o começo de fevereiro, quando a maior parte do país estava em estado de emergência.

Quase dois terços dos japoneses disseram que a Olimpíada deveria ser adiada ou cancelada, mostrou uma pesquisa da Jiji News nesta sexta-feira.

Críticas governamentais

Uma autoridade do partido governista do Japão disse nesta quinta-feira que cancelar a Olimpíada de Tóquio deste ano continua sendo uma opção se a crise do coronavírus se agravar demais, lançando uma polêmica e criando um alvoroço nas redes sociais.

“Se não parecer mais possível (sediar a Olimpíada), temos que interrompê-la, decisivamente”, disse Toshihiro Nikai, secretário-geral do Partido Liberal Democrata, em comentários à emissora TBS. Segundo ele, o cancelamento é uma opção, “é claro”, disse, acrescentando: “Se a Olimpíada for disseminar infecções, então para que serve a Olimpíada?”

O Comitê Organizador da Olimpíada de Tóquio reagiu com um comunicado em que disse que todos os envolvidos nos preparativos dos Jogos continuam totalmente empenhados em realizá-los no verão local.

Como o Japão está às voltas com uma quarta onda de infecções pelo novo coronavírus, as dúvidas sobre a capacidade de Tóquio de sediar os Jogos de Verão voltaram à tona nas últimas semanas. O Japão está enfrentando um aumento de infecções de covid-19. Em Tóquio, os casos novos saltaram para 729 nesta quinta-feira, a maior cifra desde o início de fevereiro.

Mas autoridades do governo e da organização vêm repetindo que os Jogos acontecerão, e o fato de que um peso-pesado do partido governista tenha feito o comentário bastou para que este ganhasse destaque no noticiário doméstico. “Olimpíada Cancelada” era um dos assuntos mais comentados no Twitter japonês, acumulando quase 50 mil tuítes até a tarde local desta quinta-feira.

Mais tarde, Nikai emitiu um comunicado por escrito para explicar sua posição. “Quero que a Olimpíada e a Paralimpíada de Tóquio tenham sucesso. Ao mesmo tempo, quanto à questão de realizarmos [os Jogos] aconteça o que acontecer, não é este o caso. Foi isso que eu quis dizer com meus comentários”, afirmou.

Com informações da Agência Brasil

Popular

Olimpíada de Tóquio está confirmada mesmo com piora da covid-19 no Japão

A chefe da Olimpíada de Tóquio, Seiko Hashimoto, disse nesta sexta-feira (16) que o Japão está comprometido a realizar Jogos seguros no verão local,...

OMS: taxa de infecção por covid-19 está próxima do valor mais alto

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, disse hoje (16) que o número de novos casos de covid-19 por semana, em...

1,5 milhão de brasileiros estão com segunda dose da vacina contra covid-19 atrasada

Cerca de 1,5 milhão de brasileiros estão com a segunda dose da vacina contra a covid-19 atrasada. O dado foi trazido nesta terça-feira (13)...

Caixa inicia pagamento do auxílio emergencial a nascidos em abril

Trabalhadores informais nascidos em abril começam a receber hoje (13) a nova rodada do auxílio emergencial. O benefício terá parcelas de R$ 150 a...