segunda-feira, maio 17, 2021
Home Educação Enem 2020: estudantes têm até hoje para cadastrar foto no site de...

Enem 2020: estudantes têm até hoje para cadastrar foto no site de inscrição

Avaliação, que foi adiada para janeiro, terá 5,7 milhões de inscritos para prova impressa e 96 mil para digital

Até 23h59 (horário de Brasília) desta quinta-feira (1º), os inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 devem inserir ou alterar a foto cadastrada na Página do Participante. O cadastramento é obrigatório e a foto deve atender a algumas regras, como ser atual, nítida, individual, colorida e com fundo branco.

Diante da pandemia do novo coronavírus, os prazos para o vestibular do Enem foram prorrogados. Além disso, as provas que seriam aplicadas em novembro deste ano foram adiadas para janeiro de 2021, no caso das digitais, e fevereiro de 2021 para as impressas.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), não serão aceitas imagens de pessoas com óculos escuros ou artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares). A fotografia também deve ser atual, estar nítida, mostrar o rosto inteiro do participante, com uma boa iluminação, foco e fundo branco, além de estar nos formatos de arquivo JPEG e PNG (tamanho máximo de 2 MB). Imagens em PDF não serão permitidas. Vale lembrar que as fotos precisam ser coloridas. O Inep e o Ministério da Educação (MEC) não realizam validação da foto.

Calendário de Provas

Devido à pandemia do novo coronavírus, as provas da edição 2020 do exame foram adiadas para os dias 17 e 24 de janeiro de 2021 (versão impressa); e 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021 (versão digital). Confira o Calendário:

Janeiro 2021

  • Dia 17 – Aplicação do Enem impresso – 1º dia
  • Dia 24 – Aplicação do Enem impresso – 2º dia
  • Dia 31 –  Aplicação do Enem Digital – 1º dia

Fevereiro 2021

  •  Dia 7 – Aplicação do Enem Digital – 2º dia
  •  Dia 24 –  Aplicação do Enem PPL/Reaplicação – 1º dia
  •  Dia 25  – Aplicação do Enem PPL/Reaplicação – 2º dia

Resultados: a partir de 29 de março

Novidades

Esta é a primeira edição do Enem que oferece a modalidade impressa e digital das avaliações. Segundo o Ministério da Educação (MEC), a ideia é tornar o teste totalmente digital até o ano de 2026.

Para os candidatos que farão a prova presencialmente, será obrigatório o uso de máscaras durante a realização do exame — uma medida para evitar a propagação do novo coronavírus.

A estrutura também permanece a mesma, com 45 questões de cada área do conhecimento como: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática, e suas tecnologias, mais uma redação que deverá ser desenvolvida no modelo dissertativo-argumentativo, com um máximo de 30 linhas.

Dúvidas

As informações a respeito do Enem 2020 podem ser acompanhadas nos portais do Inep e do MEC, assim como nas redes sociais oficiais dos dois órgãos do governo federal. Dúvidas podem ser sanadas pelo Fale Conosco do instituto, por meio do autoatendimento online ou do telefone: 0800- 616161, a central aceita apenas chamadas feitas pelo telefone fixo.

Fonte: Agência Brasil

Popular

Olimpíada de Tóquio está confirmada mesmo com piora da covid-19 no Japão

A chefe da Olimpíada de Tóquio, Seiko Hashimoto, disse nesta sexta-feira (16) que o Japão está comprometido a realizar Jogos seguros no verão local,...

OMS: taxa de infecção por covid-19 está próxima do valor mais alto

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, disse hoje (16) que o número de novos casos de covid-19 por semana, em...

1,5 milhão de brasileiros estão com segunda dose da vacina contra covid-19 atrasada

Cerca de 1,5 milhão de brasileiros estão com a segunda dose da vacina contra a covid-19 atrasada. O dado foi trazido nesta terça-feira (13)...

Caixa inicia pagamento do auxílio emergencial a nascidos em abril

Trabalhadores informais nascidos em abril começam a receber hoje (13) a nova rodada do auxílio emergencial. O benefício terá parcelas de R$ 150 a...