Avaliação, que foi adiada para janeiro, terá 5,7 milhões de inscritos para prova impressa e 96 mil para digital
Até 23h59 (horário de Brasília) desta quinta-feira (1º), os inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 devem inserir ou alterar a foto cadastrada na Página do Participante. O cadastramento é obrigatório e a foto deve atender a algumas regras, como ser atual, nítida, individual, colorida e com fundo branco.
Diante da pandemia do novo coronavírus, os prazos para o vestibular do Enem foram prorrogados. Além disso, as provas que seriam aplicadas em novembro deste ano foram adiadas para janeiro de 2021, no caso das digitais, e fevereiro de 2021 para as impressas.
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), não serão aceitas imagens de pessoas com óculos escuros ou artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares). A fotografia também deve ser atual, estar nítida, mostrar o rosto inteiro do participante, com uma boa iluminação, foco e fundo branco, além de estar nos formatos de arquivo JPEG e PNG (tamanho máximo de 2 MB). Imagens em PDF não serão permitidas. Vale lembrar que as fotos precisam ser coloridas. O Inep e o Ministério da Educação (MEC) não realizam validação da foto.
Calendário de Provas
Devido à pandemia do novo coronavírus, as provas da edição 2020 do exame foram adiadas para os dias 17 e 24 de janeiro de 2021 (versão impressa); e 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021 (versão digital). Confira o Calendário:
Janeiro 2021
- Dia 17 – Aplicação do Enem impresso – 1º dia
- Dia 24 – Aplicação do Enem impresso – 2º dia
- Dia 31 – Aplicação do Enem Digital – 1º dia
Fevereiro 2021
- Dia 7 – Aplicação do Enem Digital – 2º dia
- Dia 24 – Aplicação do Enem PPL/Reaplicação – 1º dia
- Dia 25 – Aplicação do Enem PPL/Reaplicação – 2º dia
Resultados: a partir de 29 de março
Novidades
Esta é a primeira edição do Enem que oferece a modalidade impressa e digital das avaliações. Segundo o Ministério da Educação (MEC), a ideia é tornar o teste totalmente digital até o ano de 2026.
Para os candidatos que farão a prova presencialmente, será obrigatório o uso de máscaras durante a realização do exame — uma medida para evitar a propagação do novo coronavírus.
A estrutura também permanece a mesma, com 45 questões de cada área do conhecimento como: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática, e suas tecnologias, mais uma redação que deverá ser desenvolvida no modelo dissertativo-argumentativo, com um máximo de 30 linhas.
Dúvidas
As informações a respeito do Enem 2020 podem ser acompanhadas nos portais do Inep e do MEC, assim como nas redes sociais oficiais dos dois órgãos do governo federal. Dúvidas podem ser sanadas pelo Fale Conosco do instituto, por meio do autoatendimento online ou do telefone: 0800- 616161, a central aceita apenas chamadas feitas pelo telefone fixo.
Fonte: Agência Brasil