terça-feira, maio 18, 2021
Home Educação CAPES e UEMA firmam parceria para oferta de cursos online e gratuitos

CAPES e UEMA firmam parceria para oferta de cursos online e gratuitos

Acordo prevê abertura de 300 mil vagas entre cinco cursos diferentes

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) firmaram uma parceria em prol da formação de professores em todo o território nacional. A parceria disponibilizará 300 mil vagas em cinco cursos gratuitos de qualificação online, ofertados pela plataforma de cursos abertos da UEMA, a ESKADA.

Os cursos, que têm início em novembro de 2020 e se estendem durante todo o ano de 2021, têm como público-alvo professores e alunos de licenciatura. As inscrições acontecem de 15 de outubro a 15 de novembro, pelo site eskadauema.com.

Saiba mais: Ensino a distância é tendência, aponta INEP

O objetivo é promover a formação de profissionais da educação básica no uso de tecnologias e ferramentas online tanto nos ambientes virtuais de aprendizagem quanto em sala de aula, no retorno gradual das atividades presenciais. Os cursos focam na produção de conteúdo, materiais e ferramentas tecnológicas e no comportamento de mediação necessários para o novo ambiente educacional virtual.

Desta forma, a parceria visa preparar professores para enfrentar os reflexos e consequências do isolamento social causado pela pandemia do coronavírus na área da educação.

Para o Reitor da UEMA, Professor Gustavo Costa, a iniciativa pode contribuir para a melhoria da qualidade do ensino, neste período desafiador.

Saiba mais: Capes abre 300 mil vagas para professores e estudantes de licenciatura

A pandemia e as suas consequências forçaram profissionais da educação a uma rápida e intensa adaptação. Dessa forma, a parceria com a CAPES se torna muito valorosa pela oportunidade de crescimento e fomento à formação de professores no Brasil para o uso adequado das tecnologias educacionais”, comentou o professor.

Benedito Aguiar, presidente da CAPES, considera que “uma nação se desenvolve à medida em que investe em educação, e as atualizações metodológicas são fundamentais no processo de ensino e aprendizagem. O uso de metodologias mediadas por novas tecnologias de informação e comunicação, mais do que nunca, precisa ser incentivado. Não se pode pensar em melhoria do processo de ensino e aprendizagem sem investir na qualificação contínua do professor”.

Aguiar assegura que a CAPES está profundamente engajada “nessa missão de valorizar o professor no Brasil”.

Plataforma ESKADA-UEMA

Criada em 2014, a plataforma de cursos abertos da UEMA oferece capacitação de qualidade e alinhada às exigências do mercado. Inovadora, dinâmica e intuitiva, a plataforma mantém-se em constante atualização no uso de tecnologias e no desenvolvimento de projetos de qualificação profissional. Com mais de 400 mil alunos em todo o Brasil e em outros 59 países, a ESKADA possui um catálogo com quase 30 cursos nas mais diversas áreas do conhecimento.

ESKADA permite que as pessoas, a qualquer tempo e em qualquer local, encontrem um campo de aprendizagem livre e com conteúdos de acordo com as suas necessidades profissionais e pessoais. A meta é incentivar a capacitação e a busca constante pelo conhecimento em diversas áreas, levando em consideração propostas inovadoras de tecnologia”, observou o Reitor da UEMA.

Popular

Olimpíada de Tóquio está confirmada mesmo com piora da covid-19 no Japão

A chefe da Olimpíada de Tóquio, Seiko Hashimoto, disse nesta sexta-feira (16) que o Japão está comprometido a realizar Jogos seguros no verão local,...

OMS: taxa de infecção por covid-19 está próxima do valor mais alto

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, disse hoje (16) que o número de novos casos de covid-19 por semana, em...

1,5 milhão de brasileiros estão com segunda dose da vacina contra covid-19 atrasada

Cerca de 1,5 milhão de brasileiros estão com a segunda dose da vacina contra a covid-19 atrasada. O dado foi trazido nesta terça-feira (13)...

Caixa inicia pagamento do auxílio emergencial a nascidos em abril

Trabalhadores informais nascidos em abril começam a receber hoje (13) a nova rodada do auxílio emergencial. O benefício terá parcelas de R$ 150 a...