terça-feira, maio 18, 2021
Home Educação Estrangeiros tem até final da semana para prestar teste de Língua Portuguesa

Estrangeiros tem até final da semana para prestar teste de Língua Portuguesa

Participantes do Celpe-Bras 2020 contam com novidades, como aumento de três para quatro dias de aplicação e ampliação dos recursos de acessibilidade

A partir desta terça-feira (8) até o dia 11 de dezembro ocorre a aplicação do exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) 2020. Destinado a estrangeiros que querem comprovar proficiência em língua portuguesa, o exame traz algumas novidades nesta edição.

Apesar de não ser obrigatório, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recomenda que o participante leve o Cartão de Confirmação da Inscrição no dia de aplicação. O documento contém número de inscrição, data, hora e local do exame e pode ser acessado no Sistema Celpe-Bras.

Saiba mais: MEC divulga a abertura da seleção para doutorado-sanduíche no exterior

Para realizar a prova, os inscritos devem apresentar, obrigatoriamente, passaporte ou documento de identificação original com foto, válido no país de realização do exame.

Caso não possa utilizar a via original por motivo de extravio, perda, furto ou roubo, o inscrito poderá fazer as provas, desde que apresente registro de ocorrência expedido por órgão policial ou equivalente há, no máximo, 90 dias do primeiro dia de aplicação do exame e submeta-se à identificação especial, voltada à coleta de informações pessoais, com o objetivo de comprovar a identidade.

Saiba mais: MEC divulga cronogramas para Prouni e Fies de 2021

O participante que apresentar a via original do documento danificada, ilegível ou com fisionomia diferente, que não permita a completa identificação, também só poderá prestar as provas ao submeter-se à identificação especial.

Devido à situação de pandemia e aos procedimentos de prevenção à disseminação da COVID-19, serão adotados pelos postos aplicadores o distanciamento social entre os participantes; a utilização de álcool em gel pelos participantes e colaboradores, durante a aplicação; o uso de máscara para proteção no local de provas, caso a legislação vigente preveja a obrigatoriedade.

Os horários e locais de aplicação das provas são estabelecidos pelos postos aplicadores, em cada país, de acordo com o edital do Celpe-Bras. Nos dias de realização do exame, o participante deverá comparecer ao local nos horários estabelecidos, com antecedência mínima de 30 minutos do horário previsto para o início das provas. É proibida a entrada do participante que chegar ao local de prova após o horário estabelecido pelo posto aplicador.

Confira o cronograma do Celpe-Bras 2020

  • 8 de dezembro: aplicação da parte escrita (matutino)
  • 8 de dezembro: aplicação da parte oral (vespertino)
  • 9 de dezembro: aplicação da parte oral (matutino e vespertino)
  • 10 de dezembro: aplicação da parte oral (matutino e vespertino)
  • 11 de dezembro: aplicação da parte oral (matutino e vespertino) 

Orientações:

  • Compareça ao posto aplicador com antecedência mínima de 30 minutos do horário previsto para o início das provas.
  • Leve documento de identificação válido.
  • Caso necessite comprovar sua presença no exame, apresente a Declaração de Comparecimento impressa na porta da sala, conforme especifica o edital do Celpe-Bras 2020.
  • Guarde, antes de entrar na sala de provas, em envelope porta-objetos, o telefone celular e equipamentos eletrônicos desligados, além de outros pertences.
  • Mantenha, debaixo da carteira, o envelope porta-objetos, lacrado e identificado, desde o ingresso na sala de provas até a saída definitiva da sala.
  • Reporte-se ao aplicador da sala no caso de qualquer ocorrência em relação aos materiais de aplicação, para que sejam tomadas providências.
  • Assine, nos espaços designados, todos os documentos do exame.
  • Transcreva as respostas do Caderno de Questões para a Folha de Resposta, de acordo com as instruções.
  • Aguarde, na sala de provas, até que seja autorizado o início do exame, cumprindo as determinações do aplicador.
  • Permita que o lanche seja vistoriado pelo aplicador.
  • Compareça ao local de provas utilizando máscara para proteção à COVID-19. O uso de máscara será exigido nos países em que a legislação vigente preveja a obrigatoriedade.

Popular

Olimpíada de Tóquio está confirmada mesmo com piora da covid-19 no Japão

A chefe da Olimpíada de Tóquio, Seiko Hashimoto, disse nesta sexta-feira (16) que o Japão está comprometido a realizar Jogos seguros no verão local,...

OMS: taxa de infecção por covid-19 está próxima do valor mais alto

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, disse hoje (16) que o número de novos casos de covid-19 por semana, em...

1,5 milhão de brasileiros estão com segunda dose da vacina contra covid-19 atrasada

Cerca de 1,5 milhão de brasileiros estão com a segunda dose da vacina contra a covid-19 atrasada. O dado foi trazido nesta terça-feira (13)...

Caixa inicia pagamento do auxílio emergencial a nascidos em abril

Trabalhadores informais nascidos em abril começam a receber hoje (13) a nova rodada do auxílio emergencial. O benefício terá parcelas de R$ 150 a...