terça-feira, junho 22, 2021
Home Esportes Conmebol anuncia que final da Libertadores será disputada sem público

Conmebol anuncia que final da Libertadores será disputada sem público

Decisão está programada para o dia 30 de janeiro no Maracanã

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) anunciou na noite desta terça-feira (5) que a final da Copa Libertadores, marcada para acontecer no estádio do Maracanã no dia 30 de janeiro, não terá a presença de público.

“A final única da Conmebol Libertadores, prevista para 30 de janeiro no Rio de Janeiro, será disputada sem a presença de espectadores, como vem ocorrendo nos mais de 2.100 jogos disputados nos torneios locais no Brasil, desde a volta do futebol. A medida foi adotada em comum acordo pelo presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, e o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Rogério Caboclo”, diz a nota da entidade sul-americana.

Segundo a entidade máxima do futebol da América do Sul, a medida foi tomada em decorrência da atual situação da pandemia do novo coronavírus (covid-19) na América do Sul, o que “não permite a realização de um evento desta magnitude e importância com presença de público, ainda que seja com capacidade reduzida”.

A decisão da entidade mantém os cuidados que federações de futebol pelo mundo estão tomando para evitar que torcedores, jogadores, técnicos e dirigentes estejam ainda mais expostos à pandemia do novo coronavírus.

Desde que a doença alcançou o nível de pandemia e passou a assolar quase todas as nações do mundo, competições esportivas foram paralisadas ou adiadas de 2020 para 2021. Alguns exemplos são a Eurocopa, Copa América e os Jogos Olímpicos de Tóquio.

Torneios que já estava em andamento, como é o caso da Libertadores, foram paralisadas entre fevereiro e março de 2020. Entre agosto e setembro, as competições foram retomadas, mas sem a presença do público.

É preciso destacar também que muitos clubes, sobretudo na América do Sul, tiveram surtos do novo coronavírus dentro de suas delegações. Times como Flamengo, Palmeiras e São Paulo perderam em média 15 jogadores para a doença.

Libertadores na reta final

Após percalços no calendário devido à pandemia, a Taça Libertadores da América está em sua reta final. Palmeiras, River Plate, Santos e Boca Junior disputam duas vagas na final da competição que será disputada no Maracanã, no Rio de Janeiro.

No primeiro jogo da semifinal, o Palmeiras atropelou o River Plate na última terça-feira (5) atuando na Argentina. O time comandado pelo português Abel Ferreira derrotou River por 3 a 0, com gols de Rony, Luiz Adriano e Viña. O resultado foi considerado histórico, já que o time argentino é tido como um dos mais fortes do continente.

Após o duelo, o técnico Marcelo Gallardo, do River, disse que o time precisa se recuperar para buscar um milagre no jogo da volta. “Temos que digerir o golpe. Foi totalmente inesperado. Temos que nos recompor mentalmente para encarar o jogo de volta com uma intenção como a que temos sempre, de ir buscar o jogo”, declarou em entrevista coletiva.

O treinador está em sua quinta semifinal de Libertadores em seis disputadas no comando do Millonario. Foi campeão em 2015 e 2018, vice em 2019 e parou na semi em 2017, eliminado pelo Lanús.

Palmeiras e River Plate voltam a se enfrentar na próxima terça-feira, dia 12, em São Paulo, no Allianz Parque. O time brasileiro pode perder por dois gols de diferença que estará na final da Libertadores. Um triunfo por 3 a 0 dos argentinos leva a decisão para os pênaltis.

Na outra semifinal, Santos e Boca Juniors fazem o primeiro jogo nesta quarta-feira (6), em La Bombonera, casa do time argentino. O time comandado por Cuca chega com moral ao duelo, embalado pelas boas atuações de Kaio Jorge e Marinho, dupla de ataque decisiva do Peixe.

O segundo jogo entre Santos e Boca acontece na próxima quarta-feira (13), na Vila Belmiro. Será que teremos uma final brasileira no Maracanã? Só nos resta esperar.

Popular

Olimpíada de Tóquio está confirmada mesmo com piora da covid-19 no Japão

A chefe da Olimpíada de Tóquio, Seiko Hashimoto, disse nesta sexta-feira (16) que o Japão está comprometido a realizar Jogos seguros no verão local,...

OMS: taxa de infecção por covid-19 está próxima do valor mais alto

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, disse hoje (16) que o número de novos casos de covid-19 por semana, em...

1,5 milhão de brasileiros estão com segunda dose da vacina contra covid-19 atrasada

Cerca de 1,5 milhão de brasileiros estão com a segunda dose da vacina contra a covid-19 atrasada. O dado foi trazido nesta terça-feira (13)...

Caixa inicia pagamento do auxílio emergencial a nascidos em abril

Trabalhadores informais nascidos em abril começam a receber hoje (13) a nova rodada do auxílio emergencial. O benefício terá parcelas de R$ 150 a...