terça-feira, julho 5, 2022
HomeSaúde10 dicas úteis para combater o stress

10 dicas úteis para combater o stress

Aprender a reconhecer o estresse

O primeiro passo para controlar o estresse é reconhecer sua presença em sua vida. Todo mundo experimenta este estado de forma diferente. Você pode estar zangado ou irritado, incapaz de dormir ou ter dores de cabeça. Mas, quais são verdadeiros sinais de estresse em você?

O primeiro passo é identificar situações que podem causar momentos mais incómodos. Essas situações são conhecidas como estressantes. Seus focos de desestabilização podem ser família, escola, trabalho, relacionamentos, dinheiro ou problemas de saúde. Após entender de onde vem seu estresse, poderá descobrir maneiras de lidar com ele.

Caso não consiga, de todo, estabilizar seu estado físico ou mental, procure alguns comportamentos de ajuda. Por exemplo, use as dicas abaixo para encontrar maneiras saudáveis de reduzir o estresse.

Técnicas saudáveis para gerenciar estresse

Reconheça as coisas que você não pode mudar

Aceitar que não pode mudar certas coisas permite que as deixe ir e não fique chateado. Por exemplo, se no trabalho não encontra soluções imediatas, procure relaxar a mente, ouvir opiniões e depois volte ao problema.

Treino

Ser fisicamente ativo diariamente é a maneira melhor e mais fácil de lidar com o estresse. Quando se exercita, seu cérebro libera substâncias químicas que fazem você se sentir bem. Também pode ajudá-lo com sua energia reprimida ou frustração.

Encontre algo que goste, seja caminhar, andar de bicicleta, jogar softball, nadar ou dançar, e faça isso por pelo menos 30 minutos na maioria dos dias.

Evite situações estressantes

Para tomar boas decisões, deve-se sempre tentar ficar longe da fonte de estresse. A verdade é que quando temos decisões mais difíceis de tomar ou já cometemos um erro, às vezes perdemos o controle da situação e agimos de forma imprudente, um estado que até tem um nome próprio no mundo do poker e nos jogos online: “tilt”, um conceito originário do clássico jogo de pinball que se refere à perda de controle sobre os movimentos de alguém e a consequente má tomada de decisões.

No fundo, assim como no esporte, na vida ou no trabalho, o importante é resistir à tentação dos impulsos e fazer uma pausa quando necessário para evitar o mencionado “tilt”.

Mude sua perspectiva

Tente desenvolver uma atitude mais positiva em relação aos desafios. Você pode fazer isso substituindo pensamentos negativos por pensamentos mais positivos. Por exemplo, em vez de pensar: “por que tudo sempre dá errado?”, Mude essa ideia para “Posso encontrar uma maneira de superar isso”. Pode parecer difícil ou bobo no início, mas você pode descobrir que isso o ajuda a mudar sua perspectiva.

Faça algo que você goste

Quando o estresse o deixar para baixo, faça algo de que goste para ajudá-lo a se recuperar. Pode ser algo tão simples como ler um bom livro, ouvir música, assistir TV online ou sair para jantar com um amigo. Ou comece um novo hobby, ou aula. Não importa o que escolhe, tente fazer pelo menos uma coisa por dia que seja só para você.

combater o stress

Foto: Unsplash

Aprenda novas maneiras de relaxar

Praticar técnicas de relaxamento é uma ótima maneira de lidar com o estresse do dia a dia. As técnicas de relaxamento ajudam a diminuir a frequência cardíaca e a pressão arterial. Existem muitos tipos, desde respirações profundas e meditação até ioga e tai chi. Faça uma aula ou tente aprender com livros, vídeos ou recursos online.

Conecte-se com seus entes queridos

Não deixe que o estresse se interponha entre você e sua vida social. Passar um tempo com a família e amigos pode ajudá-lo a se sentir melhor e a esquecer o estresse. Confiar seus problemas a um amigo também pode ajudá-lo a resolvê-los. Em casos extremos, em situações de risco, pode até mesmo originar síndrome de Bordeline, onde o medo de perder quem mais gosta pode despoletar reações.

Durma o suficiente

Descansar o suficiente à noite pode ajudá-lo a pensar com mais clareza e a ter mais energia. Isso tornará mais fácil lidar com quaisquer problemas que possam surgir. Tente dormir de 7 a 9 horas todas as noites.

Tenha uma dieta saudável

Comer alimentos saudáveis ajuda a abastecer seu corpo e mente. Evite lanches ricos em açúcar e coma muitos vegetais, frutas, grãos inteiros, laticínios reduzidos ou sem gordura e proteínas magras.

Aprenda a dizer não

Se o seu estresse vem de fazer muitas tarefas em casa ou no trabalho, aprenda a estabelecer limites. Peça ajuda a outras pessoas quando precisar.

Com efeito, se você sentir que não consegue lidar com o estresse por conta própria, fale com seu médico. Você também pode consultar um terapeuta ou conselheiro que pode ajudá-lo a encontrar outras maneiras de lidar com o estresse. Dependendo da causa do seu estresse, ingressar em um grupo de apoio também pode ajudar.

 

 

Crédito da imagem destacada: Unsplash

Popular