terça-feira, junho 22, 2021
Home Economia G20: Bolsonaro afirma que 'vai continuar protegendo as florestas brasileiras'

G20: Bolsonaro afirma que ‘vai continuar protegendo as florestas brasileiras’

Em reunião da Cúpula de Líderes do G20, neste domingo (22), o Presidente Jair Bolsonaro falou sobre a agenda climática

Em mais uma participação na reunião da Cúpula de Líderes do G20, neste domingo (22), o Presidente Jair Bolsonaro discursou na sessão “Construindo um futuro inclusivo, sustentável e resiliente”. Bolsonaro afirmou que o governo brasileiro está construindo um país aberto para o mundo, disposto a buscar novos acordos comerciais e assumir novos compromissos nas áreas do desenvolvimento e da sustentabilidade.

Ao mesmo tempo em que buscamos maior abertura econômica, estamos cientes de que os acordos comerciais sofrem cada vez mais influência da agenda ambiental”, ressalta o Presidente em participação, por videoconferência, no encontro.

Saiba mais: Em reunião dos Brics, Bolsonaro defende reforma em organismos internacionais

Economia

Em relação à economia, o Presidente Jair Bolsonaro disse que o governo trabalha pela abertura econômica do país de forma a ampliar a integração aos fluxos de comércio e investimento mundiais. Ele citou como exemplos o empenho brasileiro nos acordos comerciais negociados pelo Mercosul com a União Europeia e a Associação Europeia de Livre Comércio, a EFTA.

Citou também os recentes acordos firmados entre o Brasil e os Estados Unidos sobre facilitação do comércio, boas práticas regulatórias e combate à corrupção.

Saiba mais: Governo repassará R$ 4,3 milhões para projetos de bioeconomia

Agricultura sustentável

Bolsonaro relatou aos participantes da sessão do G20 que, nos últimos 40 anos, o Brasil passou de importador de alimentos para um dos maiores exportadores agrícolas do mundo com o uso de moderna tecnologia que produziu ganhos de eficiência e produtividade.

E destacou que, atualmente, a produção agrícola e pecuária brasileira alimenta quase 1,5 bilhão de pessoas no mundo. Bolsonaro disse ainda que o Brasil começou com sua produção agrícola, utilizando apenas 8% de seu território e que mais de 60%, segundo ele, ainda se encontra em vegetação nativa, ou seja, preservado.

Tenho orgulho de apresentar esses números e reafirmar que trabalharemos sempre para manter esse elevado nível de preservação, bem como para repelir ataques injustificados proferidos por nações menos competitivas e menos sustentáveis”, acrescenta.

Matriz energética limpa e baixa emissão de carbono

O Presidente Bolsonaro disse que, para promover o desenvolvimento sustentável, o Brasil reconhece a importância do conceito de Economia Circular de Baixa Emissão de Carbono, baseada nos “4Rs”: Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Remover.

Entendemos que o esforço deve ser concentrado no primeiro “R”, que é a “Redução” das emissões de carbono. No cenário mundial, somos responsáveis por menos de 3% da emissão de carbono, mesmo sendo uma das 10 maiores economias do mundo”, ressalta.

Na reunião o presidente destacou que, segundo ele, o Brasil possui a matriz energética mais limpa entre os países integrantes do G20. E sobre a Amazônia e as florestas brasileiras, Bolsonaro afirmou que continuará com seus esforços para protegê-las.

Contem com o meu país e com o meu povo para tornar o mundo realmente mais desenvolvido e mais sustentável” finalizou.

Cúpula de Líderes do G20

O G20 reúne as principais economias mundiais. Neste ano, o encontro de líderes ocorreu nos dias 21 e 22 de novembro, de forma virtual, organizado pela Arábia Saudita, que está na presidência rotativa do grupo.

O tema é “Percebendo as oportunidades do século 21 para todos”. A Cúpula de Líderes do G20 se concentrou na restauração do crescimento e na proteção contra a Covid-19, de acordo com comunicado da presidência saudita do G20.

Popular

Olimpíada de Tóquio está confirmada mesmo com piora da covid-19 no Japão

A chefe da Olimpíada de Tóquio, Seiko Hashimoto, disse nesta sexta-feira (16) que o Japão está comprometido a realizar Jogos seguros no verão local,...

OMS: taxa de infecção por covid-19 está próxima do valor mais alto

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, disse hoje (16) que o número de novos casos de covid-19 por semana, em...

1,5 milhão de brasileiros estão com segunda dose da vacina contra covid-19 atrasada

Cerca de 1,5 milhão de brasileiros estão com a segunda dose da vacina contra a covid-19 atrasada. O dado foi trazido nesta terça-feira (13)...

Caixa inicia pagamento do auxílio emergencial a nascidos em abril

Trabalhadores informais nascidos em abril começam a receber hoje (13) a nova rodada do auxílio emergencial. O benefício terá parcelas de R$ 150 a...