domingo, fevereiro 28, 2021
Home Educação MEC divulga a abertura da seleção para doutorado-sanduíche no exterior

MEC divulga a abertura da seleção para doutorado-sanduíche no exterior

Com até 1.400 vagas disponíveis, candidatos devem comprovar proficiência no idioma da instituição de destino

Está aberto o processo seletivo para o Programa Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE) oferecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A seleção prevista no Edital nº 19/2020 permite que alunos matriculados em cursos de doutorado avaliados com nota quatro ou maior na última quadrienal, que comprovem fluência na língua estrangeira da instituição, façam parte de sua formação no exterior.

Heloísa Hollnagel, diretora de Relações Internacionais da CAPES, explicou que a habilidade no idioma de destino é exigida para que o aluno consiga interagir num laboratório internacional, melhorando sua experiência: “Eu recomendo a todos que têm intenção de fazer mobilidade que invistam no aprimoramento de um segundo idioma para facilitar a sua formação e ampliar a produção cientifica brasileira em coautoria”.

Saiba mais: Hungria oferece 250 bolsas de ensino superior a brasileiros

O Edital oferece até 1.400 bolsas aos doutorandos, que deverão voltar ao Brasil para defender sua tese após a vigência do benefício, que terá duração entre quatro e seis meses. Os benefícios da bolsa, além de mensalidade são: Seguro saúde e auxílio instalação.

As instituições têm até o dia 12 de março do próximo ano para fazerem a seleção interna dos candidatos e divulgarem seus resultados. A inscrição no sistema da CAPES será feita de 15 de março a 1º de abril. Após homologação, emissão das cartas de concessão e todos os trâmites necessários para a implementação das bolsas, as atividades no exterior poderão ser iniciadas entre julho e setembro de 2021.

Saiba mais: MEC abre mais de 20 mil bolsas em institutos federais e vagas de residência

O objetivo do programa é apoiar a formação de recursos humanos de alto nível por meio da concessão de bolsas de doutorado sanduíche no exterior aos cursos de Doutorado reconhecidos pela CAPES. O estágio no exterior deve contemplar, prioritariamente, a realização de pesquisas em áreas do conhecimento menos consolidadas no Brasil.

Experiência

Em 2014, durante o doutorado em Entomologia no Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA), Itanna Fernandes desenvolveu parte de seus estudos como bolsista PDSE no Smithsonian Institution, em Washington (EUA). Ela contou que para entender como um grupo de formigas, distribuído mundialmente, evoluiu e se diversificou pelo planeta, precisava de um grande laboratório de desse apoio financeiro e logístico à sua pesquisa.

No local onde desenvolveu o estudo, Itanna conviveu com pessoas de vários lugares do mundo. Além da parte analítica, quando trabalhou na bancada para extrair DNA das formigas e analisá-las, ela pode observar vários sotaques falados em simultâneo, no ambiente: “foi uma experiência cultural e profissional grandiosa”.

PSDE

O PDSE foi instituído em 2011, em substituição ao Doutorado Sanduíche Balcão e ao Programa de Doutorado no País com Estágio no Exterior (PDEE). A alteração visou dar maior agilidade no processo de implementação das bolsas de estágio de doutorando no exterior.

A Pró-Reitoria de Pós-graduação das IES, ou órgão equivalente, é responsável por divulgar o PDSE, homologar as candidaturas aprovadas pelos programas de pós-graduação elegíveis, divulgar os resultados, realizar o acompanhamento dos bolsistas e egressos, mantendo a CAPES informada sobre o andamento do estágio no exterior e garantindo o cumprimento das normas do PDSE.

Os Programas de Pós Graduação participantes do Programa CAPES-PrInt não poderão indicar estudantes para o PDSE.

Popular

ONU alerta para agravamento da insegurança alimentar na América Central

O nível de insegurança alimentar está aumentando fortemente na América Central, onde quatro países enfrentam crises econômicas motivadas pela pandemia do novo coronavírus e catástrofes...

Netflix acrescenta novo filme sobre Pelé no rol de documentários

Um novo filme sobre Pelé é o mais recente lançamento de uma série de documentários que tem sido descrita como a era de ouro...

Flamengo vence Inter de virada e assume a liderança do Brasileiro

O Flamengo venceu o Internacional de virada por 2 a 1 na tarde deste domingo (21) no Maracanã em partida válida pela 37ª rodada do Campeonato...

Após 9º título do Australian Open, Djokovic desabafa sobre críticas: “Sou um ser humano”

Na manhã deste domingo (21), no horário de Brasília, o sérvio Novac Djokovic venceu o russo Daniil Medvedev na final do Aberto da Austrália,...