segunda-feira, dezembro 6, 2021
Home Saúde IBGE: Sobe para 25,7 mi, número de pessoas que fizeram testes para...

IBGE: Sobe para 25,7 mi, número de pessoas que fizeram testes para Covid-19 até outubro

Pesquisa informa ainda, que deste montante 5,7 milhões de pessoas testaram positivo para a doença

O número de pessoas que fizeram algum teste de diagnóstico da Covid-19 subiu para 25,7 milhões em outubro. Desse total, cerca de 5,7 milhões testaram positivo para doença, o que corresponde a 22,4% das pessoas que fizeram teste e 2,7% da população. Os dados são da PNAD COVID19, divulgada hoje (1) pelo IBGE.

Em agosto, quando essas informações começaram a ser disponibilizadas, 17,9 milhões haviam feito algum teste e 3,9 milhões haviam recebido o diagnóstico positivo para o novo coronavírus.“Frente a setembro mais 3,7 milhões de pessoas fizeram algum teste e 897 mil testaram positivo”, diz a coordenadora da pesquisa, Maria Lúcia Vieira.

Saiba mais: Fiocruz alerta sobre aumento de casos e óbitos decorrentes de covid-19

Maria Lúcia ainda detalha que pessoas entre 30 a 59 anos de idade (16,5%) e 20 a 29 anos (14,2%) fizeram mais testes do que idosos acima dos 60 anos (10,9%). E que o percentual de realização dos testes foi maior no grupo das pessoas que ganhavam mais de quatro salários mínimos (24,6%) e que tinham nível superior completo (25,0%).

Entre as unidades da federação, o Distrito Federal (23,9%) teve o maior percentual de pessoas que realizaram testes em outubro, seguido pelo Piauí (19,1%) e por Goiás (18,9%). Os menores percentuais foram registrados em Pernambuco (7,9%), no Acre (7,9%) e em Minas Gerais (9,3%).

Saiba mais: Com o fim das eleições municipais, governador de SP decide voltar a Fase Amarela

Os exames mais realizados foram o teste rápido com coleta de sangue por um furo no dedo (11,4 milhões) e o SWAB, procedimento em que o material é coletado com cotonete na boca e/ou nariz do paciente (10,7 milhões). Outros 7,4 milhões fizeram o exame com sangue retirado na veia do braço.

A pesquisa também apontou queda no contingente daqueles que relataram ter algum sintoma de síndromes gripais. Em outubro, 7,8 milhões de pessoas afirmavam ter algum dos sintomas abordados pela pesquisa, dentre eles, tosse, febre e dificuldade para respirar. Esse número representa 3,7% da população brasileira. Em maio, quando a pesquisa foi iniciada, 24 milhões, ou 11,4% dos brasileiros, apresentavam algum dos sintomas.

9,7 milhões de pessoas não respeitam o distanciamento

Em outubro, a flexibilização das pessoas quanto ao distanciamento social continuou crescendo. O número de pessoas que não tomou nenhuma medida de restrição para evitar o contágio pelo novo coronavírus aumentou 3,3 milhões em um mês, chegando a 9,7 milhões de pessoas, o que equivale a 4,6% dos 211,5 milhões de residentes no país.

Do mesmo modo, o grupo de pessoas que ficou rigorosamente isolado reduziu para 26,3 milhões, menos 8,2 milhões na comparação com setembro.

A maior parte da população (93,8 milhões) afirmou ter reduzido o contato com outras pessoas, mas continuou saindo de casa ou recebendo visitas, 9,7 milhões a mais na comparação com setembro. Já quem ficou em casa e só saiu em caso de necessidade somou 80,7 milhões. Esse número reduziu em 4,6 milhões de um mês para o outro.

De 29 mi de domicílios, uma pessoa recebeu auxílio emergencial

A PNAD COVID19 informa, também, que o percentual de domicílios onde ao menos um morador recebeu algum auxílio para enfrentar a pandemia foi de 42,2%. Em setembro era de 43,6%. Foram atendidos cerca de 29 milhões de domicílios em outubro frente aos 29,9 milhões de setembro. O valor médio do benefício recebido pela população foi de R$ 688 por domicílio.

“O percentual de domicílios onde algum morador recebia auxílio emergencial vem reduzindo há três meses”, diz Maria Lucia, detalhando que as regiões que têm mais domicílios com pessoas recebendo auxílio continuaram sendo Norte (58,4%) e Nordeste (56,9%). “Esse percentual ficou estável em todas as grandes regiões. Entre os estados, o Amapá (68,6%) foi estado com maior proporção, seguido de Maranhão (61,4%) e Pará (62,2%)”, diz a pesquisadora.

Entre os tipos de auxílio abordados pela pesquisa, estão o emergencial, destinado a trabalhadores informais, microempreendedores individuais (MEI), autônomos e desempregados, e a complementação do Governo Federal pelo Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda.

46 milhões de alunos sem aula

A pesquisa também mostra que, em outubro, dos 46,4 milhões de estudantes que estavam matriculados em escolas e universidades, 6,1 milhões (13,2%) não tiveram atividade escolar. Esse número, porém, é menor que o registrado em setembro (6,7 milhões). A maioria, 39,3 milhões (84,7%), teve alguma tarefa escolar. Já o restante estava de férias (2,1%).

Do total de estudantes com atividade escolar, apenas 25,2 milhões (64,2%) tiveram tarefas para realizar durante cinco dias da semana. Outros 892 mil estudantes (2,3%) só tiveram atividades uma vez por semana.

Popular

Matheus Cunha, Vini Jr e Raphinha dominam seleção e ganham espaço com Tite

Jovens desbancam jogadores consagrados para ocuparem lugar de destaque na equipe um ano antes da Copa do Mundo Faltando um ano para a Copa do...

Quem é Millie Bobby Brown?

Millie Bobby Brown é uma atriz e cantora britânica nascida na Espanha Nascida no dia 19 de fevereiro de 2004, em Marbella, localizada na Espanha,...

Confira o resultado da Federal do sábado (4)

O último resultado da Federal saiu no sábado, dia 4 de setembro O resultado da Loteria Federal do Concurso 5564 foi disponibilizado na noite do...

Fomento mercantil: o que é e qual o objetivo

Fomento mercantil é uma prática para pequenas e médias empresas O fomento mercantil ou comercial e como também é conhecido, factoring é um prática de...

Conheça os 9 melhores sites de emprego

Com a internet sites de emprego se tornaram populares entre profissionais sem ocupação. Confira os melhores sites de emprego no Brasil Uma das coisas mais...

Veja mais de 30 marcas que testam em animais

Marcas que testam em animais ganham visibilidade negativa na mídia  Os testes em animais não é algo recente e muitas marcas de cosméticos têm essa...

Caso Evandro vira podcast e série documentário

O caso Evandro aconteceu em abril de 1992 em Guaratuba no Paraná Em 1992, no dia 6 de abril, em Guaratuba, no litoral do Paraná,...

Palmeiras na Libertadores: elimina São Paulo e está na semifinal

Palmeiras na Libertadores continua a ser sinónimo de sucesso. O clube se tornou o primeiro time brasileiro nas semifinais da atual edição...