quarta-feira, setembro 28, 2022
HomeEducaçãoEstrangeiros tem até final da semana para prestar teste de Língua Portuguesa

Estrangeiros tem até final da semana para prestar teste de Língua Portuguesa

Participantes do Celpe-Bras 2020 contam com novidades, como aumento de três para quatro dias de aplicação e ampliação dos recursos de acessibilidade

A partir desta terça-feira (8) até o dia 11 de dezembro ocorre a aplicação do exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) 2020. Destinado a estrangeiros que querem comprovar proficiência em língua portuguesa, o exame traz algumas novidades nesta edição.

Apesar de não ser obrigatório, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recomenda que o participante leve o Cartão de Confirmação da Inscrição no dia de aplicação. O documento contém número de inscrição, data, hora e local do exame e pode ser acessado no Sistema Celpe-Bras.

Saiba mais: MEC divulga a abertura da seleção para doutorado-sanduíche no exterior

Para realizar a prova, os inscritos devem apresentar, obrigatoriamente, passaporte ou documento de identificação original com foto, válido no país de realização do exame.

Caso não possa utilizar a via original por motivo de extravio, perda, furto ou roubo, o inscrito poderá fazer as provas, desde que apresente registro de ocorrência expedido por órgão policial ou equivalente há, no máximo, 90 dias do primeiro dia de aplicação do exame e submeta-se à identificação especial, voltada à coleta de informações pessoais, com o objetivo de comprovar a identidade.

Saiba mais: MEC divulga cronogramas para Prouni e Fies de 2021

O participante que apresentar a via original do documento danificada, ilegível ou com fisionomia diferente, que não permita a completa identificação, também só poderá prestar as provas ao submeter-se à identificação especial.

Devido à situação de pandemia e aos procedimentos de prevenção à disseminação da COVID-19, serão adotados pelos postos aplicadores o distanciamento social entre os participantes; a utilização de álcool em gel pelos participantes e colaboradores, durante a aplicação; o uso de máscara para proteção no local de provas, caso a legislação vigente preveja a obrigatoriedade.

Os horários e locais de aplicação das provas são estabelecidos pelos postos aplicadores, em cada país, de acordo com o edital do Celpe-Bras. Nos dias de realização do exame, o participante deverá comparecer ao local nos horários estabelecidos, com antecedência mínima de 30 minutos do horário previsto para o início das provas. É proibida a entrada do participante que chegar ao local de prova após o horário estabelecido pelo posto aplicador.

Confira o cronograma do Celpe-Bras 2020

  • 8 de dezembro: aplicação da parte escrita (matutino)
  • 8 de dezembro: aplicação da parte oral (vespertino)
  • 9 de dezembro: aplicação da parte oral (matutino e vespertino)
  • 10 de dezembro: aplicação da parte oral (matutino e vespertino)
  • 11 de dezembro: aplicação da parte oral (matutino e vespertino) 

Orientações:

  • Compareça ao posto aplicador com antecedência mínima de 30 minutos do horário previsto para o início das provas.
  • Leve documento de identificação válido.
  • Caso necessite comprovar sua presença no exame, apresente a Declaração de Comparecimento impressa na porta da sala, conforme especifica o edital do Celpe-Bras 2020.
  • Guarde, antes de entrar na sala de provas, em envelope porta-objetos, o telefone celular e equipamentos eletrônicos desligados, além de outros pertences.
  • Mantenha, debaixo da carteira, o envelope porta-objetos, lacrado e identificado, desde o ingresso na sala de provas até a saída definitiva da sala.
  • Reporte-se ao aplicador da sala no caso de qualquer ocorrência em relação aos materiais de aplicação, para que sejam tomadas providências.
  • Assine, nos espaços designados, todos os documentos do exame.
  • Transcreva as respostas do Caderno de Questões para a Folha de Resposta, de acordo com as instruções.
  • Aguarde, na sala de provas, até que seja autorizado o início do exame, cumprindo as determinações do aplicador.
  • Permita que o lanche seja vistoriado pelo aplicador.
  • Compareça ao local de provas utilizando máscara para proteção à COVID-19. O uso de máscara será exigido nos países em que a legislação vigente preveja a obrigatoriedade.

Popular