sexta-feira, fevereiro 26, 2021
Home Educação Historiadora identifica texto inédito de Machado de Assis

Historiadora identifica texto inédito de Machado de Assis

Publicado em 1859, perfil biográfico não assinado sobre Dom Pedro II nunca tinha sido atribuído ao escritor

A historiadora Cristiane Garcia Teixeira atribui ao escritor Machado de Assis (1839–1908) a autoria de um perfil biográfico do então imperador Dom Pedro II, publicado em 1859 sem assinatura. A descoberta é parte do trabalho de mestrado da pesquisadora, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

A pesquisadora trabalha com imprensa e literatura do século XIX desde a monografia, na qual buscou problematizar de que maneira a análise dos romances de José de Alencar poderia auxiliar no entendimento das transformações urbanas, sociais e de comportamento no Rio de Janeiro, a capital do Império oitocentista.

Saiba mais: INEP aponta crescimento de cursos EaD no Brasil

No mestrado, ela estudou a obra ‘O Espelho’, revista de literatura, modas, indústria e artes. O objetivo foi refletir sobre a revista como fragmento da imprensa da época (1859/1860) e sobre Machado de Assis enquanto redator-chefe.

No doutorado, ela investiga uma agremiação intitulada ‘Sociedade Petalógica do Rossio Grande’, que funcionou no Rio de Janeiro, entre os anos de 1830 e 1860. Segundo Cristiane, essa sociedade estudava mentiras, e os membros também as inventavam (as petas) para observar quem as passava adiante como sendo uma verdade que ele mesmo “vira ou ouvira”.

Saiba mais: CAPES e UEMA firmam parceria para oferta de cursos online e gratuitos

Logo depois os membros da Petalógica revelavam que a notícia se tratava de uma peta (mentira) e ridicularizavam em público o mentiroso. As mentiras funcionavam como crítica social. E o que interessou a pesquisadora, foi a agremiação ter Machado de Assis como membro.

Cristiane explica que a “imprensa do século XIX é um baú cheio de tesouros para a pesquisa. Praticamente todos os assuntos eram debatidos. Além de ter um papel fundamental nos debates políticos, funcionou como possibilidade e instrumento de educação não formal, inclusive entre as pessoas não alfabetizadas, pois muitas delas se encontravam durante os afazeres domésticos e de trabalho.

A descoberta

A pesquisadora conta que procurou entender como textos e autores se movimentaram dentro da revista e concluiu que havia uma lógica nessa distribuição.

Esses aspectos, tanto de posicionamento de artigos, quanto o espaço ocupado por Machado de Assis no impresso e também o cruzamento da análise do Espelho e seu quadro editorial com a análise de outras revistas e jornais que circularam na época, ajudaram-na na construção de argumento fortalecido que sugeriu a autoria de Machado de Assis para a biografia.

“Depois que cheguei à conclusão de que aquele texto sobre Pedro II, não assinado, ocupava na revista o lugar que era de Machado de Assis… E também de encontrar uma nota, que informava que iniciariam a publicação de um esboço biográfico, cujo biógrafo seria Machado de Assis, iniciei a análise do texto biográfico em busca de características ‘machadianas’. Ou seja, o que naquele texto poderia indicar que o autor era Machado de Assis” declarou.

Trazer outros escritores

Para a estudiosa, a biografia mostra que ainda não se tem acesso à obra completa de Machado de Assis. E que essa descoberta pode auxiliar em outras investigações na busca por outros textos desconhecidos e atribuir a autoria, a quem é de direito.

E, desse modo, trazer ao conhecimento da literatura nacional outros escritores de uma origem muito parecida a de Machado de Assis e que, por algum motivo, foram apagados e silenciados durante o passar do tempo.

Popular

ONU alerta para agravamento da insegurança alimentar na América Central

O nível de insegurança alimentar está aumentando fortemente na América Central, onde quatro países enfrentam crises econômicas motivadas pela pandemia do novo coronavírus e catástrofes...

Netflix acrescenta novo filme sobre Pelé no rol de documentários

Um novo filme sobre Pelé é o mais recente lançamento de uma série de documentários que tem sido descrita como a era de ouro...

Flamengo vence Inter de virada e assume a liderança do Brasileiro

O Flamengo venceu o Internacional de virada por 2 a 1 na tarde deste domingo (21) no Maracanã em partida válida pela 37ª rodada do Campeonato...

Após 9º título do Australian Open, Djokovic desabafa sobre críticas: “Sou um ser humano”

Na manhã deste domingo (21), no horário de Brasília, o sérvio Novac Djokovic venceu o russo Daniil Medvedev na final do Aberto da Austrália,...