terça-feira, maio 18, 2021
Home Ambiente Bombeiros são enviados para combate a incêndios no Pantanal

Bombeiros são enviados para combate a incêndios no Pantanal

Força Nacional foi enviada para a região neste domingo (4) para ajudar a acabar com incêndios

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) enviou neste domingo (4) cerca de 40 bombeiros da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) para auxiliar no combate aos incêndios na região do Pantanal de Mato Grosso do Sul. O envio atende a pedido do governador do Estado, Reinaldo Azambuja. Uma portaria assinada e publicada nesta segunda (5) informa que a FNSP vai atuar pelo prazo de 30 dias no combate aos incêndios florestais e queimadas no MS.

Além do efetivo da Força Nacional, o apoio ao estado conta com o envio de doze viaturas. O combate às queimadas será realizado por profissionais e equipamentos especializados para este tipo de ação. Os bombeiros atuarão na região por 30 dias, prazo que poderá ser prorrogado. A portaria nº 556/2020 foi assinada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, e publicada hoje, segunda-feira (5) no Diário Oficial da União.

Saiba mais: Governo Federal lança o Floresta+ Carbono como reforço para preservação do meio ambiente

Os bombeiros da Força Nacional de Segurança Pública vão se juntar com outros bombeiros dos estados do Mato Grosso, do Distrito Federal, Paraná, Santa Catarina e brigadistas do Ibama (Prevfogo). Esta força-tarefa já está na região combatendo as queimadas.

O bioma sofre com a pior seca dos últimos 50 anos. Segundo balanço feito pelo governo do Mato Grosso do Sul, divulgado na última quinta-feira (1). O fogo já incinerou 3,461 milhões de hectares, só no estado já foram queimados 2,053 milhão de hectares e o bioma perdeu cerca de 1,408 milhão de hectares. Sem contar a inestimável perda da fauna e flora do Pantanal e seus incontáveis animais mortos pelo fogo.
No dia 19 de setembro, o ministro da Justiça e Segurança Pública André Mendonça, entrou em contato com os governadores de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul oferecendo apoio aos estados para colaborar na extinção do desastre. Já no dia 23 de setembro, o MJSP enviou 40 bombeiros militares da Força Nacional ao Mato Grosso para ajudar no combate aos incêndios, em especial na região do Pantanal.

Saiba mais: Bolsonaro inaugura nova etapa do Sistema do Pajeú, no Pernambuco

Mais de 40 bombeiros da Força Nacional de Segurança Pública atuam, desde o último dia 24, na região pantaneira, na divisa entre os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Além do apoio ao estado no combate aos incêndios florestais, o efetivo mobilizado realizou assistência humanitária às famílias ribeirinhas que estão à margem do Rio Paraguai e tiveram suas residências atingidas pelo fogo.

Os militares estão atuando em localidades da região do Pantanal, além de auxiliar na contenção em propriedades particulares e de áreas de preservação ambiental. Eles estão apoiando, também, o resgate e o trabalho no posto de atendimento de emergência a animais silvestres com Defesa Civil, Polícia Ambiental, voluntários, biólogos, médicos veterinários, entre outros.

Os resgastes estão sendo feitos por diversas ONG’s e bombeiro, as equipes de resgate correm contra o tempo para poder salvar a vida dos animais. Muitos animais chegam queimados e entre a vida e a morte, para tratá-los há inúmeros médicos-veterinários lá.

Embarcações da Marinha também estão atuando nas margens do Rio Cuiabá, fornecendo água e alimentos, contribuindo para a sobrevivência dos animais.

Popular

Olimpíada de Tóquio está confirmada mesmo com piora da covid-19 no Japão

A chefe da Olimpíada de Tóquio, Seiko Hashimoto, disse nesta sexta-feira (16) que o Japão está comprometido a realizar Jogos seguros no verão local,...

OMS: taxa de infecção por covid-19 está próxima do valor mais alto

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, disse hoje (16) que o número de novos casos de covid-19 por semana, em...

1,5 milhão de brasileiros estão com segunda dose da vacina contra covid-19 atrasada

Cerca de 1,5 milhão de brasileiros estão com a segunda dose da vacina contra a covid-19 atrasada. O dado foi trazido nesta terça-feira (13)...

Caixa inicia pagamento do auxílio emergencial a nascidos em abril

Trabalhadores informais nascidos em abril começam a receber hoje (13) a nova rodada do auxílio emergencial. O benefício terá parcelas de R$ 150 a...