Quem não gosta de alimentos com sabor de baunilha, não é mesmo? Mas você sabe de onde vem o aroma de baunilha?
Alimentos doces, como bolos e sorvete, sempre estão sendo consumidos pelos brasileiros, mas há épocas do ano que esse tipo de comida sempre está em alta, a páscoa e o natal. Quando falamos em doce, um dos ingredientes mais lembrados é a baunilha.
A baunilha é essencial para algumas receitas doces, principalmente bolos, bolachas, entre outros. De um sabor e aroma irresistível, a baunilha agrada o paladar e o olfato dos brasileiros, mas uma curiosidade que poucos devem saber é de onde vem o aroma da baunilha.
Neste post vamos te explicar de onde vem o aroma delicioso da baunilha.
Afinal, de onde vem o aroma da baunilha?
O aroma da baunilha vem de um lugar muito inusitado. Ao contrário do que pode ser pensado, o aroma da baunilha não vem da planta, sendo necessário a fabricação dele por meio das excreções de castores.
É isso mesmo que você leu! O delicioso e delicado aroma da baunilha é produzido a partir das excreções de castores, chamada castóreo.
O que é castóreo dos castores?
O castóreo é uma glândula oleosa produzida e usada pelo castor para se impermeabilizar, engordurando a sua pelagem e marcar território. A glândula é composta por colesterol, ácido benzóico e ácido salicílico.
O castóreo é feito por meio de duas glândulas situadas entre os órgãos genitais e o ânus dos castores. O aroma da substância é gerado graças a uma dieta à base de folhas e cascas de árvore.
Quais os tipos de baunilha?
Não existe apenas um tipo de baunilha no mundo. O que determina cada tipo de baunilha é a sua origem e sua espécie, que são os principais fatores que determinam o aroma, o sabor e aparência do ingrediente.
Existem duas espécies principais de orquídea do gênero vanilla que são utilizadas para a produção de baunilha: planifolia e tahitiensis.
A baunilha da espécie planifolia (folha plana) é cultivada em grande parte do mundo, em especial no México e em Madagascar, sendo a espécie mais produzida, pois contém um alto teor de vanilina, ingrediente ativo responsável pelo sabor. Confira a diferença entre baunilha do México e da Madagascar.
- A baunilha do México apresenta um sabor levemente amadeirado, doce e apimentado, muito semelhante ao cravo-da-índia ou noz-moscada. É muito utilizado em composições com chocolate, frutas cítricas, canela, cravo e outras especiarias quentes;
- A baunilha de Madagascar que também pode ser encontrada com o nome Madagascar-Bourbon, apresenta um sabor doce e aveludado. Essa espécie de baunilha é muito versátil, podendo ser usada em receitas quentes e frias.
Já a espécie tahitiensis ou também conhecida como baunilha do Taiti, se caracteriza por um sabor mais floral e um teor de vanilina mais baixo, em comparação a espécie planifolia. Esta baunilha é muito suscetível ao calor, por isso é indicada para alimentos congelados e refrigerados.
Gostou desse artigo? Então confira nosso artigo sobre a especiaria mais cara do mundo, clicando aqui!