Só no Instituto Federal Sul-riograndense são 20 mil lugares para cursos gratuitos
O portal do Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira (10) o processo seletivo para as bolsas do Instituto Federal Sul-riograndense: ao todo são 20 mil vagas para cursos gratuitos. Além deles, foi divulgado também a abertura das inscrições para seleção de residentes do Complexo Hospitalar da Rede Ebserh no programa da Universidade Federal do Pará (UFPA), no estado do Pará.
As inscrições para o Instituto Federal Sul-riograndense, podem ser realizadas por meio do link do Instituto. As aulas terão início no dia 30 de novembro e ocorrerão, exclusivamente, a distância, fator que viabiliza a participação de interessados de qualquer cidade ou região do país.
Saiba mais: Hungria oferece 250 bolsas de ensino superior a brasileiros
As vagas estão divididas entre os cursos de assistente administrativo, assistente de controle de qualidade, gestor de microempresa, montador e reparador de computadores, operador de computador e programador web. Para o curso operador de computador, o requisito de escolaridade é a conclusão do 5º ano do ensino fundamental. Para ingressar nos demais cursos é exigido o ensino fundamental completo.
A oferta é resultado de uma parceria entre a instituição de ensino e o Programa Novos Caminhos do Ministério da Educação (MEC), que viabilizará a abertura de 36 mil vagas em cursos de qualificação profissional até o 2º semestre de 2021.
Saiba mais: CAPES e UEMA firmam parceria para oferta de cursos online e gratuitos
Ao longo de 2020, uma das prioridades do Programa Novos Caminhos foi o fomento às oportunidades de educação profissional a distância, para preparar os estudantes para o mundo do trabalho durante o período de distanciamento social devido à pandemia de Covid-19. Ao todo, foram oferecidas 253 mil vagas em cursos oferecidos a partir de parcerias com instituições de ensino estaduais, municipais e federais.
Área da saúde
Estão abertas também as inscrições para os programas de residência médica e multiprofissional da Universidade Federal do Pará (UFPA), turma 2021, que acontecem no Complexo Hospitalar Universitário – que é vinculado à Rede Ebserh –, no Instituto de Ciências da Saúde e nos campi de Bragança e Castanhal.
São ofertadas vagas nas áreas de Medicina, Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional, Odontologia e Medicina Veterinária. Os interessados podem se inscrever até o dia 6 de dezembro pelo site do Centro de Processos Seletivos (CEPS/UFPA), acessando os editais das Residências Médica e Multiprofissional.
Na área médica, o processo oferece vagas nas especialidades de Anestesiologia, Clínica Médica, Cirurgia Básica, Cirurgia Geral, Cirurgia do Aparelho Digestivo, Dermatologia, Endocrinologia, Geriatria, Ginecologia e Obstetrícia, Infectologia, Medicina da Família e da Comunidade, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Pediatria e Pneumologia.
Os cursos têm a duração de dois a três anos, a depender da especialidade, e concentram suas atividades nos hospitais de ensino Bettina Ferro de Souza e João de Barros Barreto, que compõem o Complexo Hospitalar da UFPA/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Ao todo 62 vagas estão abertas para essa modalidade.
Já a Residência Multiprofissional possui 90 vagas nos programas de Oncologia, Saúde do Idoso, Atenção ao Paciente Crítico, estes do Complexo Hospitalar; Saúde da Mulher e da Criança realizada em parceria com o Hospital Santo Antonio Maria Zaccaria/Bragança; e Enfermagem Obstétrica e Atenção à Clínica Integrada, estes do Instituto de Ciências da Saúde (ICS).
Há também os programas de Medicina Veterinária que acontecem no campus de Castanhal, nas áreas de Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais, Clínica Médica e Cirúrgica de Animais Silvestres e Clínica Médica e Reprodução de Ruminantes e Equídeos.
A seleção desse ano obedece às medidas de proteção contra o coronavírus elaboradas pelo CEPS/UFPA, que seguem os protocolos da Organização Mundial da Saúde, como aferição de temperatura nos locais de prova, assepsia das mãos e dos calçados, higienização das salas de prova, além da obrigatoriedade do uso de máscara.
As etapas do processo seletivo constituem prova objetiva, que será aplicada no dia 10 de janeiro de 2021 (à tarde) e análise de currículo. As atividades dos programas iniciam no primeiro dia útil de março de 2021. A lista de documentos para inscrição e os itens que serão avaliados constam nos editais da seleção.