terça-feira, abril 20, 2021
Home Esportes Início do Brasil nas Eliminatórias superou as expectativas, afirma técnico Tite

Início do Brasil nas Eliminatórias superou as expectativas, afirma técnico Tite

Em entrevista à Fifa, técnico também falou sobre mudança de comportamento de Neymar

Para o técnico da seleção brasileira, Tite, o início da equipe nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo do Catar (2022) superou as suas expectativas (o Brasil venceu todas as suas partidas nas quatro rodadas iniciais). Em entrevista à Federação Internacional de Futebol (Fifa), o treinador também falou da mudança do papel de Neymar na equipe.

“A qualidade que mostramos em três dos jogos superou minhas expectativas, e contra a Venezuela lutamos muito. É um processo de crescimento. Os pontos refletem o desempenho da equipe, e nosso total me impressiona”, diz o treinador, que prevê dificuldades nas próximas rodadas da competição, quando enfrenta a Colômbia e a Argentina. “São dois jogos muito importantes. As eliminatórias são muito equilibradas. Os dois jogos contra a Colômbia nas últimas eliminatórias foram, tecnicamente, os dois melhores jogos que disputamos […]. E a Argentina tem ótimos jogadores. Para mim, Brasil e Argentina, além de ser uma eliminatória da Copa do Mundo, é outra competição em si”, afirma.

Na entrevista o treinador também foi questionado sobre aquele que é considerado o líder técnico da seleção, o atacante Neymar, do PSG (França). Tite avalia que o camisa 10 da seleção brasileira mudou a sua forma de jogar, deixando de ser apenas um jogador de conclusão de jogadas, para ajudar também na criação: “Ele expandiu sua área de atuação, e, além de artilheiro, cria jogadas para os outros. Agora é o que chamamos de arco e flecha”.

Ao falar do seu camisa 10, o treinador revela seus votos para o prêmio de melhor jogador do mundo. E Neymar aparece na primeira posição. “Antes de se machucar, Neymar estava, mesmo para seus próprios padrões, em uma forma fantástica. Lewandowski [o segundo jogador em quem votou] é um atacante incrível. De Bruyne [o terceiro] é capaz de fazer coisas que outros não podem. Sua improvisação, sua determinação. Adoro vê-lo jogar”, afirma Tite.

Além disso, o comandante do Brasil é questionado sobre as melhores seleções da atualidade. E Tite afirma que merecem destaque a Itália, que “tem um equilíbrio maior entre o jogo defensivo [caracteristicamente, historicamente pelo que são conhecidos] e o jogo ofensivo”, a Bélgica, que “tem essa grande geração […], tem um grande talento individual e um dos jogadores mais talentosos do mundo, De Bruyne”, e a França, que “também é muito forte”.

Tite também falou sobre a importância do meia Phillipe Coutinho. Por vezes questionado, o meia do Barcelona é titular com frequência na equipe do treinador. “Desde que assumi, a seleção brasileira passou por fases. A fase mais memorável foi nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018 . Foi a melhor versão da Seleção. Criamos muitas chances, marcamos muitos gols, sofremos poucos, fomos consistentes. E tocamos de uma maneira muito bonita. O Coutinho, nessas eliminatórias, era o que chamo de ‘float externo’. Primeiro ele estava com a direita, dada a liberdade de criar. Depois, quando o Renato [Augusto] se lesionou, jogou no centro numa função um pouco parecida com a que jogou no Liverpool. Ele também era bom lá. Ele passou por altos e baixos, mas é um grande jogador e está em grande forma”, disse.

Por fim, Tite também falou sobre o treinador com quem mais aprendeu. A lista é vasta, mas o preferido é um italiano: Carlo Ancelotti. “A forma como Simeone organiza suas equipes é notável. Guardiola, suas táticas ofensivas, capacidade de dividir as equipes são realmente impressionantes. Bianchi tem uma capacidade incrível de tirar o melhor proveito de seus jogadores em grandes finais. Algumas das ideias táticas de Cruyff eram fantásticas. Mas sem dúvida foi o que mais aprendi com Ancelotti. Ele vê o jogo de uma forma diferente e única”, finaliza.

Fonte: Agência Brasil

Popular

Olimpíada de Tóquio está confirmada mesmo com piora da covid-19 no Japão

A chefe da Olimpíada de Tóquio, Seiko Hashimoto, disse nesta sexta-feira (16) que o Japão está comprometido a realizar Jogos seguros no verão local,...

OMS: taxa de infecção por covid-19 está próxima do valor mais alto

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, disse hoje (16) que o número de novos casos de covid-19 por semana, em...

1,5 milhão de brasileiros estão com segunda dose da vacina contra covid-19 atrasada

Cerca de 1,5 milhão de brasileiros estão com a segunda dose da vacina contra a covid-19 atrasada. O dado foi trazido nesta terça-feira (13)...

Caixa inicia pagamento do auxílio emergencial a nascidos em abril

Trabalhadores informais nascidos em abril começam a receber hoje (13) a nova rodada do auxílio emergencial. O benefício terá parcelas de R$ 150 a...