terça-feira, maio 18, 2021
Home Variedades Como a comida vai unir a fronteira de Brasil e Uruguai até...

Como a comida vai unir a fronteira de Brasil e Uruguai até domingo

Realização de festival em Sant’Ana do Livramento (RS) integra programa de aproximação dos governos

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) divulgou nesta terça (20) a realização do 7º Festival Binacional de Enogastronomia, o Fronteira. O evento é destinado ao fortalecimento da integração econômica, turística e cultural do Brasil e Uruguai, e acontece na fonteira de Sant’Ana do Livramento, no Rio Grande do Sul. O aporte federal para o evento, que segue até o próximo domingo (25), é de R$ 160 mil.

“Este festival visa fomentar o desenvolvimento local, valorizar a produção regional e disseminar as boas práticas e as boas relações na fronteira entre o Brasil e o Uruguai”, destaca a diretora de Desenvolvimento Regional e Urbano do MDR, Adriana Melo

Saiba mais: Game dos Clones: o novo reality da Amazon com a Record

O evento integra a estratégia de fomento ao desenvolvimento social e econômico do MDR, por estar inserido em duas políticas públicas coordenadas pela Pasta: o programa Rotas de Integração Nacional, que estrutura sistemas produtivos e inovadores, e o programa de desenvolvimento de Faixa de Fronteira.

A pasta coordenada também o programa ‘O chamado Fronteira Integrada’, que visa a estruturação produtiva, provisão de infraestrutura econômica e urbana, e o fortalecimento das capacidades dos entes federados.

O Rotas de Integração Nacional promove o desenvolvimento regional e a inclusão produtiva por meio da estruturação das cadeias produtivas e da integração econômica das regiões menos favorecidas do País aos mercados nacionais e internacionais de produção, consumo e investimento. No sul do Rio Grande do Sul, a iniciativa desenvolve a Rota do Cordeiro e a Rota do Mel.

Saiba mais: Genshin Impact ultrapassa o número de 17 milhões de downloads

Já o Programa de Desenvolvimento da Faixa de Fronteira é um projeto prioritário para promover o desenvolvimento da região de fronteira, em consonância com a Política Nacional de Desenvolvimento Regional. Sant’Ana do Livramento é uma das 33 localidades brasileiras enquadradas nesta categoria.

São programas importantes do MDR, que fortalecem a produção regional por meio de apoio técnico e financeiro. O festival é uma iniciativa importante para o arco sul da Faixa de Fronteira, buscando fortalecer o desenvolvimento produtivo e levar uma proposta de valorização da cultura, gastronomia e turismo locais, além da integração entre Brasil e Uruguai”, completou Adriana Melo.

A programação do festival internacional é composta por duas etapas. Até o domingo, as atividades são feitas de forma virtual e incluem palestras, aulas de cozinha, oficinas e apresentações musicais. A fase seguinte está marcada para agosto de 2021 e deverá ser presencial.

Estão inclusas ações como degustações, aulas de cozinha, oficinas culinárias e de artesanato, apresentações musicais e o espetáculo gastronômico e cultural “A Ferro e Fogo Binacional”.

O Festival

O Festival de Enogastronomia está na sua 7ª edição e surgiu com o objetivo de valorizar as receitas, produtos e sabores locais, através de um conjunto de atividades que dão destaque para a produção de alimentos e bebidas da região.​

Trata-se de um evento onde os interessados podem trocar experiências em busca da divulgação da cultura alimentar da fronteira. O Festival incorpora o nome Fronteira, reforçando os laços com a cultura, culinária e envolvimento com Sant’Ana do Livramento e Rivera.

Popular

Olimpíada de Tóquio está confirmada mesmo com piora da covid-19 no Japão

A chefe da Olimpíada de Tóquio, Seiko Hashimoto, disse nesta sexta-feira (16) que o Japão está comprometido a realizar Jogos seguros no verão local,...

OMS: taxa de infecção por covid-19 está próxima do valor mais alto

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, disse hoje (16) que o número de novos casos de covid-19 por semana, em...

1,5 milhão de brasileiros estão com segunda dose da vacina contra covid-19 atrasada

Cerca de 1,5 milhão de brasileiros estão com a segunda dose da vacina contra a covid-19 atrasada. O dado foi trazido nesta terça-feira (13)...

Caixa inicia pagamento do auxílio emergencial a nascidos em abril

Trabalhadores informais nascidos em abril começam a receber hoje (13) a nova rodada do auxílio emergencial. O benefício terá parcelas de R$ 150 a...