terça-feira, abril 20, 2021
Home Esportes Copa do Mundo de ginástica é cancelada devido à covid-19 em Tóquio

Copa do Mundo de ginástica é cancelada devido à covid-19 em Tóquio

Evento teste da Olimpíada estava programado para 4 de maio

A Federação Internacional de Ginástica (FIG) informou nesta terça-feira (9) que cancelou a Copa do Mundo de Ginástica Artística em Tóquio, que também seria um evento de teste da Olimpíada, devido a dificuldades relacionadas à pandemia de covid-19.

O evento, que estava agendado para 4 de maio, deveria concluir a série de eventos de ginástica artística deste ano.

Mas o cancelamento de dois eventos anteriores levou ao descarte da série como etapa eliminatória, disse a entidade organizadora em um comunicado.

“Por esta razão, foi tomada a decisão de cancelar a Copa do Mundo no Japão, especialmente dadas as restrições de viagem atuais e as dificuldades em todo o mundo, assim como as medidas adotadas pelas autoridades japonesas para limitar o alcance das infecções de coronavírus no país antes dos Jogos Olímpicos”, disse a federação.

Em outro comunicado, os organizadores da Tóquio 2020 disseram que realizarão um evento de teste operacional no dia 4 de maio com uma competição nacional de ginástica, acrescentando que não houve mudança no evento de teste de ginástica rítmica marcado para 8 de maio.

O adiamento da competição acontece em um momento de diversas incertezas no futuro do esporte mundial. Competições esportivas, como a Eurocopa e a Copa América, ambas marcadas para o ano passado e adiadas para 2021, também podem ser canceladas. 

No esporte olímpico, as tensões envolvendo os Jogos de Tóquio são enormes. Os organizadores não querem cancelar a maior competição esportiva do planeta pelo segundo ano consecutivo. Em paralelo, patrocinadores também estão preocupados com as perdas financeiras ocorridas a partir de um eventual adiamento.

Membros do Comitê de organização da Olimpíada ainda procuram estratégias para manter a viabilidade do evento em um momento no qual variantes do novo coronavírus são encontradas no mundo inteiro. Enquanto isso, a vacinação em massa da população mundial segue lenta, sem que as doses sejam suficientes para atender a todos.

Outro fator que tem preocupado os organizadores dos Jogos Olímpicos é o fato de que muitos atletas importantes estão em dúvida se vão se deslocar para outro país e enfrentar uma exposição em um período complicado no que diz respeito à disseminação do novo coronavírus. Com isso, corre-se o risco de que apenas atletas de segundo escalão participem das Olimpíadas, algo que nunca aconteceu antes.

Nesta terça-feira, a agência de notícias Kyodo News afirmou que as Olimpíadas não terão público estrangeiro. Segundo o comunicado, a medida “é parte dos esforços para prevenir a transmissão da doença. 

Segundo o texto, uma reunião com o Comitê Organizador Local, o governo japonês e o Comitê Olímpico Internacional (COI) deve acontecer na próxima semana para formalizar a decisão. O principal ponto de atenção dos organizadores são as novas variantes do vírus, potencialmente mais contagiosas.

Há também um debate sobre a vacinação dos atletas. O presidente do COI, Thomas Bach, já disse que ela não será obrigatória. Por outro lado, países já têm se adiantado e priorizado esportistas que podem competir no Japão.

Popular

Olimpíada de Tóquio está confirmada mesmo com piora da covid-19 no Japão

A chefe da Olimpíada de Tóquio, Seiko Hashimoto, disse nesta sexta-feira (16) que o Japão está comprometido a realizar Jogos seguros no verão local,...

OMS: taxa de infecção por covid-19 está próxima do valor mais alto

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, disse hoje (16) que o número de novos casos de covid-19 por semana, em...

1,5 milhão de brasileiros estão com segunda dose da vacina contra covid-19 atrasada

Cerca de 1,5 milhão de brasileiros estão com a segunda dose da vacina contra a covid-19 atrasada. O dado foi trazido nesta terça-feira (13)...

Caixa inicia pagamento do auxílio emergencial a nascidos em abril

Trabalhadores informais nascidos em abril começam a receber hoje (13) a nova rodada do auxílio emergencial. O benefício terá parcelas de R$ 150 a...