terça-feira, julho 5, 2022
HomeEsportesEsportes de marca: o que é e quais os tipos

Esportes de marca: o que é e quais os tipos

Confira todos os tipos de esportes de marca e suas definições

O esporte é uma das coisas que move todo o mundo e as pessoas. Existem muitas categorias de esportes, como por exemplo, esporte de invasão, esporte de precisão, esportes de combate, esporte de marca e muito mais.

O que é esporte de marca?

Os esportes de marcas são aqueles que consistem na comparação de resultados dos atletas. Por exemplo, em corridas, nessa modalidade o vencedor é o atleta que realiza o percurso todo no menor tempo possível.

 

Quais são os tipos de esportes de marca?

  • Atletismo

O Atletismo é uma das práticas mais antigas da história do esporte, sendo conhecida como o esporte-base. A modalidade contempla os movimentos mais comuns entre as pessoas desde a antiguidade, como saltos, corridas e lançamentos.

O esporte é uma das modalidades que mais exige resistência e é o principal esporte olímpico, sendo marcha atléticas, revezamentos, saltos, arremessos e lançamentos, e corridas rasas, com barreiras e com obstáculos, alguns dos exemplos.

  • Natação

A Natação é um esporte que consiste na capacidade e habilidade do ser humano em se locomover na água. Com indícios de prática há milhares de anos, em competições a modalidade passou a ser praticada em meados do século XIX.

O esporte é um dos mais praticados no mundo e traz inúmeros benefícios à saúde, como fortalecimentos das articulações e ligamentos, melhora a respiração, combate o estresse, melhora a memória e ajuda no emagrecimento e queima de gordura.

  • Vela

A Vela, ou como também é conhecida o Iatismo, consiste em barcos que são movidos unicamente pela força do vento. O esporte é dividido em três tipos de utilização de velas: vela ligeira, de cruzeiro e late. A modalidade é uma das que rendeu medalhas ao Brasil nas olimpíadas.

  • Triatlo

O Triatlo é um esporte que une três modalidades olímpicas diferentes: corrida, ciclismo e natação. O esporte consiste de modo geral em uma disputa sem intervalo de 10 quilômetros de corrida, 40 quilômetros de ciclismo e 1.500 metros de natação. Ela pode apresentar variações nas distâncias.

  • Ciclismo

O Ciclismo é o esporte que utiliza a bicicleta para a locomoção. Com várias categorias, os ciclistas de estrada, pista, bmx e mountain bike são as modalidades que se enquadram nos esportes de marca.

  • Levantamento de Peso

O esporte de Levantamento de Peso, também é conhecido como halterofilismo ou halterofilia. A modalidade consiste no atleta levantar o maior peso possível do chão. Esse esporte apresenta duas categorias de competição: arranco e arremesso.

  • Remo

Remo é um esporte que exige mais da velocidade dos atletas, além de resistência e força da região do abdômen, bíceps, quadríceps, peitoral, panturrilha e deltóide. De costas voltadas para a proa, os atletas competem quem completa o trajeto no menor tempo.

  • Canoagem

Sendo um esporte olímpico desde 1936, a Canoagem é um desporto náutico. Praticado com uma canoa ou um caiaque, a modalidade é realizada por mares, oceanos, rios, lagos ou represas.

  • Esqui Alpino

O esporte Esqui Alpino é praticado no inverno e consiste na realização de um percurso em descida, com objetivo de completar o caminho no menor tempo possível. Durante o trajeto os atletas precisam realizar passagem obrigatórias e entre portas, que são estacas plantadas na neve.

  • Salto de Esqui

O Salto de Esqui é outro esporte praticado no inverno. Criado no início do século XIX na Noruega, o desporto consiste em andar por uma barra e realizar saltos ao fechar no final do caminho.

  • Escalada

A Escalada é a atividade de escalar uma parede de rochas com o auxílio de cordas e equipamentos especiais. Os atletas praticantes devem atingir um cume ou ponto final para completar a prova. O esporte possui níveis diferentes de dificuldade de escalada.

  • Hipismo

O Hipismo é o esporte  que une homem e animal. Trata-se da arte de montar um cavalo, que obedece e compreende todas as ordem e práticas do seu instrutor. Pólo, saltos, corridas, adestramento e atrelagem são algumas das provas realizadas no Hipismo.

  • Crossfit

O Crossfit é uma atividade que ganhou grande notoriedade nos últimos anos. A prática consiste na realização de diversos exercícios de alta intensidade. Por causa disso, apresenta muitos benefícios à saúde, como fortalecimento muscular, melhora do condicionamento físico, resistência muscular e muito mais.

  • Automobilismo

O Automobilismo é um esporte que envolve automóveis. Muito comercializado, a modalidade é uma das mais populares no mundo. Tão antiga quanto o carro, o esporte consiste na competição de automóveis.

Popular