sábado, março 6, 2021
Home Educação Fies: Candidatos não matriculados têm até esta terça para se inscrever

Fies: Candidatos não matriculados têm até esta terça para se inscrever

Inscrições são realizadas na página do Fies; prazo para matriculados termina no dia 27 de novembro

Os candidatos não matriculados em instituições de educação superior do FIES podem se inscrever até as 23h59 desta terça-feira (3). Para os que estão matriculados em curso, turno e instituição para o qual deseja se inscrever, o prazo termina às 23h59 do dia 27 de novembro.

Para esse processo de ocupação de vagas remanescentes do Fies, a oferta está distribuída em 4.213 cursos de 881 instituições privadas de educação superior do país. Desde o início das inscrições, no dia 26 de outubro, até as 15h desta quinta-feira (29), o sistema eletrônico de inscrição do Fies já registrava mais de 13 mil inscrições concluídas.

Saiba mais: Historiadora identifica texto inédito de Machado de Assis

As vagas remanescentes são aquelas não preenchidas durante os processos seletivos regulares do Fies de 2020. As inscrições são realizadas pela internet, exclusivamente, na página do Fies. Todos os candidatos devem ficar atentos aos prazos e lembrar que a ocupação de vagas ocorre por ordem de concluso de inscrição.

Fies para bolsista parcial do Prouni

As vagas remanescentes do Fies, também, podem ser ocupadas por quem já estuda com bolsa parcial (50%) do Prouni e deseja financiar a outra metade da mensalidade do seu curso com subsídios do governo.

O prazo de inscrição é maior tanto para quem tem bolsa parcial do Prouni como para os estudantes que buscam uma oportunidade de financiar a mensalidade integral do curso e dar continuidade aos estudos, desde que estejam matriculados em curso, turno e instituição para o qual desejam se inscrever. Eles terão até as 23h59 do dia 27 de novembro para disputar a vaga desejada.

Saiba mais: Capes abre 300 mil vagas para professores e estudantes de licenciatura

Validação da inscrição

Após a conclusão da inscrição, o candidato terá dois dias úteis subsequentes para validar as informações declaradas no ato da inscrição, diretamente na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição escolhida. A documentação pode ser apresentada em formato digital, desde que a instituição ofereça essa forma de atendimento.

Cada instituição tem uma CPSA, que é responsável pelo recebimento e pela análise da documentação exigida para a emissão do Documento de Regularidade de Inscrição (DRI), necessário para formalizar a contratação do financiamento.

Após a emissão do DRI, o estudante terá dez dias, contados a partir do terceiro dia útil, imediatamente, subsequente ao da emissão do referido documento, para entregar a documentação exigida para fins de contratação e validar as informações dele junto ao banco.

Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC), instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, que tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC e ofertados por instituições de educação superior não gratuitas aderentes ao programa.

O novo FIES é um modelo de financiamento estudantil moderno, que divide o programa em diferentes modalidades, possibilitando juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato.

O novo FIES traz melhorias na gestão do fundo, dando sustentabilidade financeira ao programa a fim de garantir a sustentabilidade do programa e viabilizar um acesso mais amplo ao ensino superior.

Popular

Início do Brasil nas Eliminatórias superou as expectativas, afirma técnico Tite

Para o técnico da seleção brasileira, Tite, o início da equipe nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo do Catar (2022) superou as...

Desfalcados e molhados, Corinthians e Palmeiras não saem do empate

O primeiro Derby Paulistano pela temporada 2021 acabou empatado. Na noite desta quarta-feira (3), debaixo de muita chuva, Corinthians e Palmeiras ficaram no 2...

Em meio à pandemia, atividade econômica cresce no Norte e Centro-Oeste

Mesmo em meio à pandemia de covid-19, que provocou a redução da atividade econômica em todo o país, as regiões Norte e Centro-Oeste registraram...

Estudo revela tamanho da desigualdade de gênero no mercado de trabalho

Levantamento divulgado hoje (4) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que 54,5% das mulheres com 15 anos ou mais integravam a força de...