sexta-feira, setembro 24, 2021
Home Economia G20: Bolsonaro afirma que 'vai continuar protegendo as florestas brasileiras'

G20: Bolsonaro afirma que ‘vai continuar protegendo as florestas brasileiras’

Em reunião da Cúpula de Líderes do G20, neste domingo (22), o Presidente Jair Bolsonaro falou sobre a agenda climática

Em mais uma participação na reunião da Cúpula de Líderes do G20, neste domingo (22), o Presidente Jair Bolsonaro discursou na sessão “Construindo um futuro inclusivo, sustentável e resiliente”. Bolsonaro afirmou que o governo brasileiro está construindo um país aberto para o mundo, disposto a buscar novos acordos comerciais e assumir novos compromissos nas áreas do desenvolvimento e da sustentabilidade.

Ao mesmo tempo em que buscamos maior abertura econômica, estamos cientes de que os acordos comerciais sofrem cada vez mais influência da agenda ambiental”, ressalta o Presidente em participação, por videoconferência, no encontro.

Saiba mais: Em reunião dos Brics, Bolsonaro defende reforma em organismos internacionais

Economia

Em relação à economia, o Presidente Jair Bolsonaro disse que o governo trabalha pela abertura econômica do país de forma a ampliar a integração aos fluxos de comércio e investimento mundiais. Ele citou como exemplos o empenho brasileiro nos acordos comerciais negociados pelo Mercosul com a União Europeia e a Associação Europeia de Livre Comércio, a EFTA.

Citou também os recentes acordos firmados entre o Brasil e os Estados Unidos sobre facilitação do comércio, boas práticas regulatórias e combate à corrupção.

Saiba mais: Governo repassará R$ 4,3 milhões para projetos de bioeconomia

Agricultura sustentável

Bolsonaro relatou aos participantes da sessão do G20 que, nos últimos 40 anos, o Brasil passou de importador de alimentos para um dos maiores exportadores agrícolas do mundo com o uso de moderna tecnologia que produziu ganhos de eficiência e produtividade.

E destacou que, atualmente, a produção agrícola e pecuária brasileira alimenta quase 1,5 bilhão de pessoas no mundo. Bolsonaro disse ainda que o Brasil começou com sua produção agrícola, utilizando apenas 8% de seu território e que mais de 60%, segundo ele, ainda se encontra em vegetação nativa, ou seja, preservado.

Tenho orgulho de apresentar esses números e reafirmar que trabalharemos sempre para manter esse elevado nível de preservação, bem como para repelir ataques injustificados proferidos por nações menos competitivas e menos sustentáveis”, acrescenta.

Matriz energética limpa e baixa emissão de carbono

O Presidente Bolsonaro disse que, para promover o desenvolvimento sustentável, o Brasil reconhece a importância do conceito de Economia Circular de Baixa Emissão de Carbono, baseada nos “4Rs”: Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Remover.

Entendemos que o esforço deve ser concentrado no primeiro “R”, que é a “Redução” das emissões de carbono. No cenário mundial, somos responsáveis por menos de 3% da emissão de carbono, mesmo sendo uma das 10 maiores economias do mundo”, ressalta.

Na reunião o presidente destacou que, segundo ele, o Brasil possui a matriz energética mais limpa entre os países integrantes do G20. E sobre a Amazônia e as florestas brasileiras, Bolsonaro afirmou que continuará com seus esforços para protegê-las.

Contem com o meu país e com o meu povo para tornar o mundo realmente mais desenvolvido e mais sustentável” finalizou.

Cúpula de Líderes do G20

O G20 reúne as principais economias mundiais. Neste ano, o encontro de líderes ocorreu nos dias 21 e 22 de novembro, de forma virtual, organizado pela Arábia Saudita, que está na presidência rotativa do grupo.

O tema é “Percebendo as oportunidades do século 21 para todos”. A Cúpula de Líderes do G20 se concentrou na restauração do crescimento e na proteção contra a Covid-19, de acordo com comunicado da presidência saudita do G20.

Popular

Quem é Millie Bobby Brown?

Millie Bobby Brown é uma atriz e cantora britânica nascida na Espanha Nascida no dia 19 de fevereiro de 2004, em Marbella, localizada na Espanha,...

Confira o resultado da Federal do sábado (4)

O último resultado da Federal saiu no sábado, dia 4 de setembro O resultado da Loteria Federal do Concurso 5564 foi disponibilizado na noite do...

Fomento mercantil: o que é e qual o objetivo

Fomento mercantil é uma prática para pequenas e médias empresas O fomento mercantil ou comercial e como também é conhecido, factoring é um prática de...

Conheça os 9 melhores sites de emprego

Com a internet sites de emprego se tornaram populares entre profissionais sem ocupação. Confira os melhores sites de emprego no Brasil Uma das coisas mais...

Veja mais de 30 marcas que testam em animais

Marcas que testam em animais ganham visibilidade negativa na mídia  Os testes em animais não é algo recente e muitas marcas de cosméticos têm essa...

Caso Evandro vira podcast e série documentário

O caso Evandro aconteceu em abril de 1992 em Guaratuba no Paraná Em 1992, no dia 6 de abril, em Guaratuba, no litoral do Paraná,...

Palmeiras na Libertadores: elimina São Paulo e está na semifinal

Palmeiras na Libertadores continua a ser sinónimo de sucesso. O clube se tornou o primeiro time brasileiro nas semifinais da atual edição...

5 criptomoedas promissoras de 2021

Confira quais as criptomoedas promissoras do ano que valem seu investimento Nos últimos anos, um novo tipo de dinheiro entrou em cena, as chamadas criptomoedas...