Depois de precisar de prorrogação para eliminar o minúsculo Cornellá, da terceira divisão, na semana passada, o Barcelona voltou a sofrer na Copa do Rei. A temporada da equipe catalã segue capengando sobre o comando do holandês Ronald Koeman, que ainda não conseguiu encontrar o melhor estilo de jogo para a equipe.
De todo modo, o Barcelona conseguiu superar a crise interna, os problemas em campo e falta de criatividade de alguns dos seus jogadores para avançar na competição. O time venceu de virada do Rayo Vallecano, da segunda divisão, e se classificou para as quartas de final da Copa do Rei
Como era de esperar em um time sem criatividade, as estrelas fazem a diferença. Nesta quarta-feira (27), a grande estrela foi ele, o argentino Lionel Messi, mais uma vez. Ele confirmou o histórico de bons resultados contra o Rayo, com 18 gols em 11 jogos. Nesta quarta, foi dele o tento que deu a vitória ao Barça.
O argentino, aliás, está precisando recuperar um pouco do prestígio que tem com o elenco e parte da torcida do Barcelona. Ele foi expulso há duas semanas na Supercopa no duelo diante do Athletic Bilbao, quando o Barça acabou derrotado e ficou sem o título da competição.
Nesta quarta, Messi foi decisivo. Além do gol de empate, o argentino e capitão da equipe encontrou um passe maravilhoso para Jordi Alba cruzar e De Jong concluir para o gol da virada.
O passe de Messi quebrou a defesa do Rayo e definiu o jogo. O adversário, atualmente na segunda divisão do futebol espanhol, fez uma partida digna, não se encolheu e encarou o Barcelona – chegou a estar na frente no placar e pressionou no fim. Não é mais novidade, o Barcelona não tem metido medo em muita gente.
Com o resultado, o Barcelona parece caminhar a passos largos para conquistar a competição, que pode significar o único título da equipe na atual temporada. Os grandes adversários vivos no torneio parecem ser o Sevilla, que se classificou ao fazer 3 a 0 no Valencia, e o Athletic Bilbao, que ainda joga pelas oitavas nesta quinta, contra o Alcoyano. Também estão nas quartas de final, além de Barcelona e Sevilla, Villareal, Bétis e Levante.
O vexame do rival
Na última semana, o Real Madrid acabou eliminado na terceira fase da Copa do Rei pelo Alcoyano, time da 3ª divisão do futebol espanhol. A partida foi disputada no Estádio El Collao, na cidade de Alcoi. Os merengues saíram na frente com Éder Militão, mas levaram a virada e terminaram com derrota por 2 a 1 na prorrogação.
A eliminação é mais um duro golpe para a temporada do Real Madrid, que na semana passada caiu diante do Athletic Bilbao nas semifinais da Supercopa da Espanha. O técnico Zidane, pressionado, tem sido constantemente cobrado pelo mau rendimento da equipe. O Alcoyano, por sua vez, consegue um feito histórico e avança às oitavas de final.
A derrota causou uma crise interna no time merengue. Zidane é pressionado para deixar o Real Madrid, mesmo com histórico vitorioso de títulos durante a primeira passagem como treinador do time.
Imagens divulgadas após a partida mostraram uma discussão entre os brasileiros Marcelo e Vinicius Jr. antes do segundo gol sofrido pelos madrilenhos. Marcelo, aliás, deve ser um dos atletas na barca de dispensa após o fim da atual temporada.
O time negocia com David Alaba, um dos melhores laterais do mundo e hoje vinculado ao Bayern de Munique. O jogador é tido como peça fundamental nos planos do Real Madrid para voltar a vencer a Liga dos Campeões da Europa. As negociações estão acontecendo, mas ainda não há sinal de desfecho.