O heptacampeão mundial de Fórmula 1 Lewis Hamilton assinou um novo contrato com a Mercedes e buscará um oitavo título inédito nesta temporada, disse a equipe em um comunicado emitido nesta segunda-feira (8) que acabou com qualquer incerteza a respeito de seu futuro imediato.
O britânico de 36 anos estava sem contrato desde o final do ano passado, mas as negociações haviam se transformado em uma saga e muitos se perguntavam por que estava demorando tanto.
A Mercedes disse que o novo acordo, que se refere somente a 2021, incluiu um compromisso conjunto por diversidade e inclusão maiores.
💬 "Our team has achieved incredible things together and we look forward to building on our success even further, while continuously looking to improve, both on and off the track." – @LewisHamilton #LewisAnnounced pic.twitter.com/erRq1hMTjX
— Mercedes-AMG PETRONAS F1 Team (@MercedesAMGF1) February 8, 2021
Hamilton, o único negro da modalidade e seu piloto mais bem-sucedido, usa sua plataforma e sua notoriedade cada vez mais para pressionar por oportunidades iguais e se pronunciar contra a injustiça racial.
“Estou empolgado de estar a caminho de minha nona temporada com meus colegas da equipe Mercedes”, disse ele.
Hamilton, que no ano passado montou uma comissão para ajudar a aumentar a representatividade de pessoas negras no automobilismo britânico, disse que ele e a Mercedes estão lançando uma fundação dedicada à diversidade e à inclusão no esporte.
O chefe e co-proprietário da Mercedes, Toto Wolff, disse que o plano sempre foi continuarem juntos, mas que levou algum tempo para se chegar a um acordo por causa da pandemia de covid-19.
“O histórico competitivo de Lewis está entre os melhores que o mundo do esporte já viu, e ele é um embaixador valioso de nossa marca e nossos parceiros”, acrescentou o austríaco.
Hamilton é dono sete títulos de campeão mundial de Fórmula 1, nos anos de 2008, 2014, 2015, 2017, 2018, 2019 e 2020. Ele detém outros recordes impressionantes:
- Único piloto a vencer pelo menos uma corrida em todas as temporadas que disputou.
- Maior número de vitórias: 92.
- Maior números de poles: 97.
- Maior número de vitórias largando da pole: 57.
- Maior número de pódios 161.
A F-1 no Brasil
No Brasil, o futuro da principal categoria do automobilismo mundial vai mudar de casa. Há mais de vinte anos sendo transmitido pela Globo, os diretores da modalidade fecharam um acordo com a TV Band para a transmissão da próxima temporada. O negócio tem sito muito comentado entre analistas de mídia e jornalistas esportivos.
Enquanto não oficializa o anúncio, a emissora paulista já, com larga tradição na cobertura de eventos esportivos, se movimenta e começa a formar sua equipe, com a contratação da repórter Mariana Becker, ex-correspondente da Globo na Europa e que acompanha o circuito da F1 desde 1994. Nome muito associado à cobertura da F1, Mariana é um nome ideal para seguir como correspondente nessa nova fase.
Outro fator importante é o modo como a Band vem se reestruturando no esporte. O canal sempre foi muito associado às transmissões esportivas, principalmente nos anos em que o comunicador Luciano do Valle esteve entre seus narradores. Na metade da década passada, porém, a Band passou a fugir de seu DNA esportivo, abandonando as transmissões de diversas modalidades esportivas, incluindo o Campeonato Brasileiro de Futebol, seu carro-chefe.
Agora, com a volta do Show do Esporte, programa apresentado por Elia Junior e Glenda Kozlowski, também ex-Globo, carro-chefe da programação dominical, a Fórmula 1 se mostrou uma saída ideal para o canal, que vem intensificando sua presença na cobertura do esporte a motor. Além da Indy e da Stock Car, a Band irá transmitir a temporada completa da Copa Truck em 2021.
Fonte: Agência Brasil