Pular para o conteúdo

Matheus Cunha, Vini Jr e Raphinha dominam seleção e ganham espaço com Tite

Jovens desbancam jogadores consagrados para ocuparem lugar de destaque na equipe um ano antes da Copa do Mundo

Faltando um ano para a Copa do Mundo, o Brasil já carimbou o passaporte rumo ao Catar. A competição, que reúne as melhores seleções do mundo e certamente será um sucesso de apostas esportivas bonus, também poderá ver um Brasil renovado, repleto de jovens jogadores, mas que já demonstram ter muita personalidade. Tanto que estão ganhando cada vez mais moral com o técnico Tite.

Líder absoluto das Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo, com 34 pontos, o Brasil está cada vez mais equilibrado tática e tecnicamente. A equipe tem conseguido mostrar um bom futebol, sem sofrer gols e com atuações consistentes. Se nem sempre o show é possível, ao menos a derrota também passa longe desta seleção. Sob o comando de Tite, foram apenas 5 derrotas desde junho de 2016.

Boa parte desse momento positivo que a seleção vive tem a ver com uma postura adotada pelo técnico Tite de valorizar a garotada. Durante a transmissão da partida diante da Argentina, que terminou empatada por 0 a 0, o narrador Galvão Bueno, da TV Globo, disse: “a garotada está pedindo passagem”. Dado a exageros, desta vez o narrador foi preciso ao analisar o momento da equipe brasileira.

Jogadores como Paquetá, do Lyon, e Raphinha, do Leeds United, dominaram suas posições. O atleta do clube francês, ex-jogador do Flamengo, é o principal articulador da equipe e tem feito boas dobradinhas com Neymar. O atacante do clube inglês, por sua vez, tem sido um desafogo para o camisa 10 brasileiro, dividindo a responsabilidade na hora de partir para cima dos adversários.

Outros jogadores querem vaga na Copa do Mundo

Além deles, mais consolidados com Tite, outros nomes começam a despontar e beliscar uma vaga no Mundial. O primeiro é Vini Jr, um dos principais jogadores do Real Madrid na atual temporada e parceiro de Benzema no ataque espanhol. O brasileiro vive uma ótima fase, com 9 gols na atual temporada. Juntos, Vini Jr e Benzema responderam por 23 dos 37 gols do Real Madrid até o momento. É muita coisa.

Por incrível que pareça, Vini Jr. havia ficado de fora da lista inicial de Tite para os jogos contra Colômbia e Argentina. O atleta só foi chamado após o atacante Firmino, do Liverpool, ser cortado por lesão. 

Titular contra a Argentina, Vini Jr. suportou a pressão e a pancadaria no gramado do estádio San Juan. Habilidoso e com personalidade, teve boas oportunidades para marcar e não se escondeu do jogo em nenhum momento. Certamente deixou uma imagem positiva e uma dúvida na cabeça de Tite para as próximas listas da seleção nos jogos que restam antes do mundial.

Outro que colocou uma pulga atrás da orelha no técnico brasileiro é o atacante Matheus Cunha. Campeão olímpico neste ano nos Jogos de Tóquio, o atleta do Atlético de Madrid começou o duelo contra a Colômbia, na semana passada, como reserva. 

Contra a Argentina o papo foi outro. Ele foi titular na vaga de Gabriel Jesus, que não marca pela seleção desde julho de 2019, em partida válida pela Copa América. Jogando com mais mobilidade, Cunha se movimentou e, inclusive, quase fez um gol do meio campo. Ele foi elogiado por comentaristas após o duelo.

Ainda falta um bom tempo para a Copa do Mundo e muita coisa pode acontecer. Mas o fato é que Raphinha, Matheus Cunha e Vini Jr. ganharam espaço na seleção de Tite. A garotada está pedindo passagem e vai atropelar quem ficar no caminho deles!

Veja mais sobre Matheus Cunha:

Matheus Cunha Instagram

Matheus Cunha Transfermarkt