terça-feira, maio 18, 2021
Home Saúde Britânicos devem ficar em casa com início do terceiro lockdown no país

Britânicos devem ficar em casa com início do terceiro lockdown no país

Lockdown no Reino Unido após país ser um dos mais atingidos pela covid-19

O Reino Unido iniciou seu terceiro lockdown pela covid-19, nesta terça-feira (5), com cidadãos sob ordens de ficar em casa e o governo pedindo um último grande esforço nacional para conter o vírus antes que a vacinação em massa mude o rumo da pandemia.

O ministro das Finanças, Rishi Sunak, anunciou um novo pacote de concessões empresariais no valor de 4,6 bilhões de libras (6,2 bilhões de dólares) para ajudar a manter as pessoas empregadas até que as medidas sejam relaxadas gradualmente, na melhor das hipóteses a partir de meados de fevereiro, mas provavelmente depois.

O Reino Unido está entre os países mais atingidos pela covid-19, com o segundo maior número de mortes na Europa e uma economia que sofreu a contração mais acentuada no Grupo dos Sete durante a primeira onda de infecções, no primeiro semestre do ano passado.

As restrições acontecem em um momento de aumento nos casos em toda Europa. Além disso, uma nova cepa do coronavírus já foi detectada. Ainda não se sabe ao certo como a mutação do vírus atua no corpo e se ele é mais nocivo do que o vírus estudado até o momento pela comunidade médica mundial.

O primeiro-ministro Boris Johnson anunciou o novo lockdown na noite de segunda-feira (4), dizendo que a nova variante do novo coronavírus, altamente contagiosa, identificada pela primeira vez no Reino Unido, estava se espalhando tão rápido que o Serviço Nacional de Saúde corria o risco de ficar sobrecarregado em 21 dias.

Só na Inglaterra, cerca de 27 mil pessoas estão hospitalizadas com covid-19, 40% a mais do que durante o primeiro pico em abril.

“As próximas semanas serão as mais difíceis, mas realmente acredito que estamos entrando na última fase da luta, porque a cada vacina em nossos braços, estamos jogando as probabilidades contra a covid-19 e a favor do povo britânico”, disse Johnson.

O Reino Unido começou a administrar duas vacinas, uma feita pela Pfizer e BioNTech e outra pela Universidade de Oxford e AstraZeneca, e mais de 1 milhão de pessoas já receberam a primeira dose.

Desde o início da pandemia, mais de 75 mil pessoas morreram no Reino Unido em 28 dias após o teste positivo para o novo coronavírus, de acordo com dados oficiais.

Sob o novo lockdown na Inglaterra, as escolas estão fechadas para a maioria dos alunos, as pessoas devem trabalhar em casa, se possível, e todas as lojas não essenciais estão fechadas. Os órgãos executivos semiautônomos na Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte impuseram medidas semelhantes.

Os exercícios ao ar livre, como caminhar ou correr, devem ser limitados a uma vez por dia e a orientação é de que o público permaneça próximo de sua residência. O governo também diz que o limite máximo para companhias é de até uma pessoas, e que esta deve ser da sua família. 

Todos os serviços não essenciais de varejo, hospitalidade e cuidados pessoais, como cabeleireiros e salões de beleza, devem fechar, se ainda não o fizeram, e permanecer fechados. Os varejistas essenciais, que incluem supermercados, farmácias, centros de jardinagem e comerciantes de construção, podem permanecer abertos.

Veja as restrições do terceiro lockdown na Inglaterra:

  • Todos devem permanecer em casa, salvo exceções autorizadas (veja abaixo);
  • Escolas devem fechar imediatamente e migrar para o ensino remoto de forma integral até meados de fevereiro, pelo menos;
  • Restaurantes, bares e cafés devem fechar e não poderão servir em seus salões (veja mais abaixo);
  • Locais de prática esportiva ao ar livre, como campos de golfe e quadras de tênis, ficarão fechados;
  • Prática de esportes coletivos fica proibida para amadores. A Premier League, principal principal campeonato do país, segue em atividade, mas sem a presença da torcida.

Fonte: Agência Brasil

Popular

Olimpíada de Tóquio está confirmada mesmo com piora da covid-19 no Japão

A chefe da Olimpíada de Tóquio, Seiko Hashimoto, disse nesta sexta-feira (16) que o Japão está comprometido a realizar Jogos seguros no verão local,...

OMS: taxa de infecção por covid-19 está próxima do valor mais alto

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, disse hoje (16) que o número de novos casos de covid-19 por semana, em...

1,5 milhão de brasileiros estão com segunda dose da vacina contra covid-19 atrasada

Cerca de 1,5 milhão de brasileiros estão com a segunda dose da vacina contra a covid-19 atrasada. O dado foi trazido nesta terça-feira (13)...

Caixa inicia pagamento do auxílio emergencial a nascidos em abril

Trabalhadores informais nascidos em abril começam a receber hoje (13) a nova rodada do auxílio emergencial. O benefício terá parcelas de R$ 150 a...