sábado, maio 15, 2021
Home Nacional Nos EUA, comitiva ministerial visita estruturas de segurança hídrica e projetos de...

Nos EUA, comitiva ministerial visita estruturas de segurança hídrica e projetos de habitação popular

Objetivo da viagem aos estados da Califórnia, Arizona e Oregon é trocar experiências em temas ligados ao desenvolvimento regional

O ministro Rogério Marinho está nos Estados Unidos para trocar informações sobre modelos de governança com entes subnacionais em projetos de desenvolvimento regional. Na sexta-feira (20), a agenda foi voltada à habitação. Pela manhã, a equipe da Pasta visitou os Projetos de Habitação Social Hunter’s Point e Coliseum Connections. À tarde, houve visita à sede da Factory OS, empresa dedicada à construção de edifícios modulares multifamiliares.

Construído como habitação temporária para trabalhadores em 1956, o Projeto de Habitação de Hunter’s Point enfrentava, em 2014, uma realidade difícil: edifícios em deterioração, terreno íngreme e uma malha de ruas que separava o bairro do resto da cidade. Atualmente, apos a construção de novas unidades residenciais, o projeto oferece habitação a famílias de baixa renda, com aluguéis subsidiados pelo governo local.

Saiba mais: STF começa a votar remarcação de concursos por motivos religiosos

Já o projeto Coliseum Connections, que foi projetado a partir do conceito de “desenvolvimento orientado para o trânsito”, é integrado por apartamentos destinados a diferentes faixas de renda. O projeto usa a técnica de construção modular, resultando em economia de cerca de US$ 4 milhões, além de redução no tempo de construção.

Localizada em um edifício onde, durante a Segunda Guerra Mundial, foram construídos navios para a frota norte-americana após o ataque a Pearl Harbour, a Factory OS constrói edifícios multifamiliares com custo 20% menor e 40% mais rápido do que os modelos tradicionais.

Saiba mais: Os diferentes significados da bandeira brasileira — comemorada hoje

As unidades são construídas fora do terreno onde serão implantadas. Em seguida, a empresa transporta e monta o equipamento. Outro ganho dessa tecnologia é que más condições climáticas não atrapalham as obras.

Segurança Hídrica

A comitiva do MDR, que também conta com a presença do secretário nacional de Recursos Hídricos, Sérgio Luiz Costa e da diretora-presidente da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, Christianne Dias, reuniu-se com os diretores-executivos da Associação das Agências de Água da Califórnia (ACWA), Dave Eggerton, e da Autoridade de Água de San Luis & Delta-Mendota, Federico Barajas.

A equipe do MDR visitou o Reservatório de Los Vaqueros, localizado no Condado de Contra Costa, no norte da Califórnia. Construída de 1994 a 1998, a estrutura foi considerada, pela Sociedade Civil de Engenheiros dos EUA, como um dos grandes projetos do ano. A água é bombeada para o reservatório quando a salinidade da água da baía de São Francisco está baixa.

Além de visitar o Projeto do Arizona Central (CAP), aqueduto com cerca de 590 quilômetros de comprimento que leva, anualmente, quase 1,9 trilhão de litros de água do Rio Colorado para os condados de Maricopa, Pinal e Pima, no estado do Arizona. A água do CAP é usada por distritos agrícolas e comunidades nativas norte-americanas em todo o centro e sul do estado.

Marinho também conheceu a usina de bombeamento Bill Jones, que leva água do Delta de Sacramento para o Canal Delta-Mendota. A usina, localizada a cerca de 20 quilômetros da cidade de Tracy, é essencial para o abastecimento de água para fins agrícolas, para consumo urbano e para a fauna da região.

Popular

Olimpíada de Tóquio está confirmada mesmo com piora da covid-19 no Japão

A chefe da Olimpíada de Tóquio, Seiko Hashimoto, disse nesta sexta-feira (16) que o Japão está comprometido a realizar Jogos seguros no verão local,...

OMS: taxa de infecção por covid-19 está próxima do valor mais alto

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, disse hoje (16) que o número de novos casos de covid-19 por semana, em...

1,5 milhão de brasileiros estão com segunda dose da vacina contra covid-19 atrasada

Cerca de 1,5 milhão de brasileiros estão com a segunda dose da vacina contra a covid-19 atrasada. O dado foi trazido nesta terça-feira (13)...

Caixa inicia pagamento do auxílio emergencial a nascidos em abril

Trabalhadores informais nascidos em abril começam a receber hoje (13) a nova rodada do auxílio emergencial. O benefício terá parcelas de R$ 150 a...