terça-feira, maio 18, 2021
Home Saúde Mundo tem 270 vacinas contra covid-19 em fase de testes

Mundo tem 270 vacinas contra covid-19 em fase de testes

Número faz parte de relatório de ações para o enfrentamento do coronavírus do Ministério da Saúde

Diante do dinamismo do cenário, bem como da rápida evolução das pesquisas para uma vacina segura e eficaz contra a Covid-19, o Ministério da Saúde divulgou nesta quinta-feira (19), o relatório do monitoramento das vacinas em desenvolvimento para imunizar a população brasileira. A pasta elaborou relatório que apresenta informações técnicas e científicas, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos (SCTIE).

A partir do cenário mundial, foram compiladas informações sobre as pesquisas em andamento, bem como o detalhamento de cada candidata em fase clínica de desenvolvimento (desenvolvedor, descrição do ensaio clínico em andamento, país de origem, nome da vacina, plataforma tecnológica, publicações científicas, informações estratégicas, dentre outras).

Saiba mais: São Paulo recebe hoje as primeiras 120 mil doses da vacina Coronavac

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, ressaltou que “o Brasil sempre estará ao lado de qualquer iniciativa que promova o acesso justo e equitativo a diagnósticos, vacinas e tratamentos e o fortalecimento de sistemas de saúde”.

Cenário Global

Até o momento, foram identificadas 270 vacinas em desenvolvimento contra a Covid-19, das quais 51 estão na fase clínica. O relatório apresenta o detalhamento das vacinas que estão em pesquisas com seres humanos.

Saiba mais: Cresce consumo de álcool entre mulheres brasileiras, mostra IBGE

O número de vacinas candidatas, com diferentes abordagens tecnológicas e provenientes de diferentes países, ilustra o esforço global na obtenção de uma tecnologia tão importante e necessária.

O desenvolvimento de uma vacina segura e eficaz contra a Covid-19 é uma prioridade diante da pandemia, uma vez que a imunização pode prevenir e conter a transmissão do Sars-CoV-2, reduzindo a morbimortalidade associada à doença.

Cenário Brasileiro

O Brasil aponta nesse cenário com 15 candidatas nacionais a novas vacinas contra Sars-CoV-2, todas elas na fase pré-clínica de desenvolvimento. São elas:

  • Vacina sintética do desenvolvedor Bio-Manguinhos/Fiocruz43
  • Vacina baseada em subunidade proteica do desenvolvedor Bio-Manguinhos/Fiocruz43
  • Vacina baseada em vetores virais do Instituto René Rachou (Fiocruz/MG) / Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Vacinas
  • Vacina de vírus inativado (vacina inativada) do Instituto Butantan/ Dynavax / PATH7
  • Vacina de Vesículas de membrana externa do Instituto Butantan45
  • Vacina baseada em partículas semelhantes a vírus do Instituto Butantan
  • Vacina baseada em partículas semelhantes a vírus do Instituto do Coração (Incor) em parceria com a Faculdade de Medicina da USP
  • Vacina de Ácido nucléico (DNA) do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP)
  • Vacina baseada em nanopartículas do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP)
  • Vacinas baseadas proteína recombinante da Universidade Federal de Viçosa
  • Vacina baseada em nanopartículas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP)
  • Vacina baseada em nanopartículas da Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Vacina de Ácido nucléico (DNA) do Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Vacina baseada em vetores virais da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos, Universidade de São Paulo (USP)

Fases Pré-Clínica e Clínica

As etapas de descoberta e de fase pré-clínica se referem à realização de estudos experimentais em células (in vitro) ou em modelos animais (in vivo). Esses modelos são desenvolvidos antes de começar as pesquisas em seres humanos, para descobrir se um medicamento, procedimento ou tratamento pode ser útil.

No caso das vacinas contra o Sars-CoV-2, o desenvolvimento de uma tecnologia inicia-se com a pesquisa aplicada em laboratório, a fim de investigar a estrutura do vírus, o comportamento e possíveis receptores/alvos, a partir dos quais um protótipo de vacina possa ser desenvolvido.

Obtido sucesso nas etapas anteriores, prossegue-se para a realização da pesquisa clínica, definida como aquela realizada em seres humanos, com o objetivo de avaliar a segurança e a eficácia de um procedimento ou tecnologia em teste.

Popular

Olimpíada de Tóquio está confirmada mesmo com piora da covid-19 no Japão

A chefe da Olimpíada de Tóquio, Seiko Hashimoto, disse nesta sexta-feira (16) que o Japão está comprometido a realizar Jogos seguros no verão local,...

OMS: taxa de infecção por covid-19 está próxima do valor mais alto

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, disse hoje (16) que o número de novos casos de covid-19 por semana, em...

1,5 milhão de brasileiros estão com segunda dose da vacina contra covid-19 atrasada

Cerca de 1,5 milhão de brasileiros estão com a segunda dose da vacina contra a covid-19 atrasada. O dado foi trazido nesta terça-feira (13)...

Caixa inicia pagamento do auxílio emergencial a nascidos em abril

Trabalhadores informais nascidos em abril começam a receber hoje (13) a nova rodada do auxílio emergencial. O benefício terá parcelas de R$ 150 a...