terça-feira, junho 22, 2021
Home Variedades Quem foi o produtor Arnaldo Saccomani, morto em agosto?

Quem foi o produtor Arnaldo Saccomani, morto em agosto?

Um dos grandes nomes da cena musical brasileira, enfrentava problemas com insuficiência renal e diabetes

Conhecido como um dos jurados do programa “Ídolos”, Arnaldo Saccomani foi um dos produtores musicais, instrumentistas e compositores mais importantes do país. Desde o início da carreira, na década de 1960, produziu discos de Tim Maia, Rita Lee, Ronnie Von, Fábio Jr., Mara Maravilha e das Chiquititas Brasil, além de produzir um disco do cantor mexicano Luis Miguel na Espanha.

Já atuou em rádios, dirigiu Antena 1 FM em São Paulo e a Jovem Pan II. Na década de 1990, foi um dos produtores responsáveis ​​pelo lançamento das românticas bandas de pagode que dominaram a indústria musical. Em 1992, produziu o álbum  Dominó, e lançou Antonio Viviane e Eduardo Thadeu, e muitos outros radialistas de prestígio.

Saiba mais: Entenda a história de Enola Holmes; Novo sucesso da Netflix

Em 1995, Saccomani foi quem fez a ponte entre o ‘Mamonas Assassinas’ com a gravadora que os lançou posteriormente. Anos mais tarde, lançou o Grupo Carrapicho e foi o responsável por fazer o Tiririca assinar seu primeiro contrato com uma gravadora em São Paulo. Ele também atuou como diretor de arte de Dany Spinosa no lançamento do álbum.

Na TV, ele foi juiz do programa Astros do SBT, e do ídolo também, além de marcar presença no programa do SBT “Qual é o Seu Talento?”. Arnaldo tinha uma marca registrada, que era seu estilo imprevisível e ríspido, e por fazer comentários rápidos e ardilosos.

Sempre foi um bom apreciador das tendências musicais que marcaram presença durante os anos 1960, iniciou sua trajetória na música popular tocando em uma banda cujo repertório passava pelos The Beatles, Jovem-Guarda e também pela bossa-nova.

Saiba mais: Game dos Clones: o novo reality da Amazon com a Record

Mais tarde, como músico de estúdio, conheceu o produtor Manoel Berenbein e tornou-se seu assistente e aprendiz. Na década de 1960, foi apresentado a Ronnie Von, que era referência no mercado musical da época, incluindo o sucesso “Escuta meu amor”, e as outras duas no LP APraça Música Saccomani.

Atribuída à sua atuação como produtor, a descoberta do cantor Tiririca e da consagração do grupo Os Travessos e A Rapaziada, além do crédito ao regionalismo amazônico do Caprichoso. O compositor e produtor também viajou pelo mundo em busca de oportunidades para colaborar com compositores como Altay Veloso. Em 2005 e 2006, esteve envolvido na produção de vários discos, shows e programas musicais.

Arnaldo Saccomani também trabalhou com sua filha Thais Nascimento, com ela compôs “Madrugada”, hit do grupo Fat Family; Tô te filmando (Sorria) do grupo Os Travessos e “O bem que você me faz” do Negritude Júnior. No campo de produção, devido à sua busca ávida por novos talentos e seu ouvido singular, como mostra como o trabalho no primeiro disco de Tim Maia “Primavera”, e sua dedicação no contrato com a banda de rock Mamonas Assassinas com a EMI.

Popular

Olimpíada de Tóquio está confirmada mesmo com piora da covid-19 no Japão

A chefe da Olimpíada de Tóquio, Seiko Hashimoto, disse nesta sexta-feira (16) que o Japão está comprometido a realizar Jogos seguros no verão local,...

OMS: taxa de infecção por covid-19 está próxima do valor mais alto

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, disse hoje (16) que o número de novos casos de covid-19 por semana, em...

1,5 milhão de brasileiros estão com segunda dose da vacina contra covid-19 atrasada

Cerca de 1,5 milhão de brasileiros estão com a segunda dose da vacina contra a covid-19 atrasada. O dado foi trazido nesta terça-feira (13)...

Caixa inicia pagamento do auxílio emergencial a nascidos em abril

Trabalhadores informais nascidos em abril começam a receber hoje (13) a nova rodada do auxílio emergencial. O benefício terá parcelas de R$ 150 a...