quinta-feira, dezembro 8, 2022
HomeVariedadesO que é manchete e como escrever?

O que é manchete e como escrever?

Manchetes são títulos de destaque, geralmente usados em noticiários

Jornais e revistas costumam utilizar vários aspectos e recursos para chamar a atenção do leitor, como por exemplo, imagens, gráficos e manchetes.

O que é manchete?

Uma manchete é um título de destaque de uma notícia ou de uma revista. Geralmente é o título mais popular e importante do conteúdo, escrito com letras grandes e na sua grande parte fica na primeira página do jornal ou revista, antes mesmo da matéria.

Dicas de como escrever as melhores manchetes

Para escrever as melhores manchetes, alguns aspectos devem ser levados em consideração, como plataforma, público, contexto, etc. 

  • Plataforma

A plataforma é o instrumento onde a manchete será publicada, portanto é essencial conhecer como ela funciona. Por exemplo, um jornal impresso pode ter limitações de caracteres, por causa do espaço. Já uma revista ou jornal online, usar palavras-chaves na manchete é fundamental. Além disso, cada plataforma possibilita tons diferentes, como as mídias sociais permite ser mais informal.

  • Público

Conhecer o público é muito importante, para saber com quem exatamente se está falando. Por exemplo, uma revista juvenil, pode fazer uso de gírias, já um jornal sobre economia ou política deve ter uma abordagem mais séria e formal. Esse aspecto influencia muito em como a audiência recebe seu conteúdo, por isso, fique atento!

  • Seja direto

Uma boa manchete é aquela que além de chamar a atenção, também é direta e informativa sobre o que o leitor irá encontrar no conteúdo. Desse modo, manchetes que só tem a intenção de gerar curiosidade, por exemplo, “Em 50 segundos você se apaixonará, eu juro” não são recomendadas. Uma boa manchete já diz o que o leitor encontrará no conteúdo. Mas ainda sim, instigar a curiosidade é uma boa tática e para conseguir isso, uma boa ideia é utilizar as perguntas que os jornalistas fazem: o quê?; quem?, como?, quando?, onde? e por quê?.

  • Evite depender de contextos

Outra dica de como escrever uma boa manchete é não depender de contextos, ou seja, não é recomendado colocar no seu título termos ou siglas específicas, apenas em casos realmente necessários. Isso porque caso seu leitor não saiba do que se trata, as chances dele querer ler seu conteúdo são pequenas.

  • Gramática é muito importante

Uma ótima manchete, assim como um ótimo conteúdo é aquela que não possui erros gramaticais. Já imaginou se deparar com uma revista impressa com uma manchete com erros de gramática? Nada agradável, não é mesmo? Por isso, preste atenção na ortografia dos seus títulos.

  • Sua manchete possui TACT?

Uma manchete com TACT é um título com clareza, atratividade, veracidade e deve ser fácil de ser interpretado pelos leitores. Portanto, antes de mais escolher sua manchete, verifique se ela possui todos esses aspectos.

Saiba agora quais os os sites mais acessados do Brasil

Ranking universidades Portugal: quais são e como se candidatar?

Mais informações: Sobre os títulos

Popular