segunda-feira, dezembro 6, 2021
Home Ambiente Fiocruz e governo promovem capacitação virtual sobre plantas medicinais

Fiocruz e governo promovem capacitação virtual sobre plantas medicinais

Videoaulas ficarão disponíveis na internet com acesso livre

Fortalecer e aprimorar as cadeias de plantas medicinais para alimentos, cosméticos e fitoterápicos, impulsionar o acesso a mercados e o desenvolvimento da bioeconomia. Esses são os objetivos da “Oficina Virtual de Capacitação do Projeto ArticulaFito – Cadeias de Valor em Plantas Medicinais” promovida pelo Ministério da Agricultura (Mapa) em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) que se encerrou neste domingo (8).

Devido à pandemia, a edição de 2020 foi realizada virtualmente, por meio de videoaulas. Com 517 inscritos, as atividades tiveram início no dia 22 de setembro e encerram neste domingo (8).

Saiba mais: Mais de 3 mil espécies de animais e plantas estavam ameaçadas de extinção, aponta IBGE

A capacitação é voltada para pequenos agricultores, agricultores familiares, extrativistas, indígenas, quilombolas e demais povos e comunidades tradicionais, empreendimentos da agricultura familiar, agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), profissionais de saúde, profissionais de educação e pesquisadores.

“As atividades ocorrem no âmbito do projeto ArticulaFito, que tem esse objetivo maior de trabalhar a inserção de agricultores familiares e povos e comunidades tradicionais nessas cadeias de valores das plantas medicinais”, ressalta o coordenador-geral de Extrativismo da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Mapa, Marco Pavarino.

Saiba mais: Cultivo de aveia do Brasil ganha estudo de risco climático

A agricultora familiar e educadora do campo Ana Alice Pereira, da Cooperativa Agropecuária dos Produtores Familiares Irituienses (D’irituia), localizada no nordeste paraense, conta que não perdeu uma videoaula e destaca a importância da troca de experiências nas atividades virtuais.

Essa é uma iniciativa que dá oportunidade e proporciona a abertura dos caminhos. A gente vislumbra futuros e veredas a serem desvendadas. Os mistérios são revelados através de todo o conhecimento que a gente consegue captar durante as capacitações.”, diz a agricultora.

Todo material didático utilizado na capacitação, incluindo as apresentações dos palestrantes, ficará disponível na “Biblioteca Temática Virtual do ArticulaFito”, na página do projeto no Facebook. Para acessar o material, basta clicar na opção “Grupos”, no menu superior da página, escolher o tema de interesse e clicar no material que deseja baixar.

Devido à procura pelo evento online, a coordenação do projeto anunciou que realizará capacitações continuadas. A próxima, sobre Cultivo de Plantas Medicinais em Sistemas Agroflorestais, está prevista para o final de novembro.

Projeto ArticulaFito

A oficina virtual de capacitação faz parte das atividades do Projeto Cadeias de Valor em Plantas Medicinais – ArticulaFito, que busca fortalecer a base produtiva de plantas medicinais no país. O projeto prevê a articulação dos segmentos envolvidos na produção dessas plantas, como órgãos e instituições de saúde e agricultura.

Como também instituições de ensino, atores individuais, comitês e demais organizações sociais, passando por todos os elos das cadeias, desde a produção da matéria-prima até o consumo final.

Utilizando a metodologia Value-links B, que tem como premissa o respeito às especificidades culturais, manutenção da qualidade ambiental e sustentabilidade dos meios de vida das populações tradicionais, foram mapeadas as cadeias produtivas de 25 espécies de plantas medicinais de quatro biomas brasileiros (Amazônia, Caatinga, Mata Atlântica e Pampas).

O projeto estimula arranjos produtivos locais e ações voltadas à promoção da saúde, geração de emprego e renda, uso sustentável da biodiversidade, estruturação de mercados e a ampliação do acesso a plantas medicinais e fitoterápicos no Sistema Único de Saúde (SUS).

Reconhecendo o papel de protagonismo dos agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais, extrativistas, povos indígenas e assentados da reforma agrária neste processo.

Popular

Matheus Cunha, Vini Jr e Raphinha dominam seleção e ganham espaço com Tite

Jovens desbancam jogadores consagrados para ocuparem lugar de destaque na equipe um ano antes da Copa do Mundo Faltando um ano para a Copa do...

Quem é Millie Bobby Brown?

Millie Bobby Brown é uma atriz e cantora britânica nascida na Espanha Nascida no dia 19 de fevereiro de 2004, em Marbella, localizada na Espanha,...

Confira o resultado da Federal do sábado (4)

O último resultado da Federal saiu no sábado, dia 4 de setembro O resultado da Loteria Federal do Concurso 5564 foi disponibilizado na noite do...

Fomento mercantil: o que é e qual o objetivo

Fomento mercantil é uma prática para pequenas e médias empresas O fomento mercantil ou comercial e como também é conhecido, factoring é um prática de...

Conheça os 9 melhores sites de emprego

Com a internet sites de emprego se tornaram populares entre profissionais sem ocupação. Confira os melhores sites de emprego no Brasil Uma das coisas mais...

Veja mais de 30 marcas que testam em animais

Marcas que testam em animais ganham visibilidade negativa na mídia  Os testes em animais não é algo recente e muitas marcas de cosméticos têm essa...

Caso Evandro vira podcast e série documentário

O caso Evandro aconteceu em abril de 1992 em Guaratuba no Paraná Em 1992, no dia 6 de abril, em Guaratuba, no litoral do Paraná,...

Palmeiras na Libertadores: elimina São Paulo e está na semifinal

Palmeiras na Libertadores continua a ser sinónimo de sucesso. O clube se tornou o primeiro time brasileiro nas semifinais da atual edição...